Intermarché
Intermarché Marca Recomendada
Grupo Os Mosqueteiros

Intermarché - Atitude discriminatória para com os motociclistas no posto de combustível

Carlos Sousa Medronheira
Carlos Medronheira apresentou a reclamação
30 de julho 2020
Posto de Combustível Intermarché de Vila Franca de Xira.
Obrigação de pré-pagamento SOMENTE para motos. Vergonhoso e discriminatório.

Era cliente regular deste posto de combustível, em todos os meus veículos (carros e moto), até ao dia 27/07/2020. Neste dia, ao final da tarde, cheguei de motociclo, para atestar, sendo que o abastecimento me foi recusado, pois segundo a funcionária, para motos só com pré-pagamento. Indiquei que queria atestar, e que não saberia a quantidade de combustível a meter, ao que ela me disse que teria de fazer pré-pagamento de um montante superior e que depois me daria o troco em dinheiro. Achei completamente disparatado, e questionei se o pré-pagamento era só para motos, ao que me respondeu que sim. Depois questionei aonde estavam os avisos a alertar para essa obrigação, sendo que NÃO EXISTIAM quaisquer tipo de avisos. Então referi, que tendo a matrícula da moto completamente visível e legível, estando eu sem capacete e completamente identificável, exigia abastecer sem pré-pagamento, tal como aconteceria se eu mesmo lá fosse abastecer, de automóvel, e em igualdade com os clientes de outros tipos de veículo. A recusa manteve-se.

Então referi que não iria retirar a moto do local, enquanto não falasse com um gerente ou supervisor.
Findos cerca de uns 10 minutos, lá apareceu uma supervisora, para falar comigo, à qual aleguei:

1. Sou cliente regular daquele posto e supermercado e era a primeira vez que me estavam a exigir pré-pagamento.

2. A imposição de pré-pagamento aos condutores de motos configura uma prática de discriminação. Segundo a lei portuguesa , «a discriminação consiste numa acção ou omissão que incorra num tratamento diferenciado ou inferiorizado a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença, raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade ou outro factor. A legislação portuguesa considera determinados comportamentos discriminatórios como sendo crimes, e outros como sendo contra-ordenações, consoante a sua gravidade.»

3. Independentemente das suas reais intenções, um cliente que venha de automóvel , que leva 60 litros de combustível, pode abastecer “à confiança”, pois será uma pessoa de bem. Um motociclista, cuja moto leva até 20 litros, é considerado logo à partida como um hipotético meliante que irá furtar combustível.

4. O facto de haver uma minoria de clientes de moto, que abastecem e fogem sem pagar, não implica que todos os motociclistas tenham esse tipo de práticas ilícitas. E a real intenção de cada um em furtar combustível é transversal ao tipo de veículo que se conduz. Para além de que, por norma, um motociclista é também automobilista (o meu caso). E um automobilista também pode abastecer e fugir sem proceder ao pagamento. No entanto esta obrigação, cingia-se apenas a clientes de moto.

5. Tenho a moto, matrícula e cara a descoberto. Se existem fugas sem pagamento, sejam de carro ou de moto, terá de ser o posto de combustível a criar sistemas de controlo e identificação, iguais e abrangentes para todos, para prevenir essas práticas.

6. Não existiam à data do ocorrido, quaisquer tipos de avisos ou indicações afixadas desta obrigatoriedade, no posto de abastecimento (fotos em anexo a comprová-lo).

De referir que a supervisora me deu razão em todos estes argumentos, mas que se desculpou como “sendo a prática instituída desde há pouco tempo”, resultado de terem havido algumas fugas. Como se pudéssemos logo rotular as pessoas, por haverem precedentes. Ou seja, é reconhecido pelo estabelecimento que têm práticas discriminatórias e de tratamento desigual, estando ainda em falta com o aviso prévio ao cliente, acerca dessas práticas, mas que ainda assim, mantêm que são “procedimentos internos que foram instituídos”, resultado de terem havido casos anteriores de abastecimento e fuga.

Fiz participação à PSP, que me indicou que apesar de configurar uma situação notória de discriminação social, não configura um crime ou contra-ordenação de carácter civil, pelo que a melhor coisa a fazer, seria apresentar queixa, pelos usuais mecanismos, às entidades que regulam o sector.

Foi apresentada reclamação no livro de reclamações, à qual ficarei a aguardar resposta.
Deixarei de ser cliente, quer deste posto de abastecimento, quer do supermercado.
Data de ocorrência: 30 de julho 2020
24 de setembro 2020
Continua a aguardar resposta, quer à reclamação efectuada no Livro de Reclamações do Supermercado em causa (estabelecimento Intermarché de Vila Franca de Xira) , como ao e-mail enviado para os Serviços Centrais do Intermarché, como ainda à reclamação feita aqui no Portal da Queixa.
10 de novembro 2020
4 meses depois, continuo a aguardar resposta, quer à reclamação efectuada no Livro de Reclamações do Supermercado em causa (estabelecimento Intermarché de Vila Franca de Xira) , como ao e-mail enviado para os Serviços Centrais do Intermarché, como ainda à reclamação feita aqui no Portal da Queixa.
17 de dezembro 2020
Continuo a aguardar resposta à queixa, seja aqui no Portal da Queixa, como à queixa apresentada via Livro de Reclamações.
5 de janeiro 2021
Hoje, 05/01/2021, continuo a aguardar resposta à queixa, seja aqui no Portal da Queixa, como à queixa apresentada via Livro de Reclamações.
Irei dirigir-me pessoalmente à unidade em questão para saber do estado da reclamação feita no livro de reclamações, bem como contactando a ASAE / Direcção Geral do Consumidor, dado que pela consulta no site, a queixa dá-me como desconhecida. Quero verificar também até que ponto estes instrumentos de reclamação e denúncia são efectivamente válidos na defesa dos direitos do consumidor.

Reitero também cada vez mais a falta de respeito e sobretudo consideração, da parte dos responsáveis do Intermarché e seus responsáveis, pelos seus clientes ou mesmo aqueles que o deixaram de ser (como eu), por este tipo de posturas. Nem uma palavra, nem uma justificação. Nunca mais um cêntimo meu será dado de forma directa, a esta cadeia de supermercados, que categoriza clientes e os desconsidera. Triste e lamentável.
2 de fevereiro 2021
Reclamação continua sem resposta. Seja no Portal da Queixa, seja a reclamação efectuada via Livro de Reclamações.
Postura do Intermarché é 0. Respeito e consideração por clientes e ex-clientes não há!
16 de fevereiro 2021
24 de fevereiro 2021
5 de abril 2021
Sem desenvolvimentos e sem qualquer resposta.
O PORTAL DA QUEIXA indica que a conta poderá ser encerrada por falta de resposta.

Intermarché cataloga, discrimina, lesa e ignora os clientes. Vergonha desta instituição e dos seus responsáveis.
Intermarché
9 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente.

Melhores Cumprimentos
Apoio ao Consumidor Mosqueteiros.
Carlos Sousa Medronheira
Carlos Medronheira avaliou a marca
18 de maio 2021

A marca / entidade ignorou por completo uma resposta concisa e justificada sobre a atitude discriminatória que teve para comigo enquanto cliente, durante meses. Demonstra assim pouco ou nenhum interesse em conciliar situações inusitadas e injustas que a mesma criou e nem se dignou a responder de nenhuma forma. Usarei todos os meios para enquanto possa, dar a conhecer esta situação e desprestigiar o Intermarché e em concreto a unidade de Vila Franca de Xira. Empresas como esta deveriam ter vergonha das atitudes que tomam, olhando os clientes apenas como meios de obtenção de lucro, sem o mínimo respeito por eles.