Motor Village Portugal
Motor Village Portugal
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
24,1%
Tempo Médio de Resposta
3,4%
Taxa de Solução
24,1%
Média das Avaliações
28,9%
Taxa de Retenção de Clientes
22,2%
Ranking na categoria
FCA Motor Village Portugal S.A.

Motor Village Portugal - Reparação de defeito de fabrico negado pela Alfa Romeo

Sem resolução
Fernando Roque
Fernando Roque apresentou a reclamação
14 de outubro 2019 (editada a 14 de outubro 2019)
Boa tarde,
Venho por este meio fazer uma (nova) reclamação da Alfa Romeo relativo ao defeito de fabrico que é possível verificar no meu automóvel.
O veículo é de 2011 e ao longo do tempo foi possível verificar uma constante degradação do tablier na zona do airbag do passageiro.
Como é possível ver pela fotografia em anexo, o tablier encontra-se num estado inadmissível e a Alfa Romeo, em Julho de 2019, não assumiu a responsabilidade uma vez que o carro tinha 188 mil km.
Ora, considero que o número de km que o carro realizou não é um motivo consistente para a origem do problema, aparentando que tal justificação serve apenas de pretexto para a marca não se responsabilizar.
Caso esse fosse realmente o problema, a marca teria assumido total responsabilidade quanto, em Agosto de 2017, expus pela primeira vez a situação à marca.
Na verdade, embora dessa vez o problema ainda não fosse tão extremo, a verdade é que a Alfa Romeu se disponibilizou para pagar apenas 50% do problema (dizendo-me que, caso a última revisão tivesse sido feita na marca, contribuiria com 75% do valor do tablier).
Isto significa, por um lado, que a Alfa Romeu sabe que já em 2017 era possível verificar que algo de errado se passava com o tablier na zona do airbag do passageiro, uma vez que estava inchado, e que, de alguma forma, assumia que a responsabilidade cabia à própria Alfa Romeu e nada tinha que ver com o número de quilómetros feitos.
Por outro lado, demonstra também que a Alfa Romeu tentou minorar o seu prejuízo, assumindo apenas 50% dos danos e, fazendo depender a sua responsabilidade do facto de a última revisão ter ou não sido feita na marca, e pretendendo que eu pagasse cerca de 1.200,00 euros correspondentes aos restantes 50%, facto que não aceitei.
Sendo um defeito de fabrico, deve ser a marca a assumir toda a responsabilidade pelo mesmo ao abrigo da Lei do Produtor.
Neste momento o tablier já está descolado e levantado nessa mesma zona e é mesmo possível ver-se o airbag.
Num carro de 2011, que nunca teve qualquer sinistro e que sempre foi bem tratado, considero inadmissível que a Alfa Romeo considere plausível que esta situação aconteça sem assumir de imediato esta responsabilidade, preferindo assim deixar o veículo exposto a poeiras e lixo que poderão, no limite, até ser lançadas ao passageiro em caso de um sinistro.
Esta situação é inadmissível e penso que pode mesmo tornar-se um perigo para ocupantes do lugar do passageiro.
Assim sendo, venho pela última vez tentar uma resolução amigável da situação.
Data de ocorrência: 14 de outubro 2019
Fernando Roque
14 de outubro 2019
Fotografia onde se pode observar a exposição do airbag.
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários

Aconteceu-me exactamente o mesmo, devido à idade e km e não fazer as revisões na alfa, não assumem. Os Alfa têm prazo de validade para defeitos de construção, é lamentável.