ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana, S.A.
  • Largo Movimento das Forças Armadas, 3
    2610-123 Amadora
  • itau@itau.pt

ITAU - Péssima qualidade da alimentação hosp. cova da beira

Paula Bouceiro apresentou a reclamação
12 de junho 2022
É o segundo internamento da minha mãe (82 anos) no Hospital da Covilhã, serviço de Ortopedia, em apenas 2 meses. A qualidade da alimentação é péssima. Foi-me informado que é a ITAU a empresa que fornece a alimentação.
Comida permanentemente salgada (desde a sopa, à carne ou peixe, aos acompanhamentos)!
O peixe sabe a ranço, sabor típico de peixe que há muito ultrapassou o tempo máximo de congelação e em deficientes condições de congelamento. A fruta verde e como tal rija, ninguém a conseguiria comer, muito menos uma pessoa idosa!
Em 5 dias apresentaram 2 vezes ao jantar prato de sardinha que não se percebia se estava assada, cozida ou frita!
A maior parte das pessoas não come e a refeição fica no prato. É o caso da minha mãe, apesar de ser uma pessoa "com boa boca", como se costuma dizer.
Não se percebe como tal é possível e tolerado pelo próprio Hospital! Já fizemos esta referência várias vezes a enfermeiros, e apresentei queixa no livro de reclamações do Hospital, mas tudo permanece igual.
Nestes 2 meses de internamento, a minha mãe tem-se alimentado de sopa (quando esta é comestível), pacotes de leite, bolachas, que guarda dos lanches para comer às refeições principais.
Verdadeiramente INADMISSÍVEL e digno de uma reportagem da CMTV!!!
Data de ocorrência: 12 de junho 2022
ITAU
14 de junho 2022
Boa Tarde,

Agradecemos o contato e lamentamos o sucedido.

Iremos tomar medidas de ação junto da equipa operacional.

Melhores cumprimentos,
Direção de Qualidade Ambiente e Segurança
21 de junho 2022
A qualidade das refeições continua deplorável, em particular quando se trata de refeição de peixe.
Exemplo: ontem, dia 20.06.2022 ao jantar após a sopa o prato era de peixe com molho e puré de batata - a minha mãe que toda a vida cozinhou para uma casa de família, não conseguiu perceber pelo aspecto nem pelo sabor se o peixe tinha sido assada, estufado, guisado.... provou apenas uma garfada e ficou mais uma vez nauseada, agoniada e durante toda a noite ficou a arrotar àquele péssimo sabor. Mais uma vez, após a sopa comeu um pão seco (que não tinha comido ao lanche) e um pacotinho de leite que tinha guardado de lanche anterior. De novo, nem a fruta era comestível, pois estava verde e tão rija que foi impossível comê-la!
Isto não pode continuar a acontecer!
A minha mãe tem 82 anos, está internada no Hospital da Covilhã desde dia 29.04.2022, para se recuperar de uma cirurgia para colocação de prótese no joelho, e tem passado fome em diversas refeições!

Exigimos melhoria imediata e significativa da alimentação fornecida!
ITAU
22 de junho 2022
Bom dia, Exma. Sra. Paula

Lamento mais uma vez o descontentamento.

Agradecia que nos facultasse a enfermaria, o quarto e a cama onde se encontra a paciente.

Vamos agilizar todos os esforços junto da equipa operacional local para minimizar o descontentamento.

Melhores cumprimentos,
Direção de Qualidade Ambiente e Segurança
18 de julho 2022
Boa noite,

Por coincidência no dia 24 junho, ao visitar a minha mãe no Hospital da Covilhã cruzei-me com a vossa Nutricionista que foi ter com a minha mãe para aferir da situação de que nos queixámos neste portal. Conversámos sobre os vários aspetos e as refeições melhoraram um pouco durante umas duas semanas.
A minha mãe continua internada no Hospital da Covilhã (infelizmente!) - serviço de Ortopedia, cama 12.

Infelizmente não podemos senão voltar a queixar-nos! De sopa salgada, agora passaram a enviar-lhe sopa sem sal, sem qualquer sabor! Os pratos de peixe continuam impossíveis de se comer (e continuam a insistir nas sardinhas, sabe-se lá se estão cozidas, fritas ou assadas!!) , tal como a fruta que sistematicamente está verde e como tal rija! A minha mãe guardou uma pêra na gaveta durante 3 semanas: ao fim dessas 3 semanas não estava podre, nem sequer demasiado madura e até já se conseguia comer!

Resumindo, muita comida se estraga naquele Hospital, a avaliar pelo que se passa no serviço de ortopedia, pois as doentes deixam grande parte da comida no tabuleiro! Verdadeiramente um crime, o que se gasta em má confeção e acaba no lixo! Com tanta gente a passar fome! Na verdade, aminha mãe continua em várias refeições de almoço ou jantar a alimentar-se de bolachas, pão seco ou pacotes de leite que guarda de alguns lanches!

A nossa preocupação com a tão deficiente alimentação é tanto maior quanto não vivemos na Covilhã, para lhe poder levar diariamente algo que comer que corresponda às suas necessidades nutricionais!

Esta situação é INADMISSÍVEL!!
Paula Bouceiro avaliou a marca
3 de novembro 2022

A principal preocupação da ITAU não foi resolver a situação nem melhorar o serviço, mas apenas tentar descartar a sua responsabilidade pelo mau serviço alimentar prestado.