49.6

International Car - Cobrança abusiva e injustificada

Manoel Tavares Santos
Manoel Santos apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Fiz uma reserva para o período de 24out21 a 24nov21, através da Rental Car, de um Peugeot 208 ou similar, na Locadora Drive&Go. Ao chegar no aeroporto e procurar a Drive&Go, fui encaminhado para a locadora “SurPrice” que nos forneceu o endereço para entrega, sendo Rua Américo Jesus Fernandes, Lote G. Ao chegar no endereço, nova surpresa: na verdade a locadora era a “Internationalcar – car rental”, com inúmeras reclamações na internet por ocorrências parecidas com a minha!!! Triste conclusão: comecei a ser iludido já no início pela indicação de uma locadora, que por sua vez encaminha para uma outra oculta, de péssima reputação.
Na hora de pegar o veículo, a opção que tinha era um Fiat 500 de duas portas. Reclamamos, mas o atendente disse que não tinha o Peugeot 208 e que o Fiat 500 estava na categoria de similar. Como o Fiat 500 não nos atendia adequadamente, procuramos uma alternativa e encontramos um Corsa que nos foi oferecido com um adicional de 155 euros para o período. Sem alternativa, aceitamos a solução.
Na hora da vistoria, aconteceu uma coisa estranha: embora já tivesse o sol do dia, toda a vistoria foi feita dentro da garagem, com luz acesa, mesmo assim escura, sendo difícil ver os detalhes do veículo, conforme prova as fotos que tirei na hora da vistoria inicial. Reclamei do fato de não conseguir ver os defeitos do veículo, mas o atendente me informou que era apenas uma mera formalidade e que ele anotaria os defeitos maiores, sendo que eventuais pequenos defeitos eles não davam qualquer importância. Como esta informação era parecida com informação anterior da locadora Centauro de que avarias e riscos que coubessem em um círculo de 5 cm de diâmetro não seriam sequer considerados, sendo que na devolução do veículo na Centauro realmente não tive qualquer questionamento, aceitei a argumentação da irrelevância de pequenas avarias.
Na devolução, tive que devolver antecipado às 18h do dia anterior da entrega, porque meu vôo era às 9h da manhã e a locadora abria apenas às 8h da manhã (vale notar que peguei o carro com 3/8 de gasolina e devolvi com o tanque completamente cheio). Sendo outono, estava muito escuro na hora da entrega e, mesmo assim, o atendente vistoriou fora da garagem, com uma pequena lanterna. Para minha grande surpresa, imediatamente ele veio me falar que havia um risco na roda dianteira do motorista. Ao verificar, tive muita dificuldade de achar o risco pois a roda estava suja, mas depois ele limpou a sujeira do local e me mostrou um pequeníssimo risco! Achei tudo aquilo muito estranho, pois ele precisaria ter olhos de águia para ver aquele risquinho no escuro e com a roda suja! Além disso, na hora da retirada me havia sido garantido verbalmente de que aquele tipo de risquinho não teria qualquer importância. Adicionalmente, ele queria que eu pagasse imediatamente a importância de mais de 200 euros pelo risquinho (que ele classificou na hora como mediano e depois reclassificou como grave no recibo de devolução do veículo).
Com tudo isso, chamei pelo gerente para reclamar do que estava acontecendo, mas este reforçou que eu teria que pagar na hora. Insisti que todo o carro estava cheio de defeitos, conforme os inúmeros riscos identificadores de avarias, que foram feitos na hora da entrega. Ele me argumentou que a roda em questão não tinha nenhum risco de identificação de avaria. Imediatamente mostrei para ele, usando iluminação de dois celulares, vários outros riscos naquela mesma roda, muito maiores do que aquele que ele estava apontando. Sua argumentação final foi de que dava para ver, quando passava o dedo, que aquele risco que eles estavam apontando era mais novo e os outros eram mais antigos. Depois dessa argumentação, decidi dar o assunto por encerrado, pois fiquei com receio de que eles resolvessem me culpar por todos os riscos e manchas não só daquela roda, mas também, eventualmente, das demais rodas ou de outros locais. Como toda a franqueza, fiquei com muita suspeita no momento pelo fato deles irem direto ao risquinho totalmente no escuro, sem precisar sequer levar o carro para a iluminação da garagem onde era um pouco mais claro.
Data de ocorrência: 23 de novembro 2021
Caro Manoel Tavares Santos,

Obrigado pelo seu feedback ao qual tomámos a devida atenção.

Drive&Go trata-se de um Operador online com o qual o cliente reserva (não a locadora em si). ao qual depois o serviço esse sim é fornecido pela rent a car direcionada e toda a informação de procedimento se encontra na confirmação de reserva pelo qual cliente recebe e de onde deve sempre ler os termos e condições que acorda e aceita com o Operador online da reserva,

Como várias outras empresas de qualquer ramo de negócios, uma empresa pode ter várias marcas entre as quais a International Car (entidade também fiscal da empresa), detém o franchising em Portugal da Marca Surprice, logo tudo em conformidade.

Nos dias que correm, 80% da má reputação de uma marca locadora de veículos é devido há falta de informação do cliente para com a entidade online com quem reserva das condições acordadas e como quem "fornece o serviço" é a rent a car fica assim exposta aos maus comentários que deveriam ser direcionado aos Operadores online pois tudo é feito de acordo com os termos acordados.

Assim, nos termos acordados cliente tem a informação que poderá ser aquela viatura ou similar como em qualquer outra entidade do ramo pois numa rent a car fornece-se o grupo reservado e não uma marca em especifico pois trata-se de uma locadora, não de um concessionário.

Compreendemos perfeitamente que ninguém gosta de pagar extras e muitas vezes na óptica do cliente existe sempre a sensação de que está a ser enganado ou que "já lá estava o dano" mas qualquer dano em viatura, sem seguros adicionais tem que ser cobrado como em qualquer outra entidade no ramo e de acordo com a tabela de danos também aceite pelo cliente. Não existe lugar a falcatruas, dado que check out da viatura é feito, cliente tem a possibilidade de informar a entidade de algo que não em conformidade nas próximas 24 horas e check in é também feito de acordo com a informação do check out, assim como qualquer dano cobrado tem que ser devidamente justificado perante o Operador de reserva e às entidades locais.

Mas por favor, de modo a que a sua situação possa ser revista ajude-nos a validar o seu feedback, indicando o número da sua reserva para: customercareportugal@surpricecars.com.

Agradecemos todas as opiniões e fazemos tudo o que podemos para melhorar nosso serviço.

Atentamente,
Surprice Car Rentals Portugal
Manoel Santos
15 de janeiro 2022
O contrato online não dá validade para estes procedimentos da operadora. A conferencia na hora de entrega do veículo é feita de forma muito superficial e deixa margem para confusões e muitos desgastes na hora da devolução, quando são apontados defeitos que acreditamos serem pré-existentes. É extremamente desagradável se sentir feito de bobo, como foi o caso.
Há vários relatos de clientes de que quando é feito um seguro adicional na própria locadora, a conferencia de entrega é feita também muito superficial. Então, os eventuais danos existentes neste veículo, que não serão identificados nas resultantes conferencias superficiais, certamente serão cobrados do próximo cliente que alugar o carro sem o seguro adicional.
O problema que este seguro adicional, possível de ser feito apenas no balcão da locadora na hora da locação, é sempre uma incógnita e pode ser muito exorbitante, deixando de ser uma opção saudável e previsível para quem aluga o carro.
Por estes motivos, continuo com as minha reclamação.
Caro Manoel Tavares Santos,

Obrigado pelo seu feedback mas isso é de todo uma suposição. Danos não são cobrados a clientes seguintes pois aqui não existe fraude. Os procedimentos da locadora são sempre de acordo com os termos e condições dos Operadores.

Seguros adicionais são para cobrir os danos efetivamente feitos pelo cliente durante a aluguer e tal como informado os danos feitos nas viaturas são devidamente reportados e fundamentados às entidades competentes. É claro que uma qualquer locadora não resistiria muito tempo se tivesse que arcar com os custos de danos feitos em viaturas sem que seguros estejam ativos.

Mas por favor como informado de modo a que a sua situação possa ser revista ajude-nos a validar o seu feedback, indicando o número da sua reserva para: customercareportugal@surpricecars.com.

Muito obrigado pela sua exposição.

Atentamente,
Surprice Car Rentals Portugal
Manoel Santos
15 de janeiro 2022
Acredito que o grande problema está na conferencia superficial no momento de entrega do veículo para o cliente. Se houvesse um registro fotografado ou filmado de forma detalhada do estado do carro na hora de entrega, estes problemas certamente seriam evitados. Mas na hora da retirar o veículo, são feitos apenas risquinhos em um papel que sequer é entregue ao cliente. Entretanto, como apontei no momento da polêmica na devolução do veículo, o carro tinha vários outros defeitos (inclusive na mesma roda que foi apontada como problema) que não foram devidamente registrados, mas que felizmente também não foram cobrados, pois o gerente passou o dedo e avaliou que eram mais antigos (ou seja, esta experiência poderia ter sido ainda pior). Concluindo, todo o procedimento é muito superficial e subjetivo, o que trás muita ansiedade na hora de alugar um carro.
Manoel Tavares Santos
Manoel Santos avaliou a marca
15 de janeiro 2022

Experiencias negativas e desgastes desnecessários ao alugar um carro, nos deixa ansiosos e pouco motivados para voltar a alugar nas viagens, trazendo prejuízo para o aproveitamento das futuras viagens e, também, prejudicando a atividade de locação de veículos.