Soluções de Pagamento Electrónico
IVAucherN/A

IVAucher - Não reembolso do valor do autovoucher

Rosa Silva apresentou a reclamação
9 de maio 2022
No passado dia 13 de abril de 2022, efectuei uma compra num posto de combustível aderente, paguei com um cartão que está associado ao meu NIF e o banco é aderente. Esperei 10 dias para receber o valor de 40€ a que tinha direito, uma vez que me registei em Março no portak do ivaucher. Responderam-me a dizer para aguardar que devido ao atraso no processarem todos os dados. Esperei e nada. Fiz nova reclamação. Responderam a dizer o seguinte: "O reembolso do benefício apurado é efetuado após o a comunicação por parte das entidades bancarias das transações efetuadas. Neste caso o banco pode ainda não ter comunicado as transações, pelo que deverá aguardar;
- Aceitação dos termos de adesão posterior ao consumo;
- Se o cartão de pagamentos utilizado não está associado ao NIF do consumidor. Relembramos que o consumidor deve utilizar um cartão de pagamentos do qual é titular. Após atualização dos termos e condições do programa deixou de haver necessidade de associar cartão ao registo no programa, passando a estar associados automaticamente todos os cartões que se encontrem no NIF do contribuinte que fez o registo;
- O cartão de pagamento utilizado não pertence à lista de bancos emissores aderentes ao programa IVAucher/AUTOvoucher. Verifique aqui a lista de bancos aderentes (link). A transferência do montante irá ser feita para a conta do cartão que utilizou para fazer o pagamento. Cartão refeição e pagamentos realizados em dinheiro, por transferência bancária, ou por entidade e referência não são válidos para o programa;
- O comerciante não tem Classificação de Atividade Económica Principal (CAE) abrangida pelo programa. Para consultar a lista de CAE’s abrangidos, clique aqui;
- O comerciante não aderiu ao programa IVAucher/AUTOvoucher ou não completou a sua adesão;
- O ID do terminal registado pelo comerciante não está correto."
Respondi dizendo que tinha tinha feito tudo isto e hoje recebi uma mensagem a dizer que não vou receber o dito dinheiro porque, e passo a citar: " Informamos que o programa AUTOvoucher terminou no dia 30/04/2022. Devido ao término do programa, neste momento já não é possível reembolsar compras.

A partir de Maio o ISP - Imposto sobre Produtos Petrolíferos - será ajustado para fazer face ao aumento de preços.

O não reembolso do saldo AUTOvoucher aos seus consumidores pode se dever aos seguintes motivos, os quais solicitamos que faça uma leitura atenta e verifique se é aplicado á sua situação:
Aceitação dos termos de adesão posterior ao consumo;
Método de pagamento inválido (em numerário, Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay);
O cartão de pagamentos utilizado não estar associado ao NIF do consumidor (casos de conta conjunta e/ou atualizar os dados junto ao banco);
O cartão de pagamento utilizado não pertence à lista de bancos emissores aderentes ao programa IVAucher/AUTOvoucher. Cartão refeição e pagamentos realizados em dinheiro, por transferência bancária, ou por entidade e referência não são válidos para o programa;
O comerciante não aderiu ao programa IVAucher ou não completou a sua adesão;
O ID do terminal registado pelo comerciante não está correto."
A minha reclamação é porque já vos comuniquei que satisfiz as vossas exigências e comprovei isso mesmo. Não compreendo o porquê de não ter recebido o valor a que tenho direito.
Data de ocorrência: 13 de abril 2022
9 de maio 2022
Olá Rosa Silva,

Confirmamos que recebemos a sua reclamação número 74939722 no dia 2022-05-09 e que vai merecer a nossa atenção.

A situação reportada será analisada e entraremos em contacto o mais breve possível, sendo que os assuntos relativos ao programa IVAucher/AUTOvoucher são resolvidos muito mais rapidamente através do e-mail ivaucher@saltpay.co .

Desde já agradecemos o seu contacto.

Aé breve,
Equipa AUTOvoucher
10 de maio 2022
Boa tarde cara Rosa,

Lamentamos mas neste momento não é possível processar reembolso, uma vez que o programa Autovoucher já terminou.
O não reembolso, tal como explicado no mail anterior, pode ser devido a várias questões.

Esperamos ter ajudado.

No caso de necessitar de algum esclarecimento adicional, por favor contacte-nos através da linha de apoio, através do +351 300 600 083, sendo este o canal mais direto e rápido para auxiliar em questões do programa. Pode ainda preencher o formulário de ajuda através do website oficial www.ivaucher.pt .

Obrigada,

10 de maio 2022
Continuam sem dizer porque não me depositaram ainda o valor a que tenho direito. Já vos escrevi mostrando que nenhuma das vossas razões se aplica à minha situação, porque cumpri todas. Quero que me digam qual é a razão que encontraram para não me darem o que me é devido.
Bom dia cara Rosa,

A sua conta bancária é conjunta? Se sim, é o 1º titular? Caso não seja, o reembolso é processado apenas para o 1º titular e daí não ter transações.

Boa tarde.

Respondendo às vossas questões:

A minha conta não é conjunta.

Sou a primeira e única titular da conta.
Boa tarde cara Rosa,

Lamentamos, mas uma vez que o programa encerrou e conforme explicado as várias razões pelas quais poderá não ter recebido o reembolso, neste momento já não é possível usufruir do mesmo.

11 de maio 2022
Não aceito essa resposta. Pois registei-me em março, deviam ter-me depositado o dinheiro em abril, 48h após a compra. Não o fizeram e agora dizem que o programa terminou e não me dão o dinheiro? Qual é a minha culpa da vossa incompetência ou do vosso roubo? Neste momento só posso pensar que estão * PROIBIDO * desse lado.
13 de maio 2022
Boa tarde cara Rosa,

Lamentamos o constrangimento, contudo no caso de transações que não aparecem em sistema, resultado de erros que podem ser devidos às várias opções que informamos anteriormente, não é possível realizar o reembolso. Adicionalmente o programa terminou e nesse sentido não haverá lugar a reembolsos.

23 de maio 2022
Não considero a reclamação resolvida, pois nunca me disseram porque não recebi o reembolso do autovaucher. Limitaram-se a dizer que podia ser por isto ou aquilo, mas nunca se deram ao trabalho de ir verificar qual a razão porque não recebi o dinheiro. Refutei todas as hipóteses que me deram com provas e não verificaram nada, continuaram a dar sempre as mesmas respostas.
3 de junho 2022

3 de junho 2022
Continuam sem me dizer qual foi o erro que referem, de todas as opções apresentadas. Leva-me a crer que nada fazem para averiguar a causa, o que é grave, aliás muito grave.
14 de junho 2022
Nunca estará resolvida uma situação que a Ivaucher nunca tentou resolver.
Rosa Silva avaliou a marca
14 de junho 2022

Não ficou resolvida a questão. Nunca responderam às questões colocadas, deram sempre respostas tipo, nunca analisaram as minhas respostas e ficaram com o meus 40,00€.