IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Atendimento ao público

Rita Mateus
Rita Mateus apresentou a reclamação
5 de junho 2019
Gostaria de expressar a minha indignação relativamente ao atendimento nos Serviços do IRN em Alvaiázere.
Em Abril dirigi-me a estes serviços em conjunto com o meu marido para tratar de um processo de nacionalidade relativamente ao nosso filho mais novo. Em primeiro lugar as funcionárias não queriam aceitar o processo pedindo-nos para nos dirigirmos directamente aos serviços centrais em Pombal. Uma vez que residimos em Alvaiázere e este ser um processo dentro das competências deste serviço recusámos. Muito a contra gosto as funcionárias lá aceitaram abrir o processo e enviar para os serviços centrais. Foi-nos pedida uma tradução do certificado de nascimento do nosso filho por este se encontrar escrito em inglês, uma vez que ele nasceu em Inglaterra. Em 2013, altura em que tratámos do mesmo processo, mas para a nossa filha, não foi necessária qualquer tradução. Informámos as funcionárias que já tínhamos feito um processo igual e não tinha havido necessidade de qualquer tradução e que queríamos enviar os documentos para os serviços centrais na mesma. Depois do envolvimento de todas as funcionárias presentes no serviço nesse dia, algo absolutamente chocante, cada uma dar o seu palpite e até uma delas ter ido pesquisar o processo da nossa filha (algo totalmente desnecessário e irrelevante para o caso), essa mesma funcionária disse-nos a que a Conservadora dos serviços centrais para onde este processo seguiria era a mesma de 2013. Com algum sentimento de razão e se a Conservadora seria a mesma, não tendo necessidade de tradução da primeira vez também não teria da segunda.
No entretanto recebi uma carta dos serviços centrais a requerer a tal tradução. Ninguém me convence de que aquando o envio deste processo pelas funcionárias da Conservatória para os serviços centrais que uma nota ou telefonema não tenha acompanhado o processo para que nos dificultem o seguimento do mesmo. Mas claro que não posso provar tal coisa.
Hoje mesmo dirigi-me aos serviços em Alvaiázere porque são eles os detentores dos certificados de nascimento do meu filho. Mais uma vez fui mal atendida, desrespeitada em frente a outras pessoas que se encontravam no serviço. A funcionária que me atendeu fez questão de falar excessivamente alto para que todos ouvissem o meu caso e de me relembrar que tinha sido avisada. Foram-me recusados os documentos para poder fazer a tradução. Tive de me exaltar e explicar à senhora que não consigo pedir uma tradução certificada se não tiver acesso, pelo menos, a uma cópia dos originais. Muito a contra gosto, novamente, e depois de aprovação superior lá me arranjou as fotocópias de que necessito para resolver esta questão.

A minha reclamação vai no sentido de expressar a minha indignação relativamente ao nível de atendimento nos Serviços IRN de Alvaiázere. Sempre que lá me desloco tenho de esperar tempos ridículos para um serviço desta dimensão, porque nunca há ninguém a atender ao balcão, estão sempre nas secretárias, depois de verem que têm já 3 ou mais pessoas para atender é que alguém se digna a vir ao balcão. Outra situação a fila tinha mais de 5 pessoas e uma das funcionárias saiu a meio, passou em frente de todos nós, porque ia tomar café.
Para além disso as pessoas são constante mal atendidas, muitas vezes insultadas e as consultas ao balcão são sempre num tom de voz absurdamente excessivo que todas as pessoas que esperam para serem atendidas ficam a saber do que é que a outra está a tratar. Não falo só do meu caso em particular, mas também enquanto esperava para ser atendida assisti a situações destas. Acho que a privacidade das pessoas é importante e se os balcões são para atendimento individual não é necessário as funcionárias estarem a falar para as pessoas de pé, como se fossem umas grandes senhoras e alto e bom som para todos ouvirem.
Agradecendo desde já a vossa disponibilidade para analisar este caso.
Data de ocorrência: 5 de junho 2019
Ver perfil de
5 de junho 2019

Se as suas filhas nasceram na Inglaterra porque não tratou de pedir a nacionalidade portuguesa na embaixada de Portugal?
É bem mais rápido!

19 de junho 2019

Sim, com o tempo que isto está a levar e os entraves que nos têm sido impostos teria sido. Eu já não moro em Inglaterra e foi por isso que fiz na minha área de residência... Só fico muito desapontada com os nossos serviços aqui, é tudo feito de má vontade, informações incorrectas, mau atendimento, etc... Enfim, há de haver um fim à vista... eventualmente...