IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Pedido urgente do cartão de cidadão

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
14 de agosto 2019

Na passada Terça-feira, 6 de Agosto estive aí a fazer um novo cartão de cidadão, pedi para receber com prioridade/urgente e para isso precisei pagar 15€ a mais, na esperança de receber os códigos na minha morada no dia dia 9 de Agosto segundo o que a funcionária que me atendeu disse, para assim poder levantar o cartão na Segunda-feira.
Os códigos só chegaram na minha morada hoje de manhã Quarta-feira dia 14 de Agosto, como eu estava livre dirigi-me do Pinhal Novo (aonde vivo) até Palmela, não tenho carro e precisei pagar pelo deslocamento como é óbvio. Chegando ao vosso escritório eu expliquei a situação e pedi o reembolso, mas aparentemente nenhuma das duas funcionárias presentes no escritório sabia como proceder para me reembolsar, telefonaram a uma terceira funcionária (a mesma que no dia anterior tinha falado comigo ao telefone) perguntando-lhe se ela sabia como fazer, aparentemente ela também não sabia. Entretanto a funcionária que me estava a atender perguntou-me se eu poderia lá voltar na Sexta-feira dia 16 de Agosto ao que eu respondi que não porque iria gastar novamente mais dinheiro em deslocações, de seguida ela perguntou se eu poderia então deslocar até á Loja do Cidadão no Pinhal Novo na Segunda-feira dia 19 de Agosto ao que eu respondi que não pois iria viajar e não me encontraria no Pinhal Novo. A funcionária aparentemente continuou a tentar descobrir como se fazia o reembolso no computador, sem êxito, entretanto a outra funcionária já tinha
comentado que o certo não seria eles me reembolsarem mas sim os CTT pois foram eles que se atrasaram na entrega da carta com os códigos. Fiquei confusa porque a funcionária que me estava a atender ao mesmo tempo que tentava descobrir no computador como me iria reembolsar foi a mesma que no fim me disse não eram eles que me deveriam reembolsar pois não foi atraso deles e me sugeriu que eu fosse ao CTT - Centro de distribuição de Palmela. Eu assim fiz, precisei descer na paragem do autocarro que me deixou ao lado da zona Industrial de Palmela, e caminhei até encontrar o local, ao chegar lá um dos funcionários respondeu-me que não me iriam reembolsar, a carta com os códigos nem veio registrada e por isso não havia registro de quando exatamente ela foi entregue na minha morada e disse que não entendeu porque vocês me sugeriram de lá ir. Após sair de lá, já sem grandes esperanças mesmo assim liguei para o Registro Civil de Palmela, de onde eu tinha acabado de sair á cerca de 30 minutos atrás, e expliquei á senhora que me atendeu que ninguém se quer responsabilizar pelo reembolso, ao que ela me respondeu que o meu cartão de cidadão chegou até eles no tempo certo por isso não é culpa deles (não é culpa minha tão pouco certo ?) desligou-me a chamada dizendo que já me tinha dado a informação que eu precisava e que não podia falar pois estava a atender uma cliente. Eu pensei para mim mesma, mas eu também sou uma cliente?! Ou deixei de ser porque já paguei?! Achei o atendimento bastante rude porque a senhora que me atendeu não ofereceu opção alguma, apenas me despachou. Eu tenho viagem agendada mas poderia desmarcar e de facto esperar até á próxima Segunda-feira para ir á Loja do Cidadão conforme a funcionária que me atendeu no escritório me sugeriu antes de me mandar aos CTT, mas acho muito mal eu ter que desmarcar os meus planos e adiar uma viagem por 5 dias para poder receber 15€ antes de ir, não o vou fazer como é óbvio. Detalhe: Antes de eu sair, eu ainda perguntei á funcionária que me atendeu quanto tempo eu tenho para reclamar o reembolso, ela simplesmente não me soube dar uma informação concreta e simples, apenas disse que os reembolsos devem ser feitos o mais cedo possível logo após o ocorrido. Resumindo, é este o atendimento que temos nos Registos Civis do nosso país ? Precisa melhorar muito, vocês nem sequer enviam cartas registradas mesmo depois da pessoa pedir e pagar pelo serviço com urgência e depois quando ha atrasos com certeza os correios não se vão responsabilizar, desperdicei 15€ e honestamente eu só desejo que se tomem medidas para melhorar os vossos serviços porque deste jeito deixa muito a desejar. Que se tomem medidas para melhorar os vossos serviços e todos os serviços em Portugal que envolvam burocracias porque eu tenho a certeza que situações como esta e similares a esta acontecem todos os dias e isso significa que algo está errado e precisa mudar.
Cumprimentos.

Data de ocorrência: 14 de agosto 2019