IRN - Instituto dos Registos e Notariado

Olga Moreira
Olga Moreira apresentou a reclamação
27 de setembro 2019
Boa Tarde,
No dia 20.08.2019, recorri aos serviços do IRN para renovação do meu cartão de cidadão, devido às greves, filas extensas e serviço com imensas falhas, decidi fazer o pedido da chave móvel para solicitar a renovação online (intenção de ser mais rápido e reduzir afluência de gente). Esse mesmo pedido (renovação do c.c) foi realizado no mesmo dia (20.08).
Mediante a plataforma de onde fiz o pedido, foi-me referido que o estado do pedido estaria concluído e com a ultima actualização a 22.08.2019 - ou seja, interpreto que a carta PIN estaria em envio para a minha morada.
Passado 1 mês, ainda nada me foi entregue, os serviços em espera via telefone não ajudam, as filas enormes nos locais .... difícil de entender e muito pior de resolver.
Mediante as minhas informações, o 2º pedido da carta PIN é apenas possível no local e no prazo de 90 dias após o 1º pedido. Torna-se complicado uma situação destas.
Por consequência, cheguei a ter problemas numa viagem por falta do cartão de cidadão. Breve, terei uma outra viagem e espero que este assunto seja resolvido.

Comprovativos de envio da Carta PIN, existem?
Pedidos de 2ªvia carta PIN porque não estão disponíveis online?

Conclusão: tentam facilitar a situação por meio online o que acaba por não facilitar só complicar!!
Preciso urgentemente de uma solução, entrega urgente da carta PIN, para puder levantar o meu cartão de cidadão.
Não me é favorável recorrer a serviços de cartões provisórios e pagar 70€ ou pedidos urgentes quando os prazos de envio são positivos para quem o faz com tempo.

Espero não ter que recorrer a outros meios para resolver falhas que não se entendem nem são aceites !!!
Fico aguardar uma breve resposta/solução.

Cumps.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2019