I.P.R.O. - Instituto de Prevenção e Reabilitação Oral Lda
  • geral@iproclinic.com

IPRO Clinic - Enganam os clientes

Nuno Martins
Nuno Martins apresentou a reclamação
8 de setembro 2022 (editada a 29 de setembro 2022)
Venho por este meio expor a seguinte situação. Após o tratamento efetuado na clínica dentária anteriormente apresentada, refleti acerca do esquema da qual podemos dizer que fui vítima, sinceramente não a gosto de a caracterizar como burla mas fica ao critério de cada um, veja-se o seguinte.

Em meados de junho desloquei-me a uma clínica dentária conhecida por muitos, Dr.Wells, com o objetivo de realizar uma higienização, sendo que me foi dito que apresentava 2 cáries que necessitavam de ser tratadas.

Acreditando na palavra de quem me estava a servir quis resolver a situação, no entanto no momento não me era possível a realização do tratamento sendo que adiei e tive que realizar o tratamento noutra clínica, referindo-me agora à iproclinic.

Sabendo da existência de 2 cáries marquei logo uma consulta de restauro, comecei por realizar uma "ortopantomografia" e de seguida passei à conversa com o Dr. *.

Noutras clínicas as conversas servem para explicar o que se tem e as ofertas que a clínica tem para oferecer, mas neste caso falávamos de tudo e muito pouco da situação das cáries, mas sinceramente não achei estranho pois sendo um clínica um pouco cara e recomendada pensei que fosse a política deles conhecer o cliente.

Após a conversa viram-me a boca, e foi me dito que marcava-se uma higienização e resolvia-se a situação, uma vez que não era necessário tratamento, neste momento falava-se em cáries mas a sensação que me deu era que seria possível tratar com a higienização, ingenuamente engoli o que me foi dito.

No dia seguinte voltei à clínica para fazer a higienização e no final foi me dito que num dos dentes já não tinha o "slunt", penso que seja o nome técnico, e que estaria a dar origem a uma cárie, sendo necessária uma consulta para tratar.

Neste momento tudo me fez sentido, na grande aldrabice que estava metido.

Resumindo:
Na primeira clínica foi me dito que tinha 2 cáries para tratar, indo a outra clínica resolver a situação porque logisticamente era-me mais prático. Na consulta foi-me dito que bastava fazer a higienização, não foi feito nada na consulta só ver, e na higienização disseram-me que seria necessário marcar um consulta porque estava a dar origem a uma cárie por não ter mais "slunt".

Com esta brincadeira os custos totais na clínica iproclinic foram:

dia: 06/09
ortopantomografia - 40€
consulta - 55€

dia 07/09
higienização - 70€

total = 165€

Faço a exigência do reembolso uma vez que na consulta não me foi feito nada, só conversar, dando-me a indicação que seria necessário apenas a higienização, mas depois na higienização já existia a necessidade de outra consulta.

Gostaria de referir as palavras do grande sábio Dr. * ditas na conversa, "Quando se é bom seja no que for não se tem problemas de dinheiro" , pensava eu que se estava a referir no caso dele a ser dentista afinal era a chular os clientes.

Sem querer ser mal educado, faz todo o sentido o reembolso de forma a preservar a imagem da clínica em questão.
Data de ocorrência: 6 de setembro 2022
IPRO Clinic
13 de setembro 2022
Exmo. Sr. Nuno Martins,

Respondendo à V/ reclamação inserida no Portal da Queixa, com o título “IPROCLINIC – Enganam os clientes”, sem qualquer contacto prévio estabelecido connosco, o que as mais elementares regras de um correcto relacionamento exigiam e nós agradecíamos e não obstante a forma desrespeitosa e atentória do nosso bom nome como profissionais e pessoas como por aqui nos referenciou, vou diretamente aos factos:

Os nossos standards de qualidade, tendo em conta as boas práticas clínicas na área da saúde oral, recomenda-nos a seguinte conduta clínica:
3- Na primeira consulta, salvo em situações urgentes específicas, é sempre executada uma “ORTOPANTOMOGRAFIA”, seguida de consulta médica que inclui história clínica registada em suporte digital, observação e palpação de todo o Aparelho Estomatognático. Este ato Médico é sempre realizado por um Médico Dentista.
4- Na segunda consulta, é feita uma higiene oral, com recomendações de higiene oral e entregue um plano de tratamento escrito com a informação de todos os atos médicos necessários, nomeadamente o seu custo. Este ato Médico é realizado por um Licenciado em Higiene Oral (Higienista Oral) e, se necessário algum esclarecimento, também por um Médico Dentista.

Após estes procedimentos, e se o Paciente estiver de acordo, iniciaremos os tratamentos necessários em consultas subsequentes.

Ainda relativamente às primeiras duas consultas, referir que o paciente é sempre informado deste procedimento, pela funcionária da receção e pela assistente de gabinete. Esta última executa a ORTOPANTOMOGRAFIA (Rx Panorâmico).

Salienta-se que todos os atos médicos, consultas e ou procedimentos cobrados foram efectivamente realizados.

Esta é a resposta objetiva ao seu email, esperando ter contribuído para o seu enriquecimento em literacia na saúde oral.

Quanto à forma e às insinuações que faz relativamente ao nosso desempenho profissional e à nossa idoneidade cívica, terá a resposta que o nosso departamento jurídico entender, nomeadamente recorrer aos órgãos judiciais próprios.

Atentamente
Gil Caroto
Diretor Clínico

P.S.: Relativamente aos tratamentos que refere não estarem de acordo com outro relatório médico, pode sempre nos enviar, desde que assinado por um profissional de saúde, e nós responderemos de acordo com toda a informação clínica que temos registado na sua ficha clínica e que pode também consultar, desde que nos solicite.
Nuno Martins
29 de setembro 2022
Edição do Post:

Gostaria de expor a todos os internautas a seguinte situação. Após o tratamento efetuado na clínica dentária anteriormente apresentada, refleti acerca da forma como fui seguido e orientado, uma vez que me fez questionar se realmente estavam a ser totalmente honestos comigo, observe-se.

Sabendo da existência de 2 cáries marquei logo uma consulta de restauro, comecei por realizar uma "ortopantomografia" e de seguida passei para o gabinete onde fui atenciosamente atendido.

No gabinete realizou-se uma conversa bastante informal, digo isto porque noutras clinicas não existe muito o interesse de conhecer o cliente, no entanto sendo um clínica mais premium e recomendada assumi que fosse a política.

Após a conversa observaram-me a boca, e foi me dito que marcava-se uma higienização e resolvia-se a situação, uma vez que não era necessário tratamento, neste momento falava-se em cáries mas a sensação que me deu era que seria possível tratar com a higienização.

No dia seguinte voltei à clínica para fazer a higienização e no final foi me dito que num dos dentes já não tinha o "slunt", e que estaria a dar origem a uma cárie, sendo necessário uma consulta para tratar.

Resumindo:

Na primeira clínica foi me dito que tinha 2 cáries para tratar, indo a outra clínica resolver a situação porque logisticamente era-me mais conveniente. Na consulta foi feito apenas a observação da boca e dito que bastava fazer a higienização, e na higienização disseram-me que seria necessário marcar um consulta porque estava a dar origem a uma cárie por não ter mais "slunt".

A grande questão aqui não é o conhecimento de todas as pessoas envolvidas, não é o material utilizado, pois da minha parte não existe nada a apontar, mas sim o facto de na consulta para resolver as cáries ser dito que seria necessário uma higienização e nesta ser dito que seria necessário marcar outra consulta para resolver a questão da cárie.

Custos totais::

dia: 06/09
ortopantomografia - 40€
consulta - 55€

dia 07/09
higienização - 70€

total = 165€

Deixo ainda a ideia que percebo que possa ser uma situação esporádica e uma erro de comunicação entre funcionários da marcação da segunda consulta, no entanto que prejudica o cliente.

Para se ser honesto este post sofreu uma edição uma vez que fazendo uma introspecção passava a mensagem de que a ideia seria denegrir a imagem da clínica utilizando linguagem grosseira, sendo que esta logicamente não seria e não será o objetivo do post, mantém-se no entanto na integra o conteúdo necessário para a resolução.

Resposta:

Gostaria de começar por agradecer pela resposta ao post feito.

Após a análise detalhada da resposta e novamente do post efetuado assumo claramente que cometi diversos erros ao longo do processo de queixa, podia utilizar a desculpa do calor do momento no entanto cabe-me a mim assumi-los e remediá-los pois também não pretendo que o “feitiço se vire contra o feiticeiro”. Identifico 2 erros consideráveis da minha parte:

- Ter começado por utilizar um espaço público para a resolução da situação, no entanto do lado do cliente/internauta é sempre uma mais valia ter uma noção do tipo de situações e como são resolvidas neste caso pelas entidades frequentadas, fortalecendo ou quebrando a confiança do cliente.

- A utilização de linguagem grosseira da minha parte no post, não existia qualquer necessidade e sentido.

Feita a retificação e passando à análise dos pontos 3) e 4) em nada discordo com o foi dito, a grande questão em si é mesmo o facto de tendo sido dito na primeira consulta que a situação das cáries se iria resolver com a higienização qual o interesse de ser necessário outra consulta e não a resolução do problema logo na higienização ?

Tudo bem que na primeira consulta à vista desarmada pode ser difícil averiguar o estado dos dentes e só depois na higienização fazer uma análise detalhada.
Tudo bem que a higienização é só para “limpar” os dentes e as consultas para resolver das cáries, mas perguntando eu a diversas pessoas com mais literacia que eu na área, certamente não tanto como os profissionais da clínica, foi me indicado que seria possível facilmente resolver na higienização e a marcação da segunda consulta já seria desnecessária, evitando este alarido todo.

Deixo ainda a ideia que percebo que possa ser uma situação esporádica e uma erro de comunicação entre funcionários da marcação da segunda consulta, no entanto caso seja prejudica o cliente, onde acresce um novo valor para uma situação que podia ser resolvida no momento.

Agradeço ainda toda a literacia na saúde oral dada pelos profissionais da clínica, aguardo atenciosamente pela sua resposta.
IPRO Clinic
4 de outubro 2022
A IPRO regista a sua reflexão, relativamente ao conteúdo do post publicado por si em que abordava a sua experiência de consulta e tratamento na nossa Clínica Dentária, de forma inaceitável do ponto de vista cívico e ponderação como reconheceu, bem como inverdadeira quanto aos moldes em que a mesma se processou, onde se conclui que a mesma afinal foi realizada de acordo com as melhores regras técnicas aplicadas e adequadas à situação em casa. A IPRO aceita a sua posição como pedido de desculpas formal e dá por encerrado o assunto.