8.7

Intrum - Cobrança dívida meo - contactos agressivos e abusivos

Paulo Matias
Paulo Matias apresentou a reclamação
19 de junho 2019
Venho por este meio denunciar a empresa Intrum Portugal pela forma abusiva e intimidatória que adopta nos seus contactos, recorrendo inclusivamente a ameaças veladas e ao assédio moral. Este tipo de comportamento não tem lugar num estado de direito como nosso e confesso-me bastante estupefacto pela impunidade com que o fazem.

Tenho sido contactado por esta entidade com o intuito de realizarem a cobrança de uma suposta dívida que tenho com a Meo relativa a um período de fidelização não cumprido aquando de uma mudança de morada. Esta suposta dívida é completa ficção visto que o contrato de prestação de serviço para com a Meo foi rescindido por mútuo acordo com a respectiva entidade visto que a mesma não conseguia, ao contrário do que tinha indicado inicialmente, garantir o nível de serviço contratualizado.

Já tentei esclarecer, mais do que uma vez, esta entidade relativamente à situação, explicando-lhes que a dívida que tentam cobrar pura e simplesmente não existe, mas parece que todas as explicações são em vão visto que os contactos persistem de forma abusiva e desrespeitosa perante a minha pessoa.

Nunca dei autorização a nenhuma entidade para que partilhasse os meus dados pessoais e os meus contactos com esta entidade, pelo que até nisto se pode observar o comportamento abusivo e completamente desalinhado com as exigências legais que regulam a sua actividade que adoptam.

Posto isto, e ao abrigo da regulamentação RGPD, proíbo a Intrum de usar os meus dados pessoais e os meus contactos para qualquer que seja o propósito, e solicito que qualquer informação que diga respeito à minha pessoa seja excluída dos seus sistemas e registos.

Para terminar quero apenas informar que irei apresentar queixa nas entidades competentes relatando os factos acima descritos.
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Intrum
5 de julho 2019
Exmo. Sr.,

Agradecemos o seu contacto relativamente à exposição apresentada no Portal da Queixa nº29176919, a qual mereceu o nosso maior cuidado.
Informamos que estamos a analisar os motivos que originaram a situação exposta, pelo que estamos a providenciar por uma resposta o mais precisa e breve possível.
Permanecemos ao dispor para o esclarecimento de quaisquer questões adicionais que possa ter através do endereço de email info.pt@intrum.com ou através do contacto 213172200.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance