8.0
    1990-207 Lisboa
  • dpo.pt@intrum.com

Intrum - Prescrição de dívida - MEO

Utilizador apresentou a reclamação
5 de março 2020 (editada a 22 de maio 2020)
Exmos. Senhores,
No dia 4 de Março de 2020 a Intrum entrou em contato comigo a afirmar uma divida com a Meo de 1207,65€. Esta divida nunca me foi notificada de forma alguma, nem carta, nem telefone, nada! E agora, a Intrum, passando-se 9 anos, vem cobrar uma divida já prescrita?
Assim, uma vez que tal divida remonta a 2012/2013, considero a mesma prescrita/caducada conforme o Decreto-Lei n.° 23/96 de 26 de Julho. Estou certo que, tanto a Intrum como a Meo, conhecem este Decreto-Lei muito bem, mas primam por ignorá-lo. Assim sendo, transcrevo o Artigo 10°, do referido Decreto-Lei, em seguida:
Artigo 10.º
Prescrição e caducidade
1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação.
2 - Se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga importância inferior à que corresponde ao consumo efectuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de seis meses após aquele pagamento.
3 - A exigência de pagamento por serviços prestados é comunicada ao utente, por escrito, com uma antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data-limite fixada para efectuar o pagamento.
4 - O prazo para a propositura da acção ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses, contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial, consoante os casos.
5- O disposto no presente artigo nao se aplica ao fornecimento de energia electrica em alta tensao.
Caso esta situação não seja regularizada no prazo máximo de 8 dias darei conta do sucedido às entidades competentes e não hesitarei em recorrer aos meios legais à minha disposição.
Adicionalmente, uma vez que fui contactada sem ter autorização a divulgação dos meus contactos, e que consentido que estes constassem da vossa base de dados, solicito que o registo dos meus dados pessoais seja eliminado permanentemente da vossa base de dados, conforme o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde 25 de Maio de 2018.
Sem outro assunto de momento, e certa da vossa atenção e compreensão, subscrevo-me.
Com os melhores cumprimentos.
Informação: fiz reclamação há Meo.
Data de ocorrência: 5 de março 2020
Intrum
6 de março 2020
Exma. Sra. Maria da Conceição Moreira,

Valorizamos muito o seu contacto.

Porque respeitamos os princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e o tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque diretamente a sua situação através endereço eletrónico: dpo.pt@intrum.com

A equipa de BackOffice
Operações
6 de março 2020
Boa tarde, ja mandei para o vosso email.
Com os melhores comprimentos.
8 de março 2020
Exmos. Senhores, não ingnoram o email enviado por mim, estou ha espera de respostas, se não respondem irei comunicar meu advogado. Quero que tambem enviem a documentação da suposta divida por email ou correios, para saber se realmente existe essa suposta divida, ja que nao sou cliente da meo faz anos.
9 de março 2020
Exmos. Senhores, hoje dia 9 de Março de 2020 recebi o vosso email, onde nao explica nada sobre a dívida, uma vez que também ignoram o Decreto-Lei de Serviço Público Essencial, uma vez que ninguem é obrigado a pagar uma suposta dívida de 2012/2013 prescrita á mais de 6 meses. Se continuarem ignorando a Decreto-Lei, irei entrar em contacto com o meu advogado, com a Meo e se for preciso o Tribunal. Com os melhores cumprimentos.
10 de março 2020
Hoje dia 10 de Março de 2020 recebi outro email ignorando a prescrição da dívida, não vou perder tempo porque hoje já enviei a carta com aviso de receção para a Meo, esperando a resposta da mesma, já que a Intrum não respeita as Leis. Também quero saber as informações do contrato e as faturas bem esclarecidas sobres essas supostas dívidas se a intrum não importar. Outro, os emails que Intrum vão servir de provas, como as reclamações do Portal da Queixa. Estes não são profissionais e sim burlões, querendo dinheiro fácil e não é assim que funciona, escolheram a pessoa errada para isso. Aguarda também o cancelamento do processo já que a mesma não gosta da Lei do Serviço Público Essencial.
Utilizador avaliou a marca
8 de maio 2020

Não ficou resolvida, uma vez que não ligaram mais. Já falei com o advogado relacionado a um processo de injunção no qual não tinha recebido nada desde 2013, no qual não tive oportunidade de me defender, mas se vierem penhorar vou me opor e explicar toda a situação da mentirosa MEO no qual rescindi o contrato por incomprimento por parte da MEO. Tambem irei processar MEO e INTRUM por uso dos meus dados pessoais, ameaças e abuso de confiança, já que a INTRUM não gosta que falo em advogados que me desrespeitaram chamando de velha e que iam penhorar a reforma, uma piada que nem sou velha, mesmo que chegar a essa idade a divida prescreve 20 anos. O meu advogado vai comunicar com a ordem de advogados para abrir um processo futuro contra a INTRUM sobre as suas praticas que usam para tentar cobrar dividas prescritas por lei. Eu como as 734 pessoas que fizeram petição online contra INTRUM, queremos expulsão da INTRUM de Portugal e isso irá acontecer futuramente se continuar com essas praticas. O tribunal vai gostar de ouvir cada uma das pessoas que tiveram contacto com estes abutres INTRUM