8.0
  • dpo.pt@intrum.com

Intrum - Prática de ilegalidade e cobrança de dívida indevidamente

Rita Silva apresentou a reclamação
30 de maio 2019

Exmos. Senhores, Escrevo com o intuito de me devolverem o pagamento feito no dia de hoje, por ter sido induzida em erro pelo vosso colaborador (*). Ligeu hoje de manhã para os vossos serviços devido a uma suposta dívida com a empresa de telecomunicações MEO que a minha mãe teria contraído em 2014!! Questionei o Senhor (*) quanto ao tempo que já teria passado como quanto à falta de comunicação desta dívida à minha mãe. O Senhor (*) disse-me nada poder fazer e que a única coisa que 'limparia' o nome da minha mãe, seria o pagamento desta dívida. Induzida em erro por este Senhor, procedi ao pagamento da dívida, contudo, não satisfeita, pesquisei sobre o assunto, e qual não foi o meu espanto quanto me deparo com a Lei Lei n.º 23/96, de 26 de Julho - Lei dos serviços Públicos, que meniona:

" Artigo 10.º
Prescrição e caducidade
1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação.
(...)
3 - A exigência de pagamento por serviços prestados é comunicada ao utente, por escrito, com uma antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data-limite fixada para efectuar o pagamento.
4 - O prazo para a propositura da acção ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses, contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial, consoante os casos. "

Afinal, esta dívida de 400,00 e tal €, de 2014 (!!!!) da qual a minha mãe nunca foi informada já se encontrava prescrita há muito tempo!!!

Agradeço resposta célere e resolução da situação, neste caso, devolvendo-me o montante que indevidamente paguei !!!!

Acho indecente que coloquem as pessoas em situações destas, as induzam em erro ameaçando avançar por outros meios legais sabendo que POR LEI o que estão a fazer é ILEGAL !!!!!!!!!!!!

AGUARDO RESPOSTA E - REFIRO UMA VEZ MAIS - DEVOLUÇÃO DESTE MONTANTE !!!

Data de ocorrência: 30 de maio 2019
Intrum
3 de julho 2019
Exma. Sra.,

Agradecemos o seu contacto relativamente à exposição apresentada no Portal da Queixa nº28637019, a qual mereceu o nosso maior cuidado.
Informamos que estamos a analisar os motivos que originaram a situação exposta, pelo que estamos a providenciar por uma resposta o mais precisa e breve possível.
Permanecemos ao dispor para o esclarecimento de quaisquer questões adicionais que possa ter através do endereço de email info.pt@intrum.com ou através do contacto 213172200.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance
3 de julho 2019
Exmos. Senhores,

Desde a data da publicação da minha reclamação neste espaço, contava que a ter uma resposta da V/parte que não fosse a resposta-padrão...

A situação é simples: a minha Mãe nunca foi informada da existência desta dívida, nem por V. Exas, nem por parte da operadora em questão! Sobre quem tinha o dever de informar é uma coisa que transcende o cliente, como saberão e que, neste caso, já nada importa.

O facto é que quando tentámos indagar sobre esta situação fomos informadas pelo vosso colaborador que nada mais haveria a fazer para 'limpar' o nome da minha Mãe a não ser liquidar a dívida em causa; num acto de boa-fé, porque somos pessoas de bem, sem nem sequer termos acesso ao que se referiria este montante avultado, liquidámos a dívida... para verificarmos posteriormente que aqui quem agiu de má-fé foram V. Exas. que cobraram uma dívida - que nem sabemos do quê ao certo - indevidamente!!!

Reeitero que continuamos a aguardar resposta da V/parte sobre como será feita a devolução deste montante que foi indevidamente cobrado e pago.

Na ausência de uma resposta da V/parte avançaremos e utilizaremos todos os meios legais à nossa disposição para que esta situação seja resolvida.
Intrum
8 de julho 2019
Exma. Sra.,

De acordo com o email remetido para a sua caixa de correio electrónico no dia 04/07/2019, pela nossa área de BackOffice, somos a informar que aguardamos o envio da documentação ora solicitada, tendo a reclamação sido encerrada nos nossos Serviços.
Sem mais de momento e inteiramente ao dispor.
Com os melhores cumprimentos.
A equipa de Compliance
8 de julho 2019
Exmos. Senhores,

No dia 04/07/2019 recebi de facto um email da v/parte ao qual respondi minutos depois. A meu ver, esta situação encontra-se longe de estar resolvida, uma vez que desde essa data não recebi mais nenhuma informação da vossa parte.

Fico aguardar resposta COM RESOLUÇÃO (supra mencionada por diversas vezes).