8.7

Intrum - Contacto abusivo; assédio; divulgação de dados

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira apresentou a reclamação
18 de junho 2019
Venho por este meio denunciar a empresa Intrum Portugal, pela forma abusiva e agressiva da forma que tenho sido contactado vezes sem conta, causando-me problemas pessoais.
Esta empresa acusa-me de ter uma divida perante a Gold Energy, empresa da qual usufrui dos seus serviços até determinada altura em que cessei contrato e que ambas as partes chegaram a um acordo de pagamento já cumprido.
De inicio a abordagem era realizada via e-mail, seguindo-se via telemóvel e por ultimo que foi a gota de água, para a minha entidade empregadora.
Desde sempre esclareci a estes senhores, que a minha situação com a Gold Energy já estava resolvida e terminada.
No entanto os contactos persistem de forma abusiva e desrespeitosa perante a minha pessoa, nunca dei em nenhuma altura autorização na divulgação dos meus dados pessoais no entanto foram divulgados.
Perante isto vejo-me forçado a fazer esta reclamação e possivelmente recorrerei em ultima instância às entidades competentes.
Data de ocorrência: 18 de junho 2019
Intrum
5 de julho 2019
Exmo. Sr.,

Agradecemos o seu contacto relativamente à exposição apresentada no Portal da Queixa nº29142819, a qual mereceu o nosso maior cuidado.
Informamos que estamos a analisar os motivos que originaram a situação exposta, pelo que estamos a providenciar por uma resposta o mais precisa e breve possível.
Permanecemos ao dispor para o esclarecimento de quaisquer questões adicionais que possa ter através do endereço de email info.pt@intrum.com ou através do contacto 213172200.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance
Intrum
8 de julho 2019
Exmo sr.
Cumpre salientar, a título preliminar, que a Intrum é uma empresa que presta serviços relacionados com a gestão de dívidas, sendo nessa medida contactada por clientes que pretendem assistência na gestão dos seus créditos.
Foi precisamente nesse âmbito que nos foram transmitidos os dados pessoais em questão, em estrito cumprimento do quadro legal vigente, os quais tratamos com o maior rigor e segurança e cujo processo já se encontra encerrado nos nossos serviços.
No que concerne ao tratamento de dados pessoais em concreto, informamos que a Intrum assume a posição de Subcontratante, agindo por conta e segundo as instruções do Responsável pelo Tratamento, a empresa Goldenergy.
Por conseguinte, informamos que nos termos da lei, mais concretamente do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados, o Responsável pelo Tratamento é a entidade junto da qual devem ser exercidos os direitos dos titulares de dados, pelo que se deverá dirigir ao mesmo para obter respostas quanto aos pedidos relacionados com a legitimidade, licitude do tratamento e transmissão dos dados pessoais em questão.
Informamos, no entanto, que no seguimento da sua exposição reportámos a presente situação à Goldenergy que nos confirmou que foi efectuado um plano de pagamento, contudo ainda há um valor por regularizar. Por referência ao valor que estará em pagamento, sugerimos a V. Exa que entre em contacto com os N/ Serviços entre as 9h e as 21h, de segunda a sexta-feira, através do contacto 220176570 ou através do endereço de email csgeral.porto.pt@intrum.com para seguir com as conversações necessárias para a boa resolução da causa pela via extrajudicial.

Encontramo-nos ao dispor caso necessite de algum esclarecimento adicional.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance