IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Reclamação de atendimento e pagamento

Vera Teixeira
Vera Teixeira apresentou a reclamação
16 de outubro 2019 (editada a 29 de outubro 2019)
Boa noite,
Hoje dia 16.10.2019 fomos ao IRN de Sintra solicitar a emissão do cartão de cidadão da nossa filha de 3 semanas. Sendo que tivemos um péssimo atendimento por parte da funcionária que não nos deu os bons dias simplesmente disse e passo a citar “ digam o que precisam” com uma grande arrogância. Para além disto mostrou-se impaciente pelo facto da nossa filha não abrir os olhos para a fotografia chegando ao ponto de fazer caretas estamos a falar de um bebé de 3 semanas. Mas o pior de tudo e o motivo da reclamação é também o facto de termos pago 15€ pelo cartão de cidadão em vez de 7,50€ isto porque os funcionários do IRN tiveram de greve de dia 23.09 ( dia em que nasceu a minha filha) até dia 04.10, sendo que, só conseguimos fazer o registo da nossa filha no dia 07.10 ( fomos a vários IRN com uma recém nascida e em nenhum estavam a fazer registos de recém nascidos apenas efetuavam a entrega dos cartões de cidadão) e desde este dia até hoje nunca havia senhas no IRN de Sintra para fazer o cartão de cidadão nem no do Cacém ao qual nos dirigimos também.Não está correto ter de pagar 15€ quando não temos culpa que tenham estado de greve. Quando questionei a funcionária por causa do valor respondeu me que já tinham passado os 20 de dias ao qual eu respondi que tinham estado de greve e não conseguimos fazer antes o cartão. E a funcionária muito arrogante respondeu passo a citar “ é um direito que nos assiste tentou nos outros lados “ respondi que sim mas que não estavam a fazer o registo dos recém nascidos e a funcionária respondeu “ aí sim afinal houve muita adesão à greve e eles a dizerem que não “ com isto não quis saber da nossa situação e cobrou-nos os 15€. Não acho correto para além do atendimento que foi péssimo, os comentários desnecessários e muito pouco profissionalismo da funcionária ter pago 15€. Nós cidadãos não temos culpa da greve. Por causa da greve só consegui tratar dos documentos referentes ao nascimento da minha filha 2 semanas após o seu nascimento e ainda sou prejudicada pela mesma instituição que provocou todo este atraso pagando o dobro do valor do cartão de cidadão sem falar que sem registo as receitas passadas pela médica que a acompanha foram todas sem comparticipação mais um prejuízo que tivemos. Todos temos direito a fazer greve mas eu também tenho o direito de reclamar e de achar de todo injusto pagar o dobro do valor pelo cartão de cidadão tendo sido já prejudicada por toda esta situação.
Data de ocorrência: 16 de outubro 2019