IRN - Instituto dos Registos e Notariado

IRN - Serviços Públicos - cartão de cidadão

Marlene Pereira Roque
Marlene Roque apresentou a reclamação
18 de abril 2017

Venho por este meio descrever o meu descontentamento no atendimento ao cidadão por parte dos nossos serviços públicos de Leiria, não pretendo de forma alguma descrever qualquer tipo de nome ,mas sim toda a equipa ( com excepção da Srª Bebvinda)de forma a ajudar futuramente alguém, com situação idêntica e assim puder ter uma rápida resolução.
Dirigi-me no mês de Fevereiro a um instituto público em Leiria para fazer o cartão de cidadão do meu filho, comecei por tirar uma senha prioritária pois como tinha três anos achei que englobava no mesmo e como estava como uma situação de urgência ( já explico mais a frente ), não vi porque não.
Chamaram me e perguntaram me que idade tinha o menino para ter tirado senha prioritária, ( da forma mais simpática que possam imaginar, já na perspectiva de " tirou senha prioritária mas vamos lá ver se tem prioridade ou não..."), eu disse 3 anos, a srª riu se ironicamente e disse " só tem prioridade até aos dois". Estupidamente fiquei olhar para ela, e voltei me a sentar como se tivesse eu cometido um crime, o mais engraçado é que não estava mais nenhuma criança na sala e portanto podia ter atendido por boa vontade (um menino com 2 ou 3 anos é uma diferença, mas a srª ficou feliz de não atender e chamou logo novo número com um orgulho estupendo) , mas tudo bem,voltei para o meu lugar elá continuei sentada a aguardar a minha vez.
Eu precisava urgentemente de fazer o c.c., o interesse era meu e o lapso/falha também pois tínhamos ( a família pela 1ª vez desde que o pequenino nasceu) agendado uma viagem uma oportunidade espectacular, a um preço muito bom, tratamos de tudo inclusive o cartão de saúde europeu caso acontecesse algo ( na seg. social ), quando fomos para viajar ( e não tenho qualquer desculpa da minha culpa, eu pensava que o tinha feito é ridículo mas é verdade ), não tinha o c.c. do meu filho ( algo surreal ) e como é obvio perdemos o voo.
Fui chamada na minha vez, e pedi para fazer um cartão de cidadão com urgência, explicando a situação, o que me tinha acontecido e a pedir a/ as funcionárias ajuda de forma a ser rápido e a conseguir resolver a situação, ( pois já tinha visto bilhetes de ida para esse dia, sendo que em vez de sair as seis da manhã ( voo perdido), sairia as seis da tarde, e ainda iria usufruir da viagem planeada. ( se achavam que dava ou não)
Ironicamente responderam me, " para viajar é preciso cartão de cidadão, já deveria de saber disso", eu já me estava a " passar", mas como queria era resolver isso e ir-me embora, disse que realmente tinha sido um erro meu, e se haveria alguma forma de resolvermos isto de forma rápida, ( não queria responder na mesma moeda para não dificultar a situação, a simpatia não era nenhuma e a boa vontade também não).
Fizeram o c.c. do menino pediram me 35,00 € e responderam me amavelmente, que agora que o fosse levantar a Lisboa, que supostamente, apartir das cinco o levantava. Novo número, novo cidadão, novo atendimento.... ( tipo fábrica em linha de produção).
Tal como tinha informada, fui para Lisboa directa de Leiria, na perspectiva de tudo correr pelo melhor, e resolver isto.
Cheguei a Lisboa, expliquei novamente a situação, nunca me desculpando do meu erro, antes pelo contrário, assumindo-o e pedindo ajuda, tal como fiz em Leiria, tentado perceber se ainda conseguia realizar a viagem agendada, e vigiando sempre os preços.
Em Lisboa parecia realmente outro mundo, pessoas super atenciosas, querendo ajudar me, de tal forma que me solicitaram ( percebendo o meu stress e que o meu desespero era notável), iriam fazer excepcionalmente e devido a situação fazer um B.I. antigo, pois o C.C. só apartir das cinco ( 17H) trazido por uma estafeta, e sendo que só existia voo as seis ( 18H), poderia perde-lo também ( entre levantar c.c. ir para o aeroporto, fazer check-in... muito arriscado),pediram me para aguardar foram falar com alguém superior, explicaram a minha situação, e muito amavelmente seguiram com esta opção e solução, desta forma por vota das três e meia levantei o c.c marquei a viagem, o qual duplicou o preço, ( eu já tinha desistido o meu marido e que disse que não mas adiante), o mais caricato desta história.... Na sequência e durante o atendimento em Lisboa perguntam me se em Leiria nunca me tinham sugerido isto, se eu tinha explicado bem a situação, se elas tinham percebido que eu já tinha perdido um voo, e como tal dinheiro, muito estupefactas, muito admiradas..... eu respondi-lhes que tinha expliacado tal como lhes tinha explicado a elas em Lisboa, que inclusive a culpa era minha, e que perguntei se haveria alguma solução para esta situação, se realmente ainda conseguíamos viajar naquele dia... nada.... inclusive até a situação da senha prioritária lhes contei em Lisboa e que me mandaram sentar por o menino "passava da validade por 12 meses"..... ficaram super surpreendidas com a história mas enfim... foi a realidade
Para finalizar a bom trabalho das funcionarias de Lisboa disseram que me enviavam o c.c. para Leiria e que escusava de ir a Lisboa novamente para o levantar, e para finalizar desejaram me uma excelente viagem e Boa sorte!
Recebi um telefonema de Leiria, para ir levantar o c.c. do meu filho que tinha vindo por correio de Lisboa, pela srª Benvinda ( e desculpem nomear o nome, mas foi espectacular), tal como combinado foi levantar o memo e não sei a que propósito surgiu em conversa e acabei por falar na situação.... a srª respondeu-me muito admirada porque não me tinham feito um cartão antigo ( B.I. ) em Leiria? Respondi-lhe que isso foi o que me tinham feito em Lisboa.. a Srª voltou a insistir se eu tinha explicado a situação, que já tinha perdido um voo??? Voltei a dizer que sim... e com atendimento tinha sido até a despachar e passo a expressão como se eu fosse " burrinha", " atrasadinha".... enfim
A razão pela qual descrevo tanto a situação e até me expandi e para tentarem imaginar a situação ( nem que seja só por momentos), não pretendo desculpar-me, ou sequer tiara a minha desculpa, aliás parece surreal, ( cheguei a viajar antes do meu filho nascer sei que é preciso c.c. e sinceramente pensei que já o tivesse feito o dele ... culpada nada acrescentar).
A razão pela qual reclamo é para que como serviço do cidadão, o que menos houve foi tentar ajudar o cidadão como serviço do estado, assim como um serviço pago, e que dá a estas pessoas um emprego, um vencimento e acima de tudo, um emprego com direitos ( 22 dias de férias ( é de lei mas nem todos têm), 40 horas semanais ( é de lei mas a quem faça bem mais e ganha o mesmo), 5 dias por semana, vencimento todos os meses certinho e direitinho, ADSE ( nós nem médico de família)... enfim não vou descrever mais
Acho que as pessoas deviam ser boas profissionais, perceber a entidade pública ( serviço ao cidadão- Estado, serviço Público) para que trabalham, tal como qual a função deles ( ajudar o cidadão) pois e graças ao mesmo que têm emprego e vencimento para cumprir as suas obrigações pessoais.
Pretendo com esta reclamação vir a ajudar alguém que passe por uma situação igual ou idêntica assim como a melhorar o atendimento do serviço público, caso os trabalhadores sejam chamados a razão, ao bom senso, a humildade e a boa vontade, pois nunca sabemos quando precisamos " do outro", em qualquer situação ou noutro atendimento qualquer público ou privado.
Desde já muito Obrigada pelo tempo dispensado, e embora não mude o mundo espero mudar alguma coisa.
Cordiais Cumprimentos,

Atenciosamente