46.1

IPME - Falta de pagamento e certificado

Raquel
Raquel apresentou a reclamação
21 de junho 2021
No dia 2 Fev. iniciei uma formação modular certificada e financiada (Marketing Digital - Lisboa) com termo no dia 2 Março. Enviei todos os documentos exigidos para validação da inscrição e os mesmo foram aprovados. Dois meses após terminar a formação, e porque estranhei a demora, enviei um email à entidade responsável, a questionar a falta de pagamento do subsídio de alimentação ao qual tinha direito (para além de não ter recebido o certificado).Foi-me indicado que seria expectável que o curso fosse auditado/encerrado em Junho sendo, no mesmo ato, emitidos os certificados/transferidas as respetivas bolsas/subsídios.É de salientar que uma pessoa próxima frequentou exatamente o mesmo curso que eu, e a 27 de Maio recebeu a devida remuneração. Posto isto, aguardei alguns dias, considerando que os pagamentos pudessem ser efetuados faseadamente.No final da primeira semana de Junho questionei a respetiva entidade a fim de entender porque motivo a minha colega já tinha sido remunerada e eu continuava a aguardar. Após mais algumas tentativas de contacto lá me informaram que iriam passar o tema para o respetivo departamento.No mesmo dia fui informada que estavam e falta dois documentos, porque um deles teria um carimbo ilegível (doc.1) e o outro tinha a data muito espaçada do início da formação (doc.2). Deram-se 48h para envio da documentação.Indignada com a situação, e mesmo sem concordar com o que me foi dito, enviei os documentos conforme solicitado.Não sei se estou diante uma situação de descriminação, mas os formandos não são tratados por igualdade.A colega que frequentou o mesmo curso enviou os seguintes documentos: Doc.1 - SEM carimbo (enquanto o meu tinha carimbo, embora tenha perdido alguma qualidade com a digitalização) / Doc.2 - A data é exatamente igual à minha.Já solicitei 2 vezes confirmação ao email enviado e ainda não obtive resposta.É de lamentar que ao fim de três meses justifiquem a falta de pagamento como sendo falha da minha parte.
Data de ocorrência: 21 de junho 2021
IPME
15 de junho 2022
Prezada Raquel Mendes
Apuramos a situação e confirmamos que já lhe foi pago o subsídio bem como emitido o certificado. Lamentamos eventual demora, mas o elevado nível de compliance a que estamos - todos - obrigados, nos tremos legais, levam a algum delay nos processos, o que desde já lamentamos.
É precisamente por causa do elevado cumprimento de todos os requistos legais e normas, que a gestão do Instituto não pode facilitar minimamente, e na falta de qualquer elemento relativo à formação (e são centenas de elementos), o processo não é concluído antes de ser, minuciosamente auditado. E isso implica demoras, mas é uma obrigação legal de que não prescindimos.
At.
Raquel