IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Cobrança indevida de serviço de envio de cartão de cidadão

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira apresentou a reclamação
23 de julho 2019
Venho pelo presente email apresentar uma reclamação relativamente ao serviço prestado pelo IRN da Baixa da Banheira, no que diz respeito à renovação do meu Cartão de Cidadão. Aquando da minha primeira deslocação aos serviços em causa no dia 5/07/2019, foi indicado à funcionária em questão que o Cartão deveria ser levantado na Conservatória de Palmela e não na Baixa da Banheira. Fiz esse mesmo pedido juntamente com o meu cônjuge, sendo que no caso dele correu tudo bem. No final dos dois pedidos, a funcionária apercebeu-se de que se tinha enganado e que tinha deixado a Baixa da Banheira como local de entrega. Disse para não nos preocuparmos que faria o envio desse mesmo Cartão de Cidadão para Palmela e que bastava lá ir para o levantar. Qual a nossa surpresa quando no passado dia 22/07, me desloco à Cons. de Palmela e me pedem 6 eur pela taxa de envio do CC. Informo a funcionária do engano da colega, ela diz que não tem qualquer referência ao facto no meu pedido e tenta contactar telefonicamente a respetiva conservatória. Ninguém atendeu (após várias tentativas), e tendo em conta que estava com pressa porque ainda tinha de voltar ao trabalho e tinha ao mesmo tempo urg~encia na validação devido ao facto de ter comprado casa e ter todas as obrigações legais associadas, paguei a dita quantia apenas para poder ter o meu cartão. Dado que a situação não é da minha responsabilidade, pretendo ser ressarcido da quantia paga, em tempo útil. Grato.
Data de ocorrência: 23 de julho 2019