Floristas, Hortos e Cultivo
1 Bioma Plants 93.2
2 Urbicult 77.1
Jardim OesteN/A
Jardim Oeste - Bricolage e Jardinagem, Lda.

Jardim Oeste - Mau serviço prestado, incumprimento de contrato

Helder da Silva Sobral de Matos
Helder Matos apresentou a reclamação
14 de novembro 2017

Contratei com a Empresa Jardim Oeste a prestação de serviços de jardinagem para a construção de um jardim com cerca de 200m2 de relva e 85m2 de canteiros com herbáceas e arbustos.

Todo o serviço se pautou por inúmeras irregularidades, das quais as mais importantes e que redundaram em prejuízo substancial para nós clientes foram as seguintes:

1. A não "preparação das zonas a intervir" (como vem descriminado no orçamento) a qual veio contribuirpara um mau resultado final.
Não houve fresagem, ancinhagem, limpeza de pedras, nem nivelamento final como vem contemplado no Capitulo 1,14; Artigo 1 do orçamento (montante = 540 euros + IVA). Comprovei este facto quando me desloquei ao local para acompanhar os trabalhos, tendo constatado que sobre o terreno, tal e como estava, repleto de pedras e irregular foi colocada uma camada de areia de pinhal para receber o tapete de relva. Quando questionados, tanto os funcionários como o responsável, desvalorizaram este facto e informaram-me que tinham receio de haver muitas pedras o que iria ser um problema..., mas ainda assim cobraram o trabalho não realizado. Posteriormente, de acordo com informação técnica, este facto verificou-se ter condicionado, seguramente, o aspeto inestético do tapete, aos altos e baixos, e as zonas de relva atrofiada que não têm um crescimento adequado.

2- A aplicação de um tapete de relva tipo Bermuda em condições deploráveis, praticamente seco (foto) que inclusivamente provocou desagrado e espanto nos funcionários que procederam à sua aplicação ("nunca tinham visto nada assim"). No entanto, aproveitando a minha ausência, procederam assim mesmo à sua aplicação e posteriormente ante a meu protesto recusaram-se a substituir o tapete, com a desculpa de que só precisava de "muita" água (a qual nós acabámos por ter de pagar, avultada e desnecessariamente, como vou expor à continuação).

3- No seguimento das irregularidades anteriormente expostas foi instituído, pela Jardim Oeste, um esquema de rega completamente despropositado com a finalidade de “ressuscitar” uma relva deteriorada e sem critérios mínimos de qualidade. A Engª da Camposol (Empresa que por sua vez forneceu a relva à Jardim Oeste) desresponsabilizou-se totalmente desta decisão. Este facto levou a um consumo de 927 euros de água e também, de acordo com informação técnica, pode ter sido prejudicial para a relva (lavagem dos fertilizantes, deslocações da terra e areia...)

4- Assim o tapete de relva com 4 horas de rega diários foi progressivamente ressuscitando, no entanto como demostração da péssima qualidade do produto verificou-se, em apenas 8-10 dias, uma praga de ervas daninhas e posteriormente de larvas e lagartas que já acompanhavam o tapete, pois o estabelecimento destes problemas não se justifica em tão curto período de tempo.
Ante esta situação tentámos por todos os meios que a Empresa Jardim Oeste, na pessoa do seu responsável, assumisse a responsabilidade destas irregularidades. Nomeadamente tentámos chegar a um acordo que minorasse o nosso prejuízo, acordo este que incluía iniciar um tratamento de recuperação do tapete de relva e assumir parte do montante do consumo despropositado de água. A resposta que obtivemos foi unicamente um protelar e empatar o tempo, colocando as responsabilidades nos respectivos fornecedores da relva e demonstrando um interesse estéril pela nossa situação, o qual que não levou a qualquer decisão positiva.
Todas as irregularidades mantêm-se sem qualquer resposta e actualmente o tapete está praticamente perdido (O responsável da empresa deixou de atender o telemóvel e não responde aos mails).

Pretendemos, como clientes lesionados, que a Empresa Jardim Oeste assuma as suas responsabilidades indemnizando-nos dos prejuízos causados mediante o cumprimento dos seguintes itens:

1-Uma vez que não houve resposta em relação a iniciar um processo de recuperação do tapete de relva e tivemos que contratar outra empresa para o efeito, deverá assumir o pagamento dos respectivos trabalhos (500 + IVA)

2-Devolução do montante correspondente ao Capitulo 1,14; Artigo 1 do orçamento (montante = 540 euros + IVA), referente à preparação das zonas a intervir que não foi notoriamente efectuada.

3- Assumir 50% do montante da factura de água de cujo consumo despropositado é a jardim Oeste a única responsável (463,5 euros).

Data de ocorrência: 14 de novembro 2017