82.8
APR - Apple Premium Reseller
  • A loja iStore é uma a APR - Apple Premium Reseller e comercializa produtos Apple e acessórios relacionados.

• Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@istore.pt

iStore - Bateria defeituoso - macbook pro 14' m1

André Antunes apresentou a reclamação
29 de maio 2023
Venho por este meio reportar a minha insatisfação perante o procedimento tomado.
No passado dia 16 de abril de 2023, desloquei-me à loja do Forum Coimbra, para adquirir um MacBook Pro 14' M1. Fui extremamente bem atendido e tive uma venda que correu nos seus conformes.

Após duas semanas de uso, reparo que a bateria aguenta menos tempo do que aguentava no início, com a mesma carga de utilização e tinha que carregar o equipamento duas vezes ao dia. Com isto, por expontânea curiosidade, decidi correr um teste de bateria superficial e verificar, numa aplicação de terceiros (coconutBattery), qual a percentagem de bateria máxima. Em ambos os testes, com 19 ciclos, verificou-se uma percentagem de bateria máxima de 94,5%. Achei estranho e decidi contactar de imediato o Suporte da Apple. A mesma recomendou-me passar numa das vossas lojas e efetuar o respetivo teste.

No dia 5 de maio de 2023, tive disponibilidade e desloquei-me à loja do Forum Coimbra para efetuar o respetivo teste. No fim de realizar o teste, o técnico repara que sim, efetivamente a bateria não estava a 100% (obteu-se um valor de 97%), mas para meu espanto, em vez de ajudar o cliente que comprou um artigo novo e defeituoso, disse que o vosso Software era incerto (não era 100% viável) e o coconutBattery, não é da Apple, logo não poderia ser tomado em conta. Senti uma ajuda e ao mesmo tempo, descartou qualquer anomalia no equipamento.
Agora vejamos, um equipamento com 15 dias e 19 ciclos de carregamento, baixa 3-4% na capacidade máxima? Por esta lógica, chego ao final do ano com 0% de capacidade máxima…

Gostaria de reparar o meu equipamento ou obter um equipamento novo, uma vez que comuniquei que o mesmo estava defeituoso à Apple e a vocês dentro dos 30 dias legais e segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, o consumidor, tem o Direito de Rejeição, podendo este escolher solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato, quando o defeito se manifesta no prazo de 30 dias após a entrega do bem, como prevê o art. 16.º, "Nos casos em que a falta de conformidade se manifeste no prazo de 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato.".

O consumidor poderá escolher livremente entre a reparação e a substituição, como prevê o art. 15.º-2, "O consumidor pode escolher entre a reparação ou a substituição do bem, salvo se o meio escolhido para a reposição da conformidade for impossível ou, em comparação com o outro meio, impuser ao profissional custos desproporcionados(...)".

Posto isto e caso, eu, o consumidor, desejar reparar o mesmo, estou ao abrigo do art. 18º.-2-b, "Num prazo razoável a contar do momento em que o profissional tenha sido informado pelo consumidor da falta de conformidade;" e o 18º.-2-c, "Sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza dos bens e a finalidade a que o consumidor os destina.". Contudo, o procedimento proposto por vós demora 5 dias úteis e o bem precisa de ser formatado de fábrica, levando à perda total dos dados pertencentes ao consumidor, sendo este um grave inconveniente para o mesmo.

Mais informo que nos Termos e Condições, presentes no vosso Website (https://www.istore.pt/termos-e-condicoes) até à data, o que foi supramenciado, encontra-se no art. 10º-6, "Verificada a existência da desconformidade pelo departamento competente, e não se devendo esta a má utilização ou a qualquer outra causa imputável ao consumidor ocorrida após a entrega, a ISTORE, S.A. assegura a reparação ou substituição do bem, redução do preço ou resolução do contrato nos termos e condições definidas nas disposições legais em vigor. Em qualquer caso, é possível optar diretamente pela substituição do bem ou pela resolução do contrato quando a falta de conformidade se manifeste nos primeiros 30 dias a contar da entrega do bem.".

Aquando esta presente reclamação, dirigi-me à loja do Forum Coimbra, novamente, onde obtive um ótimo atendimento e suporte, mas continuámos no mesmo impasse, onde os testes intensivos ao MacBook, reveleram uma boa bateria, mas a percentagem desta já se encontrava a 95% (já só focando nestes diagnósticos desceu 2%, em questão de 24 dias) e um valor no coconutBattery de 92,7%. Explicável ou não, insinuram que se tratava de um bem consumível, pelo que o mesmo não poderia ser tomado em conta como defeituoso, sem resultados em contrário nos testes. Efetuo um bom carregamento do MacBook e uma carga diária normal, pelo que, por este "andar", irei mesmo ficar prejudicado com a Bateria do mesmo.

Como poderão insinuar que a aplicação coconutBattery, é de terceiras e não deverá ser tomada em conta, segue-se abaixo o output do comando "ioreg -w0 -l | grep Capacity", comando este nativo do Sistema Operativo MacOS.
Dia 05/05/2023:

- "CycleCount" = 33
- "MaxCapacity" = 99
- "DesignCapacity" = 6075
- "AppleRawMaxCapacity" = 5633

Efetuando cálculos básicos de matemática, obtém-se:
- Dia 05/05/2023: (5742/6075) * 100 = 94,5% de capacidade máxima do equipamento.
- Dia 29/05/2023: (5633/6075) * 100 = 92,7% de capacidade máxima do equipamento.
Nota: Na semana de 19 a 26 de maio de 2023, o computador não foi mexido.

Só tendo por base esta informação, numa bateria com um mês e meio de uso, deparamo-nos com um decréscimo enorme, na sua vida útil, não podendo ser utilizado o facto de utilização diária e carregamento da mesma. Aproveito para informar que a presente bateria, foi fabricada no dia 26/09/2022, tendo esta 245 dias, a contar da data desta reclamação.

Agradeço uma rápida resolução deste incidente.

Sem mais nenhum assunto,
Subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 29 de maio 2023
30 de maio 2023
Estimado André Antunes,

Recebemos a reclamação número 93544723, que mereceu a nossa melhor atenção e que desde já lamentamos.

Vamos entrar em contacto consigo com urgência para podermos ajudar a resolver esta questão!

Atentamente, iStore
30 de maio 2023
Grato pela atenção,
Aguardo por um contacto breve.

27 de junho 2023
Estimado cliente, André Antunes,

Antes de mais apresentamos a nossas sinceras desculpas pela demora na resolução da reclamação número 93544723.

Conforme falado telefonicamente, aguardamos a sua visita à nossa loja física.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, até breve.
Equipa de Apoio ao cliente – IStore
29 de junho 2023
A mesma ainda não se encontra resolvida, agradecia que não a voltassem a fechar.
Agradeço que aguardem informações da loja.
26 de julho 2023
Caro cliente,

Reiteramos que no resultado dos testes efetuados não encontramos qualquer anomalia mas estamos dispostos a voltar a analisar o equipamento se assim o entender.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, até breve.
Equipa de Apoio ao cliente – IStore