IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

Conservatória do Registo Civil de Lisboa - Processo de aquisição de nacionalidade

Conrado Pereira
Conrado Pereira apresentou a reclamação
23 de outubro 2017

Eu, Kalonny Pereira Conrado de nacionalidade Brasileira com o número de processo 32824/16 Art.º. 6 N.º 1 - Naturalização, venho por este meio apresentar o meu descontentamento da forma como tenho vindo a ser tratado nesta conservatória.

Estou em Portugal desde 2006, há 11 anos, sempre estudei e conclui o ensino secundário e logo a seguir, comecei logo a trabalhar com a autorização do titulo de residência sendo renovado de 2 em 2 anos, fiz os meus descontos legais exigidos por Lei, no dia 10-08-2016 dirigi à Conservatória do Registo Civil de Lisboa para dar entrada do processo, a fim de obter a nacionalidade Portuguesa, neste momento ainda me encontro à espera, a sua duração da conclusão deste processo já passaram 1 ano e 2 meses.

Várias vezes dirigi-me ao balcão do Marquês Pombal para saber o porquê desta demora, a resposta dada pelos funcionários do serviço é que o documento se encontra em análise e que não à qualquer previsão.

Na última vez que me dirigi lá, fui atendido por uma senhora bastaste profissional que sugeriu que fizesse pedido de urgência. Devido a toda esta situação resolvi fazer uma exposição à Senhora Diretora do Conservatório do Registo Civil de Lisboa no dia 23-10-2017, o que até à presente data não obtive qualquer resposta.

Veio por este meio solicitar a urgência do meu processo, tendo em conta que o meu título de residência já se encontra caducado e preciso de documentos legais para poder continuar a trabalhar legalmente em Portugal.

Com os melhores comprimentos

Data de ocorrência: 23 de outubro 2017