Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoológico de Lisboa - Condição dos animais e recintos

Maria Almeida
Maria Almeida apresentou a reclamação
5 de julho 2022
É confrangedor e muitíssimo triste, lamentavelmente até desagradável à vista, o estado em que se encontram os animais deste nosso Jardim Zoológico de Lisboa.
Quando vamos ao portal do Jardim Zoológico, a imagem que transmitem deste Jardim, a mensagem digital que transparece, é a de que o recinto em questão, merece não só ser visitado, bem como nos irá encher de alegria e proporcionar bons e inesquecíveis momentos durante a nossa visita.
Infelizmente, a realidade vai mostrar-nos algo bem diferente. Quando começamos a percorrer os caminhos do Jardim, começamos a deparar-nos com animais que estão visivelmente apáticos e psicologicamente deprimidos. Os seus comportamentos e posturas, traduzem bem a infelicidade do que sentem confinados aqueles espaços, malcuidados e inapropriados para as diversas espécies.
O ambiente pedregoso, isento de naturalidade dos vários recintos é um flagelo de aridez, águas estagnadas e pobreza de adequação para qualquer daquelas várias espécies animais. Tomemos como exemplo os felídeos, e o abandono do recinto em que vegetam os leões (leoas), um deserto de pedregulhos e amareladas águas paradas num ridículo buraco escavado no solo. Os ursos, esgravatando perturbadamente o solo vazio, em busca de comida, ou letargicamente enroscados contra as paredes. Aquela pobre Chita, magra, apática e solitária atrás de um vidro baço e sujo, nem a cabeça levanta do chão.
Os vidros dos recintos completamente alheios a qualquer limpeza, impedem que os visitantes possam observar seja o que for, ou que animal for, já que o estado de sujidade devido a marcas de mãos sujas, transpiradas ou gordurosas, apresentam um aspecto pouco higiénico e nos afastam dessas áreas. Junta-se a isso ainda, o desgaste do próprio material, deixando os vidros esbranquiçados e impróprios, para desempenharem a função que lhes é adequada, de não só protegerem as pessoas de qualquer imprevisível proximidade com algum animal selvagem, bem como permitirem a visão dos espaços atrás desses mesmos vidros.
O Jardim Zoológico, é uma entidade gerida pelo Estado. Não é um Jardim Zoológico privado. Por isso, devemos exigir que quem administra este espaço, lute contra estes contornos desmazelados e meio ao abandono, que o Jardim Zoológico de Lisboa oferece à vista de todos.
Tristemente, ali também se reflecte expressamente a falta de dedicação e responsabilidade que políticos e governação têm para com este país e os seus cidadãos.
Aqueles animais estão descuidados, meio ao abandono, parecem mal alimentados e mal supervisionados.
O Jardim Zoológico de Lisboa é um espaço que é sem dúvida uma vergonhosa amostra para visitantes, nacionais e estrangeiros.
A administração do Jardim Zoológico de Lisboa deveria evitar apresentar tal cartão de visita, deste Portugal e desta capital do país.
Deveriam ter a mesma vergonha que senti no dia em visitei o Jardim Zoológico de Lisboa, deveriam ser responsáveis e respeitar as condições de vida daqueles animais, a natureza e, além do mais, os cidadãos e os incautos turistas, que ali largam o seu dinheiro com uma boa intenção em relação aos citados elementos, animais e natureza, e que afinal, são apenas instrumentos apanhados num engodo de um Jardim Zoológico, que do nome apenas nos oferece uma errada, pretensa e ilusória imagem de deslumbramento exótico.
Data de ocorrência: 5 de julho 2022
Maria Almeida