IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Notária imcompetente

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
4 de dezembro 2017

Venho por este meio apresentar queixa de uma notária pelo seguinte, a minha irmã procurou a dita notária a fim de lhe passar uma procuração de doação em que eu seria o beneficiário, acontece que a procuração foi mal elaborada uma vez que na mesma deveria constar o nome do beneficiário que neste caso sou eu como assim o requer, após ter marcado escritura para a referida doação, a notária contratada informou-me que a procuração estaria errada e que não poderia fazer a escritura com a procuração como estava emitida, depois de ter falado com a minha irmã a fim de lhe comunicar que a procuração não estaria conforme, a minha irmã entrou em contacto com a notária explicando-lhe a situação e da qual recebeu a seguinte resposta,

"Boa tarde Informo que a procuração está correta, pois dá lhe poderes para doar o referido prédio, e no fim diz podendo celebrar negócio consigo mesmo, ou seja, podendo ser ele a aceitar a doação que está a ser feita. Com os melhores cumprimentos.

Após essa resposta reencaminhei a mensagem a notária contratada e pedi para que fosse marcada nova data para a escritura/doação já que segundo a notária tudo estaria bem, depois de exposto o assunto a notária contratada entrou em contacto com a colega onde a mesma reconheceu que a procuração não estaria em conformidade para o efeito, como informado.

" Boa tarde Srº João,
após conversa telefónica com a notária do Cartório Notarial de Castelo Branco sou a informar que, segundo a mesma notária, a procuração efectivamente não está em conformidade para a realização da escritura de doação.

Após essa informação falei novamente com a minha irmã a fim de ela falar com a notária para que a procuração fosse corrigida, diz-me então a minha irmã que tinha enviado dois email e que os mesmos tinham vindo devolvidos e que até suspeitava que teria sido bloqueada dando-me então os contactos para que eu a contactasse, acontece que fiz várias tentativas por email da qual ainda não recebi resposta bem como telefonicamente em que também não me atenderam.

Por estes motivos acima descritos julgo o comportamento da notária nada simpático, peço assim que me possam ajudar nesse mau serviço prestado já que paguei por uma procuração pela qual não serve para os fins que eram supostos.

Enviei a reclamação para o serviço central de notarios mas também não se dignaram responder, que belo serviço prestam ao cidadão

Data de ocorrência: 4 de dezembro 2017
Utilizador
Utilizador avaliou a marca
4 de janeiro 2018

Por sinal o inspector Drº. Celestino Almeida fez um excelente trabalho, obrigado pela rápida resolução do caso