8.7

Intrum - Suposta divida à meo

Diogo Filipe Correia Oliveira
Diogo Oliveira apresentou a reclamação
Boa noite.

No dia 03/02/2020 recebi uma carta da Intrum, a mencionar que tenho uma dívida de 1442,62€ à meo - serviços de comunicações e multimédia SA. Por meu espanto li esta carta e li que nela contém uma ameaça para penhora.

De mencionar que o serviço que tive da meo remonta à 8 anos atrás é que nunca ficou valores em dívida, e que contactando diretamente a própria meo, a informação que tenho é que não tenho dívida nenhuma. Já enviei email para a Intrum a uns meses por causa de uma carta do género, mas pelos vistos está empresa não gosta de resolver os assuntos pelo bem.

Desta forma vou revelar o que a lei diz:
"Nº. 10 da LEI n.º 12/2008 a qual diz que: "O direito ao recebimento do preços do serviços prestados prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação."

Decreto-Lei n.º 23/96, de 26 de Julho que aqui transcrevo.
Artigo 10.º Prescrição e caducidade 1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação.
2 - Se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga importância inferior à que corresponde ao consumo efectuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de seis meses após aquele pagamento.
3 - A exigência de pagamento por serviços prestados é comunicada ao utente, por escrito, com uma antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data-limite fixada para efectuar o pagamento.
4 - O prazo para a propositura da acção ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses, contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial"

Nunca fui notificado diretamente pela operadora, e a própria operadora assume que não há dívidas.

Alguém me pode esclarecer?
Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2020
Intrum
Exmo. Sr. Diogo Oliveira,

Valorizamos muito o seu contacto. Porque respeitamos os princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e o tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque diretamente a sua situação através do endereço eletrónico: info.pt@intrum.com

Com os melhores cumprimentos.
A equipa de BackOffice
Operações
4 de fevereiro 2020
Não irei entrar em contacto, pois já o fiz via email e telefónico e a situação mantém-se.

Peço a resolução da situação.
12 de fevereiro 2020
Aguardando ainda uma resolução
Intrum
13 de fevereiro 2020
Exmo. Sr. Diogo Oliveira,

Conforme indicado anteriormente e porque respeitamos os princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e o tratamento personalizado, voltamos a solicitar que nos coloque diretamente a sua situação através do endereço eletrónico: info.pt@intrum.com

Com os melhores cumprimentos.
A equipa de BackOffice
Operações
13 de fevereiro 2020
Como referi, já tentei tratar o assunto diretamente com a vossa entidade.

Não tenho problemas em divulgar os meus dados, se não, nem teria recorrido a esta via.

Portanto a política de RGPD para mim, não se aplica, a autorização está dada desde o momento da primeira reclamação.

Sendo assim, peço a resolução do assunto de uma vez por todas.
24 de janeiro 2021
Aguardo resolução.