Inweb Solutions
Marketing e Consultores
2 TLC Marketing 71.9
3 ONITdev 58.3
Inweb SolutionsN/A
  • Instituto Pedro Nunes (Edifício C)
    Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra
  • formacaocoimbra@inweb.pt

Inweb Solutions - Falha e negação no pagamento de ação de formação

Octávio Marcelo
Octávio Marcelo apresentou a reclamação
15 de agosto 2020
Frequentei uma ação de formação na entidade referida na área de psicologia comportamental, tendo a mesma iniciado em meados de fevereiro de 2020 na escola D. Maria, em Coimbra em período pós laboral. Tive presente em todas as aulas do primeiro módulo até ser decretado o estado de emergência, devido ao covid-19. Após sem nenhuma informação durante algum tempo, fomos informados que a partir de então, a formação seria apenas e exclusivamente on-line. Como não teria acesso a internet, logo tornou-se complicado continuar a formação. Mas mesmo assim terminei o primeiro módulo do mesmo curso, tendo inclusive realizado a prova final, que transitei. Para isso fiz o esforço de sair da minha residência e conectar-me a internet de um café nas proximidades da minha casa durante 3 horas, das 19h até as 22h/23h, e que nem sempre foi fácil. Tentei colocar internet na minha residência mas tal não foi possível, problemas da operadora, assim informei de que não conseguiria levar adiante os dois módulos seguintes.
Como a formação é financiada pelo POISE, existe o pagamento da entidade formadora do valor do subsídio de refeição de 4.77€ por cada dia de formação, sendo que teria de ser pago no final de cada módulo de 25h.
Acontece que até hoje nada me pagaram, tendo eu envidado esforços na tentativa de receber tal dinheiro até porque gastei em transporte e refeições enquanto em regime presencial. Pediram me todo o tipo de papéis, onde inclusive entreguei o meu último contrato de trabalho, cópia de cartão de cidadão, nib, declaração do IEFP e da segurança social, uma vez que agora estou desempregado. Na última tentativa que fiz, exigem-me um papel do meu último horário de trabalho, pois sem isso não recebo??? Verifiquei que estavam a gozar com a minha pessoa, pois no primeiro dia de aulas, eu e outros alunos, dissemos não ter um papel onde se encontra o horário de trabalho, até porque eu não trabalhava sentado numa secretária mas sim num armazém a fazer esforço. Foi-nos dito que o contrato daria para o efeito.
Acontece que já pagaram o primeiro módulo , sabendo eu disso porque a minha namorada frequentou essa mesma ação de formação, porém ela concluiu os três módulos mas apenas lhe pagaram o primeiro módulo (Em Maio/2020) até à presente data.
A mim nada me disseram, antes pelo contrário, tive de ser eu a contactar a empresa onde vieram sempre a adiar. Ou era por falta de um papel, sendo depois por falta do contrato até eu perceber que a empresa não me quer pagar a miséria de pouco mais de 30€ mas que no entanto já receberam esse dinheiro, em nome da minha pessoa, em fundos pelo POISE. Certo é que nada transferiram e não querem. Infelizmente, não me encontro em grandes condições monetárias, sabe-se lá as contas que faço para ter dinheiro para alimentação depois de pagar renda, luz, água e afins.
Apena queria que essa alegada empresa cumpra com o contrato assinado e pague-me o módulo de 25horas que frequentei, onde gastei dinheiro em transporte e alimentação aquando em regime presencial. Se não consegui concluir os módulos seguintes foi porque não consegui mas certo é que o pagamento é separado entre os 3 módulos, onde cabia à empresa pagar os mesmos após a conclusão de cada módulo. O que não fez! Eu nada recebi, e à pessoas que ainda esperam pelo pagamento dos restantes módulos.
Jamais farei formação nesta empresa e a quem conheço vou informar para não o fazer pois não são correctos com as pessoas. Não passa de ludibriar uma pessoa recebendo os fundos do POISE e depois ficarem com o dito subsídio. Vale tudo. Já perdi a esperança desse dinheiro, pois o pagamento teria sido em Maio, aquando o término do primeiro módulo, mas darei a conhecer as práticas enganosas da empresa. Neste país vale tudo para receber fundos comunitários.
Data de ocorrência: 15 de agosto 2020