49.6

International Car - Cobrança abusiva e exagerada - e em dano pré-existente

Isabel Fiadeiro Advirta
Isabel Advirta apresentou a reclamação
1 de julho 2021
Aluguei uma viatura nesta empresa, como já o tinha feito anteriormente. Ao levantar a viatura, a funcionária entregou-me o carro na garagem, com pouca luminosidade, verificou riscos e falhas no carro, assinalou num relatório e não me forneceu uma cópia. Por minha infelicidade, não fotografei o carro devidamente. Este esteve comigo 6 dias - não na cidade, mas fora dela. Ao devolver a viatura, apresentam-me uma conta de 170€ por uns riscos numa jante (destes riscos guardei uma foto, que partilho). Ora - riscos na jante não se fazem em autoestrada nem em estacionamento com muito espaço e sem passeios, o que corresponde à utilização que fiz da viatura. E portanto sei que não os fiz, ou seja, que já lá estavam. Acredito que seja modelo de negócio desta empresa, aluguer a baixo preço e depois compensar com má fé, danos cobrados a um preço absurdo e - porque não assumir as palavras - roubando os clientes. Não encontro outra hipótese para a diferença de atitude ao levantar o carro (uma pessoa, no interior de uma garagem) e ao entregar - (dois funcionários de volta do carro, em pleno sol de julho, à procura, à procura, à procura).
Acredito que esta empresa agiu propositadamente de má fé; algumas reclamações que li em websites vão ao encontro desta minha experiência - e não dão confiança nenhuma a um setor que, como outros, depende muito do volume de turistas. Compreendo este facto, lamento-o, mas não aceito que tentem recuperar os meses perdidos nos clientes inocentes.
É complicado escolher o nome da empresa - o contrato está feito com uma SurPrice Car Rentals mas depois há documentos com International Car e ainda International Car II.
Data de ocorrência: 1 de julho 2021
2 de julho 2021
Boa tarde Isabel Fiadeiro Advirta,

A sua reserva foi feita com um Operador online (doyouspain - SCR232839) para a entidade Surprice Cars em Portugal, logo deve manter a sua reclamação na própria entidade, como já podemos constatar que já o fez e retirar daqui a mesma, dado que apesar de serem 2 marcas geridas, a sua reserva é efetivamente da marca Surprice.

Sinceros cumprimentos.
#staysafe
International Car®
Isabel Advirta
2 de julho 2021
A questão é que alguns dos meus documentos deste aluguer são de uma empresa "SurPrice" - e outros tantos da vossa, como podem comprovar pela imagem que anexo. Se para vocês é indiferente o cabeçalho nas folhas de checkin e como se apresentam aos clientes, para mim ambas são cúmplices e responsáveis, sigo a vossa metodologia.
3 de julho 2021
Bom dia novamente cara Isabel Advirta,

Obrigado pela sua resposta.

International Car é a entidade fiscal que representa o Franchising da marca Surprice em Portugal.

A marca Surprice é com quem você efetivamente recebeu a viatura através de uma reserva sua feita por meio de um Operador online com os devidos termos e condições de Operador aceites. É um procedimento normal em muitas entidades.
A sua insatisfação é com a empresa que reservou e ao qual fez a sua devida reclamação e por onde toda a mesma terá a devida resposta e comprovações pois nenhuma entidade nossa está em fraude e tudo o que é cobrado é devidamente justificado perante as entidades competentes e perante o Operador com quem reservou.

Neste sentido apraz informar que tudo está a ser averiguado e devidamente justificado perante as autoridades competentes reclamadas.

O nosso mais sinceros cumprimentos.
#staysafe
Isabel Advirta
11 de julho 2021
Mantenho tudo o que disse e acrescento que é preciso descaramento para me contradizerem: 14h só é plena luz do dia se se estiver em plena luz do dia. Como referi na reclamação, e agora junto imagem, não foi o caso. Esta foto pode não ter valor para quem nos leia, mas eu sei que é o carro correto no momento em que o fui buscar. Vocês também o sabem, admitam ou não. Infelizmente, foi a única foto que tirei. Estava da boa fé e sabendo que ia sair da Lisboa, onde pequenos toques acontecem mais facilmente, nem me preocupei. Agir de consciência tranquila é assim.
Já percebi que tudo gira à volta dos extras. Alugam os carros a preços competitivos MAS compensam com o passos seguinte - propõem aos cliente que façam um seguro extra; quem não o faz, paga ainda mais por via de métodos como o que me foi aplicado. Portanto mantenho as palavras todas que escolhi.
Sabem, já fui a pessoa que contratou um seguro extra. E sei bem a rotina: nem olham para os carros que são entregues por quem o contratou. Ou seja, quando usam o argumento de ótimo serviço ao cliente que até foram ver o histórico do carro, pergunto: e das pessoas que o alugaram antes de mim alguma não tinha este segura extra? E o carro foi inspecionado como foi comigo à chegada? Pois é!
Quanto à quantia - foi-me dito que cerca de metade da quantia que me foi cobrada pelo enorme dano que não causei é de uma taxa administrativa que compensaria os dias em que o carro estaria parado para ser reparado, este enorme dano visível à lupa e com bom zoom. Ou seja, imagino que o carro já tenha sido reparado, claro, não podendo circular com novos clientes naquele estado - podem então, na vossa boa fé, enviar-me uma filmagem com ótima qualidade, em que se veja o carro e todas as jantes, para poder comprovar o destino de parte do dinheiro que retiveram?
Isabel Fiadeiro Advirta
Isabel Advirta avaliou a marca
20 de julho 2021

Continuo à espera de imagens que provem a utilização do dinheiro extorquido para o fim previsto.