Performance da Marca
82.8
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
97,6%
Média das Avaliações
40,8%
Taxa de Retenção de Clientes
28,8%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
APR - Apple Premium Reseller
  • A loja iStore é uma a APR - Apple Premium Reseller e comercializa produtos Apple e acessórios relacionados.

  • 225072261
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@istore.pt

iStore - Bateria defeituoso - macbook pro 14' m1

Resolvida
André Antunes
André Antunes apresentou a reclamação
29 de maio 2023
Venho por este meio reportar a minha insatisfação perante o procedimento tomado.
No passado dia 16 de abril de 2023, desloquei-me à loja do Forum Coimbra, para adquirir um MacBook Pro 14' M1. Fui extremamente bem atendido e tive uma venda que correu nos seus conformes.

Após duas semanas de uso, reparo que a bateria aguenta menos tempo do que aguentava no início, com a mesma carga de utilização e tinha que carregar o equipamento duas vezes ao dia. Com isto, por expontânea curiosidade, decidi correr um teste de bateria superficial e verificar, numa aplicação de terceiros (coconutBattery), qual a percentagem de bateria máxima. Em ambos os testes, com 19 ciclos, verificou-se uma percentagem de bateria máxima de 94,5%. Achei estranho e decidi contactar de imediato o Suporte da Apple. A mesma recomendou-me passar numa das vossas lojas e efetuar o respetivo teste.

No dia 5 de maio de 2023, tive disponibilidade e desloquei-me à loja do Forum Coimbra para efetuar o respetivo teste. No fim de realizar o teste, o técnico repara que sim, efetivamente a bateria não estava a 100% (obteu-se um valor de 97%), mas para meu espanto, em vez de ajudar o cliente que comprou um artigo novo e defeituoso, disse que o vosso Software era incerto (não era 100% viável) e o coconutBattery, não é da Apple, logo não poderia ser tomado em conta. Senti uma ajuda e ao mesmo tempo, descartou qualquer anomalia no equipamento.
Agora vejamos, um equipamento com 15 dias e 19 ciclos de carregamento, baixa 3-4% na capacidade máxima? Por esta lógica, chego ao final do ano com 0% de capacidade máxima…

Gostaria de reparar o meu equipamento ou obter um equipamento novo, uma vez que comuniquei que o mesmo estava defeituoso à Apple e a vocês dentro dos 30 dias legais e segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, o consumidor, tem o Direito de Rejeição, podendo este escolher solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato, quando o defeito se manifesta no prazo de 30 dias após a entrega do bem, como prevê o art. 16.º, "Nos casos em que a falta de conformidade se manifeste no prazo de 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato.".

O consumidor poderá escolher livremente entre a reparação e a substituição, como prevê o art. 15.º-2, "O consumidor pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, salvo se o meio escolhido para a reposição da conformidade for impossível ou, em comparação com o outro meio, impuser ao profissional custos desproporcionados(...)".

Posto isto e caso, eu, o consumidor, desejar reparar o mesmo, estou ao abrigo do art. 18º.-2-b, "Num prazo razoável a contar do momento em que o profissional tenha sido informado pelo consumidor da falta de conformidade;" e o 18º.-2-c, "Sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza dos bens e a finalidade a que o consumidor os destina.". Contudo, o procedimento proposto por vós demora 5 dias úteis e o bem precisa de ser formatado de fábrica, levando à perda total dos dados pertencentes ao consumidor, sendo este um grave inconveniente para o mesmo.

Mais informo que nos Termos e Condições, presentes no vosso Website (https://www.istore.pt/termos-e-condicoes) até à data, o que foi supramenciado, encontra-se no art. 10º-6, "Verificada a existência da desconformidade pelo departamento competente, e não se devendo esta a má utilização ou a qualquer outra causa imputável ao consumidor ocorrida após a entrega, a ISTORE, S.A. assegura a reparação ou substituição do bem, redução do preço ou resolução do contrato nos termos e condições definidas nas disposições legais em vigor. Em qualquer caso, é possível optar diretamente pela substituição do bem ou pela resolução do contrato quando a falta de conformidade se manifeste nos primeiros 30 dias a contar da entrega do bem.".

Aquando esta presente reclamação, dirigi-me à loja do Forum Coimbra, novamente, onde obtive um ótimo atendimento e suporte, mas continuámos no mesmo impasse, onde os testes intensivos ao MacBook, reveleram uma boa bateria, mas a percentagem desta já se encontrava a 95% (já só focando nestes diagnósticos desceu 2%, em questão de 24 dias) e um valor no coconutBattery de 92,7%. Explicável ou não, insinuram que se tratava de um bem consumível, pelo que o mesmo não poderia ser tomado em conta como defeituoso, sem resultados em contrário nos testes. Efetuo um bom carregamento do MacBook e uma carga diária normal, pelo que, por este "andar", irei mesmo ficar prejudicado com a Bateria do mesmo.

Como poderão insinuar que a aplicação coconutBattery, é de terceiras e não deverá ser tomada em conta, segue-se abaixo o output do comando "ioreg -w0 -l | grep Capacity", comando este nativo do Sistema Operativo MacOS.
Dia 05/05/2023:
- "CycleCount" = 19
- "MaxCapacity" = 100
- "DesignCapacity" = 6075
- "AppleRawMaxCapacity" = 5742

Dia 29/05/2023 (data da presente reclamação):
- "CycleCount" = 33
- "MaxCapacity" = 99
- "DesignCapacity" = 6075
- "AppleRawMaxCapacity" = 5633

Efetuando cálculos básicos de matemática, obtém-se:
- Dia 05/05/2023: (5742/6075) * 100 = 94,5% de capacidade máxima do equipamento.
- Dia 29/05/2023: (5633/6075) * 100 = 92,7% de capacidade máxima do equipamento.
Nota: Na semana de 19 a 26 de maio de 2023, o computador não foi mexido.

Só tendo por base esta informação, numa bateria com um mês e meio de uso, deparamo-nos com um decréscimo enorme, na sua vida útil, não podendo ser utilizado o facto de utilização diária e carregamento da mesma. Aproveito para informar que a presente bateria, foi fabricada no dia 26/09/2022, tendo esta 245 dias, a contar da data desta reclamação.

Agradeço uma rápida resolução deste incidente.

Sem mais nenhum assunto,
Subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

André Antunes
Data de ocorrência: 29 de maio 2023
iStore
30 de maio 2023
Estimado André Antunes,

Recebemos a reclamação número 93544723, que mereceu a nossa melhor atenção e que desde já lamentamos.

Vamos entrar em contacto consigo com urgência para podermos ajudar a resolver esta questão!

Atentamente, iStore
André Antunes
30 de maio 2023
Grato pela atenção,
Aguardo por um contacto breve.

Cumprimentos,
André Antunes
iStore
27 de junho 2023
Estimado cliente, André Antunes,

Antes de mais apresentamos a nossas sinceras desculpas pela demora na resolução da reclamação número 93544723.

Conforme falado telefonicamente, aguardamos a sua visita à nossa loja física.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, até breve.
Equipa de Apoio ao cliente – IStore
André Antunes
29 de junho 2023
A mesma ainda não se encontra resolvida, agradecia que não a voltassem a fechar.
Agradeço que aguardem informações da loja.
iStore
26 de julho 2023
Caro cliente,

Reiteramos que no resultado dos testes efetuados não encontramos qualquer anomalia mas estamos dispostos a voltar a analisar o equipamento se assim o entender.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, até breve.
Equipa de Apoio ao cliente – IStore
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.