Intrum

Intrum Justitia Portugal - Consultadoria Apoio e Gestão de Contas Correntes, Unipessoal Lda

Cobranças

1990-207 Lisboa

info@pt.intrum.com

Intrum - Utilização abusiva de dados pessoais

Maria apresentou a reclamação

Há cerca de dois anos arrendei a casa onde habito até hoje.
Ao mudar para a casa alterei o nome do titular dos contratos de fornecimento de àgua, luz e gás para o meu, óbviamente.
Por motivos que só a EDP conhecerá, a dada altura, houve confusão na introdução de dados e passaram a remeter para o meu mail avisos de cobrança de valores em atraso referentes ao anterior inquilino que eu nem sequer conheço nem nunca vi.
E, por outro lado, de cada vez que eu telefonava para a EDP diziam-me que na minha ficha o mail indicado era o do tal inquilino. Devolvi inúmeras cartas com a indicação "já não reside", respondi inumeras vezes a chamadas destinadas ao inquilino anterior e informei sempre que não o conhecia e que corrigissem de uma vez por todas os dados. Aliás, nem sequer percebo a confusão: a EDP sabe perfeitamente que desde 2017 a titular do contrato sou eu e que todas as facturas são pagas escrupulosamente, por débito em conta.
Qual não foi o meu espanto quando percebi que, a dada altura, a EDP entregou essa situação de atraso de pagamento à Intrum fornecendo-lhe, para efeitos de contacto o meu número de telemóvel!!!
Ora, de há cerca de um ano a esta parte eu tenho sido constantemente incomodada pela Intrum, ora através de telefonemas contendo uma gravação a dizer que a chamada se destina ao João Pedro e se não for o titular para desligar imediatamente a chamada.
Para além disso, também cartas da Intrum recebidas na minha caixa de correio que eu devolvo com a indicação de " desconhecido e não reside aqui há mais de um ano".
Ora, na passada quinta-feira (dia 03/01/2019), pelo 20:40 horas, encontrava-me à mesa a jantar com o meu marido e recebo uma chamada telefónica da Intrum. Pediram para falar com o anterior inquilino e eu disse que não conhecia, nem percebia porque estavam constantemente a telefonar para o meu telemóvel pessoal e a insistir em falar com alguém que nunca iriam conseguir contactar através daquele número porque não lhe pertence, nem eu o conheço, nem sei quem é.
O que me propunha fazer era pedir, de uma vez por todas, que corrigissem os dados que erradamente lhe foram transmitidos de forma a não voltar a ser incomodada.
E digo que me propunha fazer porque não consegui falar uma vez que a funcionária da Intrum, de forma insolente e mal educada, interrompeu-me chamando-me a atenção por estar a "falar demais". Isto porque, no entender da referida "senhora" bastaria dizer que não era o telefone do outro inquilino e desligava-se a chamada.
Quando, por três vezes, tentei que a senhora ouvisse o que tinha para dizer, interrompia e dizia sempre o mesmo "não tenho nada para ouvir, a senhora não é a titular e por isso vou desligar".
O que eu tenho para dizer é que lamento profundamente que a falta de educação e incompetência de quem trabalha nessa empresa seja tão grave, ao ponto de usarem um telefone pessoal, que não foi facultado por mim nem sequer autorizo a que o utilizem, que me chateiem a horas avançadas, na minha casa, e depois me censurem porque não me querem ouvir nem saber o que tenho para dizer.
Uma vez que, por culpa da Intrum, eu não pude expôr a minha situação terei que enveredar pelas vias legais, nomeadamente apresentando uma queixa na CNPD por estarem a utilizar dados pessoais que eu nunca forneci a essa empresa nem autorizo a sua utilização.
Incrível é que após pesquisa na internet deparo-me com inumeras queixas de cidadãos que dizem que são ameaçados, maltratados e até injuriados por essa "gente" e nenhuma autoridade investiga este abuso!
Pela minha parte farei valer os meus direitos e tomarei as medidas legais necessárias para que parem de me CHATEAR!
09 Jan2019
Intrum adicionou uma resposta

Exma Sra,

Agradecemos o seu contacto relativamente à exposição apresentada no Portal da Queixa nº#24982119, a qual mereceu o nosso maior cuidado.
Informamos que estamos a analisar os motivos que originaram a situação exposta, pelo que estamos a providenciar por uma resposta o mais precisa e breve possível.
Permanecemos ao dispor para o esclarecimento de quaisquer questões adicionais que possa ter através do endereço de email info.pt@intrum.com ou através do contacto 213172200.
Renovamos o nosso agradecimento pelo seu contacto que em muito contribuiu para a prossecução dos N/ objectivos no âmbito da melhoria contínua dos Serviços prestados.
Com os melhores cumprimentos.

Intrum está a aguardar resposta do utilizador
Partilhar no WhatsApp