IRN - Instituto dos Registos e Notariado
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Nacionalidade nascido em portugal

Weverto alessandro
Weverto alessandro apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Venho por esse portal fazer uma queixa da parte da conservatória de almada. Meu filho nasceu em Portugal 14/12/2016 desde de então tem a certidão de nascimento que foi emitida na conservatória de almada. Onde não consta como nacionalidade portuguesa. Fomos a conservatória levamos todos os comprovativos que era preciso para actualização de nascimento do menor. A conservatória se recusa a fazer a atualização na certidão de nascimento alegando. Que não temos provas suficiente para a Atualização levámos tudo temos papel que comprova que estamos em Portugal a 7 anos comprovado e documentos que comprova que estávamos 1 ano antes da criança nascer . A lei diz independentemente se os pais estava cá em Portugal com Título de residência ou sem. Desde que comprove a permanência em Portugal a mais de 5 anos. A criança terá direito a atualização. A conservatória se recusa. Simplismente levamos todos comprovativo tanto meu como o da mãe. Recebemos a carta hoje da conservatória recusando o pedido. Pq alegaram que não tinha comprovativos suficiente. Isso é brincar com a cara do ser humano. Isso já não se trata de falta de documento e sim. Preconceito é uma falta de respeito com um trabalhador pai de família. Não sei oq levar a isso dificulta a vida da pessoa por nada!. Mais vou para o apoio jurídico ja entrei com advogado e levarei isso a Tribunal. Nem que seja necessário ir a tribunal. Notificar emprensa. Farei tudo oq tiver a meu alcance para que meu filho tenha por direito a nacionalidade dele que é um direito da criança! ??????????????????
Data de ocorrência: 17 de dezembro 2021