82.8
APR - Apple Premium Reseller
  • A loja iStore é uma a APR - Apple Premium Reseller e comercializa produtos Apple e acessórios relacionados.

• Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@istore.pt

iStore - Não cumprimento do direito legal de devolução de dinheiro

Marta Garrido apresentou a reclamação
23 de junho 2022
Quero reclamar formalmente sobre o produto que me foi vendido na loja da istore do Parque Nascente, e da forma negligente, nada profissional e constante tentativa de me enganar, do serviço prestado.

1. Em novembro de 2020 adquiri na loja do Parque Nascente um iPhone SE de segunda geração. Apesar de venderem equipamentos recondicionados a preços mais competitivos, decidi adquirir um equipamento novo, em primeira mão.

2. Em março de 2021, cerca de 3 meses após a compra, o telemóvel deixou de funcionar. Apareceu uma mensagem a indicar que o equipamento tinha uma bateria falsa e deixou de funcionar normalmente. Mantinha-se ligado apenas por poucos minutos sem atividade e desligava-se quando atendia uma chamada ou manuseava. Era impossível de o utilizar.
Desloquei-me à vossa loja no Gaia Shopping a pedir esclarecimento sobre o que se estava a passar com o meu telemóvel que comprei novo e que me indicava agora que tinha uma bateria falsa e tinha deixado de funcionar.
Disseram-me que o telemóvel apresentava uma lasca no canto superior do visor e que apesar de pequena e nada ter que ver com o que o telemóvel se queixava que não o poderiam colocar na garantia.
Para poder avançar com a garantia teria que colocar um visor novo com um custo de cerca de 140€.

Fiquei obviamente perplexa com o que me estava a ser proposto visto que o meu telemóvel se queixava de ter uma bateria não original. Toda a comunicação feita era numa tentativa de me manipular, tentado ultrapassar a lei portuguesa.
A minha queixa era que comprei um equipamento novo na vossa loja que me indica que tem uma peça falsa e vocês dizem-me que tenho que gastar cerca de 140€ para verificar. Para além de a queixa nada ter que ver com a pinta no canto superior direito do visor.

Escrevi no livro de reclamações da loja e até ao momento não obtive resposta à reclamação feita.

3. Desloquei-me à loja onde comprei o equipamento para resolver esta situação, a loja do Parque Nascente, e após muito insistência minha aceitaram ver o telemóvel e disseram-me que o telemóvel não tinha nada que apenas tinham feito uma reinstalação do sistema operativo e que o problema tinha desaparecido. Fizeram isto sem qualquer custo porque constataram que o problema nada tinha que ver com o visor e que a minha reclamação era sobre a falsa bateria.

4. Em Maio de 2021 voltou a aparecer o problema. O telemóvel deixou de funcionar aparecendo a mesma mensagem de que a bateria era falsa.
Fui novamente à loja do Parque Nascente para verificarem o equipamento e tentaram novamente cobrar-me para analisarem o telemóvel com a indicação de bateria falsa. Sendo um telemóvel novo comprado nas vossas instalações claramente me deixou bastante desconfortável. O próprio equipamento a queixar-se e eu a começara. Acreditar que me venderam um telemóvel recondicionado ou mexido em vez de um novo tal como contratei e paguei.

Novamente foi muito difícil comunicar convosco tentando por várias vezes converter-me a colocar um visor novo no telemóvel para verificarem o que se passava. Após várias “chatices” que me incomodaram bastante e cada vez me deixavam mais desconfortável e desconfiada do serviço prestado, aceitaram ver novamente o meu telemóvel.

No final de Agosto fui contactada telefonicamente pelo técnico que analisou o telemóvel a dizer que o equipamento que me venderam tinha defeito sem solução e que teriam que me dar um novo equipamento. Para poderem dar-me um novo equipamento teria que substituir o visor do telemóvel com defeito irreparável com um custo de 139,99€.
Isto pareceu-me bizarro, no minimo. Então vão colocar um visor novo num equipamento que vai para o lixo?
Isto não faz sentido ambientalmente nem financeiramente (para vocês financeiramente compreendo que faça muito sentido).
Pedi para me enviar um email com tudo por escrito.

A troca de emails com o departamento técnico da iStore prova as constantes tentativas de me enganar, chegando a um ponto em que o técnico refere o seguinte: "Relativamente à questão colocada, é debitado o valor do componente em virtude dos danos existentes, não será colocado um écran num equipamento danificado."
Portanto, que me iriam cobrar por uma componente e serviço que não iriam prestar. O que referia desde o inicio é aqui comprovado. A necessidade do novo visor era falsa porque não iriam colocar e iria ter direito à garantia na mesma.
Para além de não serem claros nos relatórios que escrevem.
Novamente, senti que me estavam a tentar enganar.

5. Após pagar o novo visor contra a minha vontade, o que deixei explicito, e sentindo-me mais uma vez enganada disseram-me que poderia ir à loja levantar o novo telemóvel.
Acrescento aqui que a fatura emitida referente a este serviço não tem no descritivo que foi um visor mas sim adiantamento.

Lá fui e qual não foi o meu espanto, para não dizer choque, quando me entregam um telemóvel aberto, cheio de bolhas de ar por baixo dos plásticos que o protegem, claramente violado. Questionei o funcionário o que era aquilo que não era um telemóvel novo. Disse-me que sim, era novo e que tinham aberto apenas para verificar se estava tudo bem.
Eu disse que o telemóvel novo que comprei vinha numa caixa fechada e inviolável e que este era um telemóvel aberto e que não era novo. Mais uma vez a minha desconfiança era total.
Como poderia uma loja estar a dizer-me que era um telemóvel novo quando claramente não era.
Não aceitei o equipamento e pedi para falar com a gerência.
A gerência após insistência minha disse-me que o telemóvel não era novo, era recondicionado e que era o modo de trabalhar deles.

Mais uma vez sentido enganada. Sempre a tentarem enganar-me.
Todos os meus direitos enquanto consumidor a serem violados.

6. No dia 12 de outubro de 2021 estive na loja do Parque Nascente e falei com o gerente da loja, André Alves a quem comuniquei que queria resolver o contrato de venda e que me fosse devolvido do montante do telemóvel que adquiri e que me foi vendido com defeitos de fabrico.
Até à data de hoje não me foi dada qualquer resposta e não me foi feita a restituição do montante do telemóvel que, ainda têm em vosso poder.
Foi-me indicado pelo próprio que seria contactada pelo departamento legal mas até à data não recebi qualquer contacto e estou privada do equipamento que adquiri, um iPhone SE (2.ª geração).

Como dei conhecimento pessoalmente ao gerente da vossa loja e que também deixei por escrito em email enviado dia 13/10/2021, não aceitava o que me estavam a propor – entrega de um telemóvel em segunda mão ou Lao que aquilo é – e que o que o que pretendia era a resolução do contrato, e que me fosse devolvido o montante que pague pelo equipamento.

Como é certamente do seu conhecimento, a lei portuguesa prevê estas situações e o direito que tenho em garantia é a escolha entre uma das seguintes opções:
• reparação
• substituição
• redução adequada do preço
• resolução do contrato

A minha decisão é a resolução do contrato.
Quero que me seja devolvido, com a maior brevidade possível, o valor do equipamento estragado.

Assim, exijo que me indiquem em que dia devo dirigir-me à loja, ou outra forma combinar, para entregar a embalagem original com os restantes componentes, (visto que têm o telemóvel em vosso poder desde o dia 24 de Agosto), para que me seja devolvido o montante de 499€.

Apesar de em loja ter tentado convencer-me de que não tinha os direitos que indiquei que tinha e que a Apple não trabalhava desta forma (seja lá que isto quer dizer), partilho consigo a página da Direção Geral do Consumidor, do Governo Português sobre a lei das garantias e ainda as páginas dos decretos-lei.

Direção Geral do Consumidor

Diário da República Portuguesa
Decreto-Lei n.º 84/2008

Diário da República Portuguesa
Decreto-Lei n.º 67/2003

Governo Português

Por mais incrível que possa parecer, estou a fazer reclamações deste equipamento desde o dia 15 de Março de 2021 e que toda esta situação já me causou e continua a causar um enorme transtorno.
Neste período de tempo tive uma gravidez de risco, parto e pós-parto que me impossibilitou de exigir com mais força que os meus direitos fossem cumpridos.
Isto que estou. referir é completamente errado porque as queixas e reclamações que fiz deveriam ter sido tratadas com todos s meus direitos respeitados e não exigirem que eu tenha que ter capacidade para me chatear mais e exigir com mais força o óbvio.

Já passou mais de um ano e vocês têm o meu equipamento, não responderam às minhas reclamações e remetem-se ao silêncio.
Isto é inadmissível.

Não compreendo como uma marca com um posicionamento destes tem um pós venda com esta falta de qualidade. As interações que tive com a iStore têm sido pautadas pela constante sensações de tentativa de me enganarem e violarem os meus direitos, para além de constantemente ignorarem os meus contactos e não darem resposta às minhas reclamações.

Aguardo uma resposta urgente a esta reclamação e exijo a sua resolução imediata.

Data de ocorrência: 23 de junho 2022
iStore
23 de junho 2022
Estimado cliente, Marta Garrido.

Informamos que recebemos a sua reclamação número 76708022, no dia 2022-06-23, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – IStore
Cara iStore,

Já fiz uma reclamação no vosso livro de reclamações em março de 2021 ao qual não obtive resposta até ao dia de hoje.
Já reclamei com o gerente da loja do Parque Nascente em Outubro de 2021 e não obtive resposta até ao dia de hoje.
Disse-me que seria contactada pelo departamento jurídico em Outubro de 2021 e não obtive resposta até ao dia de hoje.
Enviei um reclamação por email ao provedor da iStore no passado dia 14 de junho à qual ainda não obtive resposta.

"Encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível." Não tem sido suficiente.
Não só aguardo, como exijo uma resposta urgente!
Têm o meu equipamento em vossa posse desde Agosto de 2021 e não me dizem nada!!! Ignoram-me e não me respondem.
29 de junho 2022
Estou a aguardar uma resposta vossa. Amanhã faz uma semana que fiz a reclamação e ainda não me foi dada qualquer resposta ou feito qualquer tipo de contacto no sentido de resolver o problema.
Estou há meses à espera da resolução do contrato e da devolução do dinheiro.
iStore
5 de julho 2022
Estimado cliente, Marta Garrido.

A situação que nos reportou foi reencaminhada para o departamento responsável, e após analisarmos a mesma informamos que a iStore não se recusou a nada, a decisão de reparação do equipamento foi tomada por si, sendo que depois de aceitar a reparação do equipamento é que decidiu a resolução do contrato mas a mesma já não seria possível.
Informamos também que prestamos todos os esclarecimentos necessários por email, por isso damos a reclamação por resolvida.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – IStore
6 de julho 2022
Caros Senhores.

A vossa resposta nada tem que ver com o que foi reportado.
Aconselho a que voltem a analisar devidamente a reclamação que fiz.

O equipamento NÃO FOI REPARADO. Segundo o que vocês me indicaram por telefone e em loja o equipamento não tinha reparação e teria que ser substituído por um novo. Transcrevo aqui o relatório que vos enviei e que parece que não leram "Após diagnóstico, confirmamos as anomalias relatadas, verificando-se adicionalmente uma anomalia com o Wi-Fi, sendo que esta última implica a substituição completa do equipamento. A resolução do problema será coberta pela Apple, mas no entanto, dados os danos encontrados no equipamento, terá que ser debitado o valor do componente danificado." – (Autorização de intervenção técnica 24001409).

Quando me dirigi à vossa loja para levantar o suporto novo telemóvel verifiquei que não era novo e não o aceitei.
Pedi a resolução do contrato e a devolução do dinheiro tal como tenho direito.

Assim, o que vocês escreveram não constitui a verdade porque eu não aceitei a reparação do equipamento porque o mesmo não tinha reparação possível.
Assim como também não constitui a verdade que "a iStore não se recusou a nada". A iStore está a recusar-se a resolver o contrato e a devolver-me o valor do equipamento por incumprimento do contrato da vossa parte à qual tenho o direito e é bem claro na lei portuguesa. Esta resposta é mais uma prova disso porque efetivamente continuam a não o fazer.

Solicito que voltem a analisar a minha reclamação devidamente e que seja dada uma resposta de acordo com a verdade e com o que foi reclamado.

Volto a salientar a urgência na resposta porque estou há mais de um ano a fazer queixa do equipamento e relembro que têm o meu equipamento em vosso poder desde Agosto de 2021!!!!!
6 de julho 2022
Acrescento ainda que não prestaram todos os esclarecimentos necessários por email, e que aliás, nem respondem aos meus emails de reclamação. Tive que vir publicamente a esta página escrever para se verem obrigados a responder-me.

Fui ainda obrigada a fazer mais uma reclamação por escrito para o vosso email provedor@istore.pt, no passado dia 14 de junho ao qual não se dignaram a responder.

"por isso damos a reclamação por resolvida." Infelizmente não podem dar como resolvida uma reclamação que não resolveram, simplesmente porque o escrevem ou porque o desejam.
Responderem a um email e a uma reclamação a dizer que por vocês está resolvido não a resolve.
Não é assim que funciona.

A minha reclamação continua sem resposta e por resolver.
6 de agosto 2022
Visto que a iStore continua a recusar o meu direito, à resolução do contrato e a não dar respostas válidas à minha queixa fiz reclamação no livro de reclamações online.
Já fiz duas reclamações e continuam a recusar o obvio, insinuando que eu mudei de ideias, o que não constitui a verdade.
O que constitui a verdade é que a empresa está constantemente a tentar enganar-me e mesmo apresentando provas da sua má conduta, tentam atirar areia e recusar a evidencia.
A evidência é que me tentaram dar em troca um telemovel recondicionado quando o que comprei foi um telemovel. Enganaram-me por telefone, email e ainda em loja, de que o telemovel que me iam e estavam a dar era um telemóvel novo que não aceitei.
O que escolhi das opções que me são legalmente dadas para escolher foi a livre resolução do contrato. A iStore está a recusar-me esse direito.

Esta situação não está resolvida e a empresa iStore recusa-se a resolve-la como a lei o prevê.
22 de agosto 2022
Continuo a aguardar uma resposta e que me devolvam o dinheiro.
Continuam a recusar o meu direito de resolução de contrato e não respondem à minha reclamação nem arranjam uma solução.
Marta Garrido avaliou a marca
3 de outubro 2022

A empresa iStore SA não é de confiança porque não respeita a lei portuguesa e não cumpre os contratos de venda. Para além disso, não respeita o cliente não respondendo às reclamações e ainda as ignorando e recusa, apesar de não terem razão e de a lei portuguesa ser muito clara no seu cumprimento. A iStore SA não está a cumprir a lei das garantias. Não recomendo e não aconselho a compra de produtos nas lojas desta empresa.