IRN - Instituto dos Registos e Notariado

António Alves Baptista
António Baptista apresentou a reclamação
4 de julho 2019
Exmos Senhores
Devido à situação da emissão do cartão de cidadão fiz o agendamento online e, embora tenha morada em St. António dos Cavaleiros, o meu atendimento foi agendado para a Arruda dos Vinhos.
Correu como agendado e no acto fiz o pedido para o levantamento ser feito no DIC-Campus de Justiça de Lisboa.
Recebi a carta com o pin para efectuar o levantamento em fim do mês de maio.
Desde ai tenho tentado agendar o levantamento online através do site, nunca tendo sido possível fazer a marcação para o DIC, Campus de Justiça de Lisboa, para agendar o levantamento.
Aparecem sempre outros locais. Decidi então fazer o agendamento para um local que aparecia, DIC de Marvila. Código RI23128 ficando o levantamento agendado para 17-07-2019.

Hoje recebi uma mensagem por telemóvel que me levou a pensar que poderia haver algum problema com o levantamento e liguei para o numero recomendado para esclarecimento de duvidas, 211950500.
Apareceu-me a mensagem:
"De momento todos os nossos agentes encontram-se ocupados, por favor aguarde.
O tempo de espera prevista poderá ser inferior a 5 minutos".

Tendo em conta o tempo de espera mencionado decidi aguardar. A mensagem ia sendo repetida e mantive a ligação durante 51 minutos até que desliguei.
É inacreditável.
Tentei falar para o DIC de Marvila, que finalmente me atendeu mas não teve solução para o caso. O cartão foi a meu pedido para o DIC do Campus de Justiça de Lisboa, não o posso levantar em Marvila, que entretanto tinha aceite a marcação para o levantamento.

Não consigo fazer a marcação online para o DIC do Campus de Justiça. Não consigo falar com ninguém. É correcta esta atitude por parte do serviços do Estado?
O que posso fazer?

Cumprimentos

Alves Batista
Data de ocorrência: 4 de julho 2019

Isto é vergonhoso! Nem se dignaram em responder?

Eu estou numa aventura semelhante mas felizmente fiz a renovação pela internet pra evitar filas mas apor8o 1º contacto que fiz a ajudante na recepção alegou que só há senhas as 13h (e eu o quê?).
Vou tentar fazer o levantamento amanhã de manhã dia 6 de março 2020 na morada estipulada e caso tenha insucesso vou reclamar no livro deles e sugiro que todos façam o mesmo. Se verificar se ter de voltar as 13h é absurdamente ridículo. O levantamento do cartão nao demora nem 1 minuto e é uma verdadeira hipocrisia a dificuldade que existe para algo que deviA ser extremamente acessível e fácil