50.5

Interdesign Interiores - Produtos sem qualquer qualidade (matéria prima e acabamentos deficitários)

Ana Ferreira
Ana Ferreira apresentou a reclamação
19 de maio 2022
Comprei na loja INTERDESIGN - Harmony Evolution, Lda., dois móveis de sala, mais concretamente, 1 Aparador Moon branco lacado, e 1 Móvel TV Moon branco lacado, no passado dia 1 de fevereiro de 2022. Aguardei três longos meses pela entrega da referida mobília, já que estaria a ser, cito a marca, "produzida e personalizada", conforme o projecto aprovado. Na data da entrega dos artigos, dia 13 de maio de 2022, os bens vinham desconformes. Os defeitos grotescos nas matérias primas, e as diferenças entre o mobiliário de exposição e de catálogo, e o que a INTERDESIGN - Harmony Evolution, Lda., se propôs entregar-me, apresentaram-se de inefável descrição, pelo que, recusei obviamente a sua recepção, solicitando, nesta mesma data, à INTERDESIGN - Harmony Evolution, Lda., por e-mail e via whatsapp, o imediato reembolso dos €1.800 (mil e oitocentos euros) por mim pagos (1 e 28 de fevereiro de 2022), de um total de €2.000 (dois mil euros), por estes dois artigos (sendo que, os €200 duzentos euros, remanescentes, seriam liquidados no acto de entrega, o que, claramente não efectivei, já que, declinei, pelo seu estado deplorável, ambos os produtos. Fotos esclarecedoras anexas. Tentei contactar, telefonicamente a loja vendedora, a fábrica, a tesouraria, e até o presumível CEO da INTERDESIGN - Harmony Evolution, Lda., e a resposta, sempre pouco acessível, nada concreta e em tom de ameaça, foi transversal a todos os contactados "está a ser tratado pelo nosso departamento jurídico", cujos contactos, que insistentemente solicito, não me são facultados!? Acrescento que, até à data, não fui ressarcida, mais, recebi finalmente no dia 18 de maio de 2022 (19:38), um email no qual a INTERDESIGN - Harmony Evolution, Lda., escreve: "No caso, tal como já lhe foi transmitido, a INTERDESIGN está na disposição de substituir os móveis danificados, por outros sem defeitos e com as qualidades que reconhece nos nossos móveis. Não poderemos aceitar a resolução do contrato, com a solicitada devolução do preço pago por V. Exa.".
Considerando os Direitos dos Consumidores, ao abrigo da Lei, esclareço: “…produto ´não conforme com o contrato de compra e venda´, já que não está conforme com a descrição que dele foi feita pelo vendedor, e não possui as qualidades das amostras e modelos que foram apresentados ao consumidor…”. “…figura de Reposição de conformidade. Para que seja ´reposta a conformidade´, o consumidor tem várias opções: exigir a reparação do bem, pedir a sua substituição, acordar uma redução no preço, terminar o contrato devolvendo o bem, recebendo o montante pago na integra. A opção por uma destas soluções, cabe ao consumidor”.
“Relação de ´Direitos do Consumidor´, o consumidor tem direito a que seja reposta a conformidade do bem com o contrato, sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou, à resolução do contrato”. “O consumidor pode optar por qualquer uma destas opções (exigir reparação/conserto do bem, a sua substituição, a redução do preço pelo qual adquiriu o bem, ou a resolução do negócio), não tendo de aceitar a opção que lhe seja proposta pelo vendedor”. Expressos os meus argumentos, na qualidade de consumidora lesada, aguardo a restituição imediata dos meus €1.800 (mil e oitocentos euros).
Data de ocorrência: 13 de maio 2022
Ana Ferreira
Ana Ferreira avaliou a marca
25 de julho 2022

PROCESSO EM TRIBUNAL

7 de fevereiro 2023

A INTERDESIGN não me devolveu o dinheiro pelos móveis com defeitos grosseiros.
Quis obrigar-me a receber novos móveis, cuja falta de qualidade e rigor, provei em sede própria.
Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, a INTERDESIGN é obrigada à devolução do montante na integra. Recusou-se a pagar, e obrigou-me a recorrer ao Tribunal Arbitral.
Apresentei queixa no CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo. Paguei custas processuais, juristas e, ainda fiquei um ano sem os meus €2000 (dois mil euros | €1.800 Tb +€200 Cash) e com a casa em caixas. A Juiz-Árbitro deu-me razão. Mas... ATENÇÃO: Não houve lugar a qualquer indemnização ou sequer a obrigar a INTERDESIGN a ressarcir os montantes por mim gastos! Nada! Nada mais do que o meu dinheiro! Sem possibilidade de comprar móveis, e ainda paguei pelo processo! Façam queixa na ASAE e exijam inspeção. Talvez com contraordenações esta marca INTERDESIGN, passe a cumprir a lei!? Não recomendo de todo!