IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Tirar o passaporte

Anabela Fernandes
Anabela Fernandes apresentou a reclamação
7 de outubro 2019
Bom dia. Fui a estas conservatórias hoje, dia 7 de outubro de 2019, por serem o local mais próximo da minha residência para tirar o Passaporte. Fui e voltei sem nada resolver. Quando cheguei aos locais, parece que tinha caído de para-quedas em Bombaim, ou Catmandú, tal a confusão que estava nos serviços àquela hora, cerca das 9h30 da manhã. Filas para todo o lado, todas as cadeiras de dentro ocupadas, lá fora dezenas de pessoas que não cabiam no edifício... Encarei uma fila com cerca de dez pessoas à minha frente, e outras dezenas à minha volta... Tudo amontoado, tudo a "bufar", pois a fila para tirar as senhas não andava (a funcionária que tira as senhas nem estava pois tinha ido "apagar" outro fogo não sei onde). 15 minutos depois chega a minha vez de receber a senha para o passaporte. Resposta: "Já não há. Só há 15 por dia. Uma colega vem cá só para dar senhas às 7h00, da manhã"... Ou seja. Os serviços abrem às 9h00. Mas as senhas são distribuidas duas horas antes (a partir das 7h00). E só há 15!!! Quando começa o atendimento às 9h00, provavelmente já não há senhas... Já passei por algo parecido nestas conservatórias quando tive de tirar o Cartão de Cidadão, em 2018. Mas acho que não foi tão mau, embora tenha lá ido duas vezes (uma delas só para perceber como funciona...)... Ainda assim dessa vez, tirei a senha, de manhãnzinha e só a meio da tarde chegou a minha vez (pelo meio fui tratar de outros assuntos, almoçar). Mas, desta vez, constato que o serviço está ainda pior. Ou seja, em vez de melhorar, e depois de toda a polémica acerca das filas nestas conservatórias de Oeiras concretamente, continua tudo na mesma, ou pior do que há um ano. Isto é uma vergonha. Faltam funcionários para estes serviços, contratem-os. E como é possível que um serviço com tanta afluencia, só tenha atendimento das 9h às 16h? Isto não é uma administração pública digna de um país desenvolvido. Isto é indigno de toda a gente. De quem trabalha neste locais, e dos utentes, que se arriscam a ser penalizados no trabalho por perder um dia ou mais para tratar de documentos. É que nem as marcações on line (os agendamentos satisfazem). Da outra vez que fui tirar o cartao de cidadão, tinha marcação só daí a dois meses. Neste caso para o passaporte, vou precisar do documento dentro de um mês. Não posso esperar dois... Melhorem os serviços por favor, pagamos muitos impostos, e não é para isto!
Data de ocorrência: 7 de outubro 2019