IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Renovação do cartão do cidadão online

Paula Sousa
Paula Sousa apresentou a reclamação
30 de abril 2020
No dia 11/3/2020, solicitei ajuda devido a não conseguir renovar online o CC do meu filho, portador de trissomia 21, Jorge Manuel Neves Martins da Ponte e Sousa. Foi muito fácil efectuar essa renovação com o meu e, portanto, não entendi como não era possível fazer com o do meu filho.
Assim, enviei emails na tentativa de arranjar solução. Entretanto, foi declarado Estado de Emergência e fiquei em casa em teletrabalho, devido à situação de risco do meu filho. Para o proteger e não ter que efectuar deslocações ao trabalho.
As respostas que obtive (muito solícitas e simpáticas) foram de que poderia haver agendamento presencial para dia 17/4/2020.
Solicitei outra data, visto que o Estado de Emergência se prolongou e não poderia sair. Informaram-me (sempre de forma muito simpática e cordial) que seria contactada para o reagendamento. Mas até hoje dia 30/04/2020 não foi feito.
Desta forma, decidi enviar contactar o Irn de novo a fim de saber o ponto de situação.
Fui contactada telefonicamente com a indicaão de que seria reagendada a marcação.
Assim foi feito para o dia 4/5/2020, às 11h30m.
Mas, na verdade o que me faz dar este passo é o seguinte:

1º - Sendo o meu filho deficiente e pessoa de risco, porque é que me fazem deslocar presencialmente e durante esta pandemia?
2º A mensagem que obtinha quando fazia o pedido online com a CDM era que não reunia as condições necessárias para efectuar o pedido. Mas que condições se é uma simples renovação sem qualquer alteração?
3º - Tendo contactado os serviços 3 vezes por email, pese embora a cordialidade com que fui atendida, explanando a situação, porque é que não me foi dada a solução e resolvido o pedido online?

São lacunas que não serão graves noutra altura, mas nesta situação actual que todos vivemos torna-se na verdade bastante muito sérias e em contradição com todas as directrizes dadas pelo governo e presidente da república.

Agora, irei com o meu filho no dia 4 de Maio próximo numa situação de risco, pois o Estado de Emergência vai ser levantado e a afluência será bastante grande a esses serviços.
Parece-me uma falha grave.

Agradeço resposta e justificação para esta situação absurda.

Data de ocorrência: 30 de abril 2020
Paula Sousa
Paula Sousa avaliou a marca
18 de dezembro 2020

Foi resolvida através de contacto por email