IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Pins bloqueados por lapso

Natalina Luis
Natalina Luis apresentou a reclamação
6 de julho 2020
No dia 26 de junho procedi à alteração de morada do cartão de cidadão online. Recebi a carta com código de confirmação de morada.
Tentei efetuar, mas infelizmente coloquei o PIN da assinatura digital duas vezes e o código da nova morada em vez de colocar o código da morada anterior!! Não tinha as instruções exatas no sito onde era necessário preencher.
Os PINS do meu cartão de cidadão ficaram bloqueados.
Após diversas tentativas de contato para o número fixo 210990111 e algumas horas em espera, fui atendida.
Fiquei espantada com a resposta. Disseram-me que não é possível desbloquear os PINS por telefone nem por outro meio digital, tinha que ser presencial e que em Torres Vedras, cidade onde resido, apenas terei marcação para o fim de novembro.!!!?
Disseram-me que em lisboa poderia ser atendida mais rapidamente, no dia 8 de agosto, na baixa de lisboa!!
Estamos em plena pandemia, Lisboa é o local onde existe mais propagação e “eu fui obrigada” a aceitar ir a Lisboa desbloquear os PINS do cartão de cidadão porque necessito da assinatura digital para alguns assuntos da minha profissão.
É inadmissível esta situação. Estamos no dia 6 de julho, apenas poderei resolver o desbloqueio dos PINS em 8 de agosto e em Lisboa!!!

Ao terminar o operador disse-me que eu ia receber de imediato um mail a confirmar a minha marcação para Lisboa, passaram 40 minutos e eu ainda não recebi mail nenhum.
É incompreensível. Não faz qualquer sentido nesta altura haver uma resposta destas no sistema. Os Portugueses merecem mais do que esta resposta!!
Data de ocorrência: 6 de julho 2020