Instituto de Soldadura e Qualidade

ISQ - Inspeção de gás

Maria do Carmo Montanha
Maria Montanha apresentou a reclamação
25 de setembro 2018

No dia 31 de agosto de 2018, veio um técnico do ISQ, fazer uma inspeção de gás, no âmbito da minha adesão à EDP Funciona, cujo relatório nº 014744/2018 aprova os meus aparelhos e instalação. Acontece que ficou um cheiro a gás insuportável na escada do prédio, o que alarmou todos os vizinhos e me fez chamar o piquete de emergência. Foi detetada um fuga de gás na consequência de um erro grosseiro do técnico do ISQ, que danificou uma anilha que estanca a passagem de gás no cano.

Data de ocorrência: 25 de setembro 2018
ISQ
28 de setembro 2018
Exma. Sra. Maria do Carmo Montanha,

Acusamos a recepção da sua reclamação, a qual será merecedora da nossa maior atenção. Após análise do exposto, enviaremos a nossa resposta.

Grata pela atenção.
Catarina Rodrigues
Gestora de Sistemas de Gestão
ISQ
8 de outubro 2018

A inspeção efetuada pelo ISQ, atesta a condição da instalação no dia 31 de Agosto de 2018 e que à hora da inspeção mereceu por parte do nosso inspetor a aprovação da instalação, nomeadamente no que à estanquidade se refere.
Relativamente aos factos que relata, o procedimento de inspeção indica que após a realização da inspeção e reposição do respetivo abastecimento à rede de utilização de gás, deve ser verificada a estanquidade das ligações com solução espumífera, nomeadamente as do contador referidas na reclamação que apresenta.

Dado que o inspetor que realizou a inspeção reclamada por V. Exa foi dispensado pelo ISQ, não temos como validar os acontecimentos nesse dia.

Lamentamos os acontecimentos ocorridos e encontramo-nos disponíveis para minimizar os incómodos relatados.

Aproveitamos para reforçar a informação de que as inspeções de gás realizadas pelos nossos inspetores obedecem a um conjunto de rigorosos procedimentos escritos, os quais são aprovados pela DGEG e auditados anualmente não só pelo IPAC no âmbito do referencial normativo NP EN ISO/IEC 17020 (entidade acreditadora do organismos de inspeção de Gás do ISQ)como também pela APCER no âmbito dos referenciais normativos NP EN ISO 9001 e NP 4397:2008 (entidade Certificadora da Qualidade e Segurança e Saúde no Trabalho).

Encontrando-nos desde já disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.

Eng. Maria João Franco
Diretora Técnica GÁS
Maria do Carmo Montanha
Maria Montanha avaliou a marca
5 de novembro 2018

Apesar do reconhecimento desta empresa, acho que justificar que "o técnico já não trabalha connosco, por isso não podemos avaliar a inspeção que fez" na minha casa, não é desculpa suficiente. Podia ter havido uma explosão ou intoxicações nos habitantes do prédio. É fazer pouco. Não avancei porque já percebi que neste país, parece que nada vale a pena do lado do consumidor, e neste momento, não preciso de me aborrecer mais.