41.4
Itouch Movilisto - Portugal Lda

Blinko - Um esquema para retirar dinheiro ilicitamente

Celso Baía apresentou a reclamação
5 de julho 2013

Após ter inserido o meu nº tlm devido a um email que recebi na minha conta de correi eletrónico sobre uma promoçao/concurso que nem sequer tinha nada a var com serviços de tlm de valor acrescentado, recebi um sms no meu tlm a dizer que ia ficar automaticamente vinculado ao serviço/subscrição blinko e que se quisesse cancelar o mesmo deveria enviar um sms para um nº 62222. Após tentar enviar essa sms e à semelhança do que já aconteceu a milhares de pessoas (é só pesquisar um pouco pela internet) apareceu uma mensagem "falha ao enviar" (propositadamente claro!). Assim só fiquei a saber que tinha sido burlado depois de por estranheza ter verificado o extrato dos registos de chamdas efetuados na pagina da minha operadora de tlm (VODAFONE - que também à semelhança das restantes operadoras, também são complacentes nesta matéria pois também "engordam" todos os dias com estas burlas!). O dinheiro é retirado do nosso saldo de forma automatica e sem que nos seja avisado e alertado de nada! Para além disto, os créditos que tinham sido acumulados não podem ser usados após cancelamento da roubalheira, peço desculpa, da sunscriçao...

Data de ocorrência: 5 de julho 2013
Exmo. Senhor,

Em resposta ao seu e-mail, informamos que para subscrever aos nossos serviços, teve de inserir na página da campanha o seu número de telemóvel e de seguida recepcionou no seu telemóvel um código pin que lhe foi enviado através de um sms gratuito e que continha toda a informação sobre o serviço:

A activação é efectuada depois de ter inserido nessa mesma página o código pin que lhe enviámos.

Este procedimento é efectuado por uma questão de segurança e para garantir que todas as informações foram prestadas antes da adesão ao serviço. Mais informamos que o conteúdo desse SMS inclui informação sobre a campanha, sobre a forma como o cliente pode cancelar o serviço, informação do preço e prazo, e ainda, o contacto telefónico de apoio ao cliente. Só depois da inserção voluntária dessa senha no site (recebida no telefone em questão) é que o cliente passa a poder usufruir dos nossos serviços. Este processo tem como finalidade, garantir a segurança dos nossos clientes, e assim sendo, garantir que o portador do número em causa deseja livre e voluntariamente subscrever o serviço, já depois de conhecedor de todas as informações sobre o mesmo.

Mais informamos, que todos os serviços que disponibilizamos em Portugal estão de acordo com a legislação em vigor, sendo devidamente publicitados com todas as informações legais disponíveis antes de qualquer compra, nomeadamente de acordo com as regras da Anacom e do Decreto-Lei nº63/2009.

Contudo, poderá indicar-nos o número em questão para que possamos verificar se existe alguma subscrição.

Exmo. Senhor,

Em resposta à sua reclamação, informamos que foi feita uma activação voluntária de um serviço no dia 18/06/2013, via campanha de Internet (Clube 62222) – "Habilita-te a ganhar uma Máquina de Café Expresso" e os valores cobrados são referentes à subscrição e respectivas renovações do serviço até à data de desactivação do mesmo.

Data de activação: 18/06/2013
Data de cancelamento: 04/07/2013
Campanha: * PROIBIDO *://pt.cat.buongiorno.com/wwf-splashTool/st-dispatch?capid=9279

Para ter subscrito o nosso serviço, teve de inserir na página da campanha o seu número de telemóvel e de seguida recepcionou no seu telemóvel um código pin que lhe foi enviado através de um sms gratuito e que continha toda a informação sobre o serviço:

"Senha: 7731. Insira no site e veja se ganhou a maquina expresso! Cancelar?Envie sair p/62222 info 707302223.Subscricao 4,2eur/sem(2,1eur/sms) ITouchMovilisto"

A activação foi efectuada depois de ter inserido nessa mesma página o código pin que lhe enviámos.

17 de julho 2013
De facto e com muita pena minha (e com certeza de mais uns quantos milhares de pessoas) tenho de concordar com o que referiu:
"... todos os serviços que disponibilizamos em Portugal estão de acordo com a legislação em vigor, ... nomeadamente de acordo com as regras da Anacom e do Decreto-Lei nº63/2009."

A minha reclamação também foi feita junto da ANACOM mas até agora ainda aguardo resposta...
Não sei se o que referiu relativamente a todo o processe é o que está legalmente em vigor mas o que é facto é que no meu caso pessoal (e de mais algumas/muitas pessoas) não foi exactamente o que sucedeu!
PONTO 1: É verdade sim que após ter recebido um email sobre uma qualquer campanha e email esse QUE NÃO MENCIONAVA EM PARTE ALGUMA O NOME BLINKO OU QUALQUER INFORMAÇÃO RELATIVAMENTE A SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO PARA TELEMÓVEL (logo aqui estão claramente a enganar as pessoas) facultei o meu nº de telemovel no link que foi enviado mas com a plena consciência que isso por si só não implicava nenhuma obrigatoriedade de subscrição como é óbvio!

PONTO 2: Passados alguns minutos, para meu espanto, recebo uma mensagem no meu telemóvel, mensagem essa que em traços gerais dizia basicamente e com toda a clareza o seguinte:
- o seu nº telemovel ficou automaticamente subscrito ao serviço XPTO. Se desejar cancelar a subscrição terá OBRIGATORIAMENTE de enviar uma mensagem grátis para o número 62222 (que já não me recordo ao certo se era exatamente esse), frisando que se não enviar essa mensagem o serviço ficará ativo! (intuito óbvio de enganar propositadamente e premeditadamente).
Apesar de estar convicto que para se ativar um serviço desses era necessário de facto fazer uma chamada ou enviar uma mensagem do proprio telemovel - COMO ME FOI INFORMADO POSTERIORMENTE PELA MINHA OPERADORA VODAFONE QUANDO LHES QUESTIONEI ACERCA DESTE FACTO - dado o conteúdo enganador da mensagem (pois a subscrição nunca poderia estar efetivada) decidi ERRADAMENTE enviar então a tal mensagem para o número grátis (e aqui sim, é que a meu ver passei a "concordar" com a subscrição). Após enviar a mensagem apareceu logo uma mensagem de erro a dizer : "Falha ao enviar a mensagem" (se calhar deveria era dizer o seguinte: "Já foste! mais um para o lote dos milhares que já enganámos!).
Quem quiser ver se isto que digo é verdade ou não basta pesquisar um pouco no google e encontrará facilmente dezenas e dezenas de casos muito idênticos (e até mesmo semelhantes a este).
PONTO 3: segundo o site da Blinko e passo a citar: "O custo do serviço é de dois euros e dez por sms recebido, nunca ultrapassando dois sms por semana" ESTE FACTO É TOTALMENTE MENTIRA pois só num dia (ou melhor, numa manhã foram-me cobrados 3 sms - TENHO PROVAS DESSE FACTO!
* PROIBIDO *://pt.blinko.com/pt/splash_v3_legals/html/terminos_blinko_pt.html

Vivemos num país onde infelizmente é permitido situações destas onde, por todos os factos atrás mencionados, são esquemas muito bem montados e pensados para retirar (para não dizer roubar) dinheiro de forma quanto a mim totalmente ilícita às pessoas, servido-se muitas vezes da ignorância destas ou mesmo da pura mentira e do engano!
Gostaria de facto que alguém ou alguma entidade competente para tal como a ANACOM fizesse uma espécie de auditoria a estas empresas (verificando o conteúdo das mensagens enviadas, uma análise detalhada de como tudo se passa NA PRATICA e também os resultados anuais em termos de faturação dessas empresas e que, posteriormente os PUBLICASSE!
Dado que isto não acontece, eu pessoalmente tenho uma opinião formada acerca de, e gostaria deixar aqui no ar algumas perguntas para que, quem ler este tópico, pudesse pensar um pouco nisto:
- Para puderem estar habilitadas a este tipo de serviços, estas "empresas" têm obrigatoriamente de pagar uma licença a uma entidade reguladora (ANACOM penso eu) certo? Qual o valor dessa licença?
- Dado que a mim numa semana me conseguiram retirar/roubar +- 10€ e dado que Portugal é o país da Europa com mais telemóveis por habitante, associando este facto ao que já foi dito que existem milhares de pessoas a queixarem-se do mesmo, qual será anualmente a facturação (em Portugal apenas!) de uma empresa como a Blinko? Já agora, como empresa transparente que dizem que são, poderiam facultar esses números aqui no forum para que todos pudessem ver...
- Será que é proveitoso para ambas as partes envolvias (ANACOM e BLINKO's) dar continuidade a este esquema? Ou seja, o que é retirado diariamente aos Portugueses com estes serviços de valor acrescentado é assim tanto e que dá para todos se "orientarem" á grande e que portanto convém dar continuidade a tal?

Posto isto e principalmente pelo que referi no PONTO 3, exijo, por uma questão não apenas de justiça mas principalmente por uma questão de falta da vossa parte ao que têm estipulado relativamente a este tipo de serviço ("nunca ultrapassando dois sms por semana"), que me seja devolvido o valor que me foi retirado com esta situação (pois também nunca usufrui de qualquer serviço vosso!)

Aguardo resposta

18 de julho 2013
Exmo. Senhor,

Reiteramos todas as informações anteriormente prestadas. Sem a confirmação da senha de activação não há qualquer possibilidade de subscrição dos nossos serviços, pelo que tem que ser alguém com acesso físico ao telemóvel que faça a activação mediante os passos descritos no email anterior e de forma voluntária.
A informação foi prestada não só através da sms gratuita que recebeu como também na página da própria campanha onde indica que se trata de um serviço de subscrição e os seus custos associados, bem como através dos termos e condições. Para além dessa informação a própria página da campanha tem no canto superior direito a palavra subscrição.
A sms gratuita que recebeu continha a seguinte informação:
"Senha: 7731. Insira no site e veja se ganhou a maquina expresso! Cancelar?Envie sair p/62222 info 707302223 .Subscricao 4,2eur/sem(2,1eur/sms) ITouchMovilisto"
O preço semanal do serviço de subscrição é de 4,20 euros, no entanto, é possível que na mesma semana sejam cobrados valores superiores caso a sua operadora não tenha conseguido cobrar anteriormente por insuficiência de saldo ou por ter o telemóvel desligado e não ter sido possível entregar as sms de cobrança do serviço.

18 de julho 2013
O facto de eu ou alguem dar o numero do seu tlm num determinado site nao implica de forma alguma subscricao automatica para nenhum serviço.
Como mencionei e tambem pelo que a minha operadora de tlm me confirmou foi: para que efetivamente haja subscricao, tem OBRIGATORIAMENTE de enviar um sms ou fazer uma chamada para algum numero.
A UNICA COISA QUE FIZ FOI APENAS TENTAR ENVIAR UMS SMS PARA ESSE 62222 PARA CANCELAR (COMO DIZIAM SER NECESSARIO FAZER E NAO PARA ADERIR) o servico cujo nao quis nunca aderir LOGO A UNICA FORMA DE TER ADERIDO AO VOSSO SERVICO FOI ASSIM!!
MAIS...após enviar esse SMS deu falha ao enviar a mensagem (algo que desconfio plenamente que seja propositado pois existem varios relatos de pessoas onde lhes aconteceu precisamente o mesmo!)
Deste modo e como foi dito por voces se para cancelar o serviço era enviar um sms para o 62222 e se esse sms foi enviado ou nao NUNCA PODERIA SER PARA ADERIR AO SERVICO como efetivamente o é!
O que voces fazem é muito simples: enviam um sms a dizer que para cancelar o serviço as pessoas têm OBRIGATORIAMENTE de enviar um sms gratis para o tal 62222 mas de facto se o fizerem estão é a ADERIR AO SERVICO E NAO A CANCELA-LO! Pois se nao enviarem nada voces nunca poderão efetivar essa mesma subscriçao!! Aqui é que esta o verdadeiro engano!!

Posto isto, a minha posicao mantem-se. é claro para toda a gente o tipo de serviço e o intuito do mesmo...
Exmos. Senhores,

Em resposta ao v/ email, informamos que para a iTouch Movilisto Portugal, esta reclamação encontra-se resolvida.

30 de agosto 2013
Claro! Disso nao tenho qualquer duvida...

Penso que a vossa posiçao e a forma como agem é bem clara para todos...para ser sincero poucas ou nenhumas esperanças tive de reaver o dinheiro que me foi ilicitamente (quanto a mim) retirado.

O que mais lamento é que neste pais, as autoridades competentes compactuem com esta autentica farsa que são este tipo de empresas como a iTouch Movilisto Portugal e que nada se faça para por termo a este tipo de serviços ou que pelo menos se criem formas de garantir que são feitos sem nenhum tipo de esquemas e falsidades (como é o caso).

Apenas espero que esta minha queixa possa de alguma forma servir para alguem ou para algo de forma a que num futuro proximo estas farsas que engordam tanta gente possa de uma vez por todas acabar!

Resta-me apenas agradecer ao site "Portal de Queixa" pois é umas das poucas maneiras das pessoas lesadas puderem expressar a sua posição e de alguma forma de abrir o livro para que toda a gente possa saber algumas das autenticas vergonhas que se vão passando no nosso Portugalzinho...

Obrigado
Celso Baía avaliou a marca
30 de agosto 2013

Obrigado ao site "Portal da Queixa" pela oportunidade que propiciam às pessoas por expressar a sua opinião...