8.7
    Piso 1, Bloco 2 A/B
    Parque das Nações
    1990-207 Lisboa
  • dpo.pt@intrum.com

Intrum Justitia - Dívida de Millenium por incompetência de alguém.

Fábio Alexandre Gemenes Maia
Fábio Maia apresentou a reclamação
12 de abril 2018

No ano início do ano 2017 recebi uma carta em correio simples de uma entidade de cobrança de dívidas que desconheço na totalidade, Intrum Justitia. Nessa mesma carta, junto ao logótipo desta entidade, estava impresso o logótipo do Banco Millenium BCP. Na carta estava escrito um texto pouco esclarecedor em que solicitavam o meu contacto urgente para a Intrum Justitia afim de resolver assuntos do meu interesse.
Liguei para o contacto telefónico para saber do que se tratava. Informaram-me que eram detentores de uma dívida que eu tinha com o MIllenium BCP. Informei que não tinha conta nesse Banco e que também não teria nenhuma dívida ao mesmo.
Pediram-me para confirmar dados, nomeadamente NIF, morada, nº de telemóvel. Após isso confirmaram-me que era eu o devedor, que devia aproximadamente 320€ provenientes do Millenium BCP e que se fossem pagos de uma vez (conforme as datas por eles estipuladas) ficaria liquidada a dívida, caso contrário, se fosse paga em prestações o valor já passaria a ser superior a 500€ e teria de ficar liquidada em dois meses. Não havia lugar para negociações, e se a proposta não fosse aceite iriam acumular juros exorbitantes.
Ludibriado e inconformado com toda a informação disse que ia pensar, que ia tentar saber a que se devia esse valor em dívida junto de um Millenium BCP e que depois entrava em contacto com eles.
A partir daí as chamadas nunca mais pararam, com linguagem grosseira e ofensiva, tentaram sempre cobrar sem me saberem explicar a origem da dívida.
Tive de me deslocar 90kms para me dirigir ao balcão MIllenium BCP onde eu fechei uma conta que tive há mais de 10 anos. O balcão já teria mudado de local e os funcionários já nem eram os mesmos... No atendimento geral pus a questão a uma funcionária que através da introdução dos meus dados no sistema não me sabia explicar essa dívida. Eu garanti-lhe que tive uma conta e essa conta foi fechada há mais de 10 anos, lembro-me de ter assinado papeis, só não guardei nenhum comprovativo porque nunca pensei que fosse necessário ao fim de tantos anos. No sistema constam registos de acções na conta após a data de eu a ter feito o pedido de cancelamento.
A colaboradora depois de tanto pesquisar e pedir concelhos a colegas porque não estava a perceber a dívida, encontrou um valor a descoberto de 320€ (aproximadamente). Eu questionei de onde provinha esse valor, já que é impossível cancelar contas com valores. Pedi também o nome do gestor dessa conta.
Pediu então extractos anteriores e posteriores ao meu pedido de cancelamento, e o mais estranho de tudo é que não havia um gestor associado à conta.
A colaboradora sugeriu que pode ter acontecido de a conta na altura não ter sido fechada por extravio do envio da documentação para o banco central do Millenium em Lisboa, mas para "não me preocupar que à data actual já se encontra fechada".
Ao longo de semanas fui recebendo os extractos que a mesma colaboradora me foi enviando por email, solicitado por mim.
Após análise, concluo que a conta nunca foi oficialmente fechada à data do meu pedido e que esse valor corresponde a juros de manutenções da conta que se foram acumulando ao longo de mais de 10 anos???
O Millenium BCP NUNCA me notificou de nada. NUNCA fui informado de qualquer inconformidade e sempre estive bem resolvido com o assunto de ter tido uma conta no Millenium BCP.
Agora a Intrum Justitia vem de forma abusiva, afirmando que compraram essa dívida ao Millenium BCP e que tenho de pagar se não os meu bens ou rendimentos serão penhorados.
É uma situação constrangedora por culpa da incompetência e da má fé de alguém.
O que devo fazer, entrar com uma acção em tribunal, fazer queixa na polícia, denunciar ao Banco de Portugal?
Preciso de resolver esta situação.

Data de ocorrência: 12 de abril 2018