15.5
J.F. SPL Construções15.5

J.F. SPL Construções - Sinal pago, mas obras não realizadas

Luis Marques apresentou a reclamação
13 de março 2018

Contratei recentemente com o Sr. L.O. uma obra de remodelação de uma casa de banho, tendo ficado claro a minha urgência relativa, as datas de início e de fim da obra.

O senhor apresentava-se e falava bem, tinha um website que à primeira vista parecia credível - obraslowcost em obraslowcost.mozello.com - onde publicitava o Alvará de obras particulares 83016 e existiam várias referências online à empresa JF SPL Construções de que o seu perfil linkedin www.linkedin.com/in/remodelações/ alega ser diretor (JJF são iniciais do seu nome). Isto inspirou-me alguma confiança e eu fiz o pagamento dum sinal, como pedido por ele.

Uma consulta ao site www.impic.pt permite ver o nome do titular do alvará e a sua morada.

Com as mais variadas desculpas o sr. J.F. adiou o início da obra durante mais de um mês, prometendo sempre que da próxima iria respeitar os compromissos.
Com a ajuda de um advogado, defini por duas vezes uma nova última oportunidade onde deixei claro que o incumprimento do sr. L.O. me levaria à resolução do contrato.

Novamente o senhor J.F. não cumpriu e eu notifiquei-o por email com a resolução com justa causa do contrato.

Espero que o Sr. restitua o que me deve para eu poder rever aqui a minha opinião sobre ele.

Data de ocorrência: 13 de março 2018
4 de julho 2018
Resposta cliente Luis Marques
Caros leitores vou postar o envio do ultimo email ao cliente supra mencionado Sr. Luis Marques.
Bom dia vi o seu telefonema as 21 h.30 de ontem mas tinha o tlm na viatura de serviço. Conforme nossa conversa telefónica na sexta feira propôs ao Sr Luís Marques novo agendamento de inicialização do serviço pretendido para dia 27 Fevereiro.
Não acho ético da sua parte a sua conversa por telefone na sexta-feira partindo de exigências de pedir desistência do serviço tendo em conta você não ter estado no local de obra para iniciar o serviço no último agendamento pelas 8 horas. Você diz que esteve no local as 7.50, mas o meu colega afirma que ninguém estava na obra e tocou várias vezes e não abriram a porta do prédio e só saiu do local as 8.10.
O Senhor desde o início que vem desconfiança da minha credibilidade e da minha pessoa alegando que deu 500 € de entrada para um serviço e o mesmo ainda não está feito mas contudo se esquece de quem mudou inicialmente a primeira data foi o senhor alegando que ainda não tinha feito a escolha do material e que não tinha qualquer ideia pré definida na composição dos materiais.
Como sabe entreguei o serviço á sub empreitada a um colega por motivos logísticos , e também já o informei que a obra para todos os efeitos será revista e acompanhada por mim.
O Senhor diz ser uma pessoa de princípios mas informo e alego que não percebo o porquê do senhor se achar no direito de fazer exigências de querer receber 1000€ euros se eu não fizer o serviço assim como exigir também as suas deslocações e tempo perdido.
Mais informo que também não é ético o senhor afirmar que esteve na sua casa a ver a casa de banho mais empresas a fazerem orçamentos, depois de ter adjudicado o serviço com a minha entidade.
Como afirmei anteriormente falei com o meu colega e ele está disponível para iniciar o serviço na segunda dia 27 caso discorde e queira fazer desistência do serviço entregarei o seu respectivo orçamento á minha advogada e por fim ela irá comunicar consigo a fim de acordar o melhor para ambas as partes na designação deste contrato.

Os melhores cumprimentos,
Luís Oliveira

Atenção caros leitores,
Tenho mais provas de e-mail deste caro senhor querendo extorquir dinheiro á minha empresa. Este senhor alegou caso não lhe desse o valor do título de sinal em.dobro ia difamar a minha empresa online como assim o fez ! Mais informo que o assunto irá ser resolvido nas instâncias competentes.
Em caso de duvidas disponham estarei inteiramente á disposição a fim de esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto, ao meu promissor cliente.
Este registo comercial tem 10 anos de atividade no mercado de construção, não acham estranho ser existente uma só queixa online?
Esta pessoa se titula como Engenheiro informativo á qual acredito tendo feito de tudo para sujar o meu bom nome no.mercado.
Mais informo em caso de duvidas liguem para o meu numero . Obrigado
7 de julho 2018
Confirmo a receção do email em causa a 19 de Fevereiro pelas 9:46h, cujas alegações comentarei abaixo.

Para uma avaliação mais fácil, e devido à extensão deste texto, ele é divido-a em três partes.
Na Parte1 apresento um resumo dos fatos, onde desde já fica claro que por seis vezes, em datas sugeridas pelo sr. Luís Oliveira, ele não compareceu para iniciar a obra que se comprometeu realizar.

Pretendo assim tornar claro que o procedimento do sr. LO corresponde a uma burla sendo que dela apresentei queixa na PSP em 13 de Março passado.

Na Parte 2 comento o email colocado por LO e as suas alegações.

Por fim, na Parte 3 apresento uma lista dos anexos com os e-mails relevantes que enviei ao sr. LO e ainda um cronograma mais detalhado das ocorrências.

PARTE 1 - Resumo dos fatos ocorridos.
23 de Jan - LO visita o local da obra, é acordado o valor, o sinal e a data de início da obra. O sinal é pago no próprio dia.
25 de Jan - Depois de várias chamada telefónicas minhas sem sucesso, LO telefona-me e pede o adiamento do início da obra para dia 5, com o que concordei.
05 de Fev - LO n aparece na obra. Telefona-me pelas 8:47h alegando que tinha a carrinha avariada e compromete-se a aparecer no dia seguinte.
06 de Fev - LO n aparece na obra. Em telefonema pelas 9:00h alega que a carrinha ainda não tinha sido arranjada, tendo sido remarcado o início para o dia seguinte.
07 de Fev - LO n aparece na obra. Pelas 9:00h manda-me a mensagem "Bom dia não consigo falar com o meu homem tem o tlm desligado ou esta sem rede, mas já deve estar a caminho ...".
Depois de eu lhe deixar uma mensagem de voz onde ameaço ir à policia apresentar queixa de burla, LO liga-me garantindo que iria pessoalmente iniciar os trabalhos dia 12. Enviei-lhe email com o acordado(Anexo 1).
12 de Fev - LO n aparece na obra. Depois de várias tentativas de contacto falhadas, LO manda-me um email onde alega que um colega seu esteve a partir das 7:30h no local da obra.
13 de Fev - Envio mail(Anexo 2) onde contesto a alegada presença de alguém no local da obra. Eu estive lá a partir das 7:50h e ninguém apareceu.
14 de Fev - Depois de várias tentativas de contacto falhadas, envio email(Anexo 3) onde exijo que as obras comecem dia 19 sem o que ameaço rescindir o contrato.
19 de Fev - LO envia-me ao início do dia o email que publica aqui a 4 de Julho. Ao final do dia envio-lhe um email(Anexo 4) redigido pelo meu advogado onde detalhamos as faltas aos compromissos e definimos uma última oportunidade, a 27 de Fev, para início da obra sem o que rescindiremos com justa causa exigindo o pagamento do sinal em dobro.
Envio também carta registada com AR para a morada da empresa no seu site e para a morada do alvará. Ambas as cartas foram devolvidas.
27 de Fev - LO n aparece na obra. Envia-me um email onde dá garantias de começar a obra dia 2. Enviamos email(Anexo 5) onde aceitamos a nova última oportunidade que, a não ser cumprida, nos levaria à rescisão com justa causa do contrato.
02 de Mar - LO n aparece na obra.
03 de Mar - Enviamos email(Anexo 6) para LO, onde, pelas reiteradas faltas ao compromisso de início da obra fazemos a resolução do contrato com justa causa.

PARTE 2 - Sobre o email colocado por LO.

Esta mensagem vem depois de o sr. LO ter por quatro vezes faltado ao compromisso de iniciar as obras e de no dia 14 (4ª feira anterior) eu lhe ter enviado um email exigindo o início das obras sem o que rescindiria o contrato.(anexo 3)

Creio que o seu objetivo era óbvio. Ele pretendia responsabilizar-me pelo não início das obras e conduzir-me para uma rescisão do contrato e assim perder o sinal.
Numa lição que parece bem estudada, o sr. adiou sistematicamente os seus compromissos comigo à espera que eu me cansasse e inventou ocorrências que pudessem dar-lhe razão no caso de eu resolver o contrato, tais como eu não ter aberto a porta ao seu trabalhador ou ter pedido a alteração da data de inicio dos trabalhos

Sobre a alegação de ter estado no local da obra às 7:30h, respondo no meu email de 19 de Fev (anexo 4) de onde transcrevo o 7º parágrafo.
"Acresce que eu estive no local vários dias à sua espera, como relatei no meu email de 13 de Fevereiro p. p., não tendo comparecido V. Exª nem qualquer outra pessoa pelo que não pode corresponder à verdade o descrito no seu email de 14 de Fevereiro p. p. sobre o facto de não ter aberto a porta ao seu colega no dia 12 às 7:50h, o que de resto não faz sentido, por não ter sido feito nenhum agendamento para essa hora, todas as deslocações terem sido marcadas para as 9:00h e o sr. ter assumido o compromisso de iniciar a obra pessoalmente nesse dia."

A minha desconfiança, a que o sr. LO se refere não é de início, mas apenas depois de ele ter por quatro vezes falhado aos compromissos assumidos, como escrevo no meu email de resposta (Anexo 4)
"É óbvio que todo este seu comportamento gerou em mim uma grande desconfiança, mas apesar disso dei-lhe uma nova oportunidade para a realização da obra ao fixar, no passado dia 14 do corrente, um novo prazo para a execução das obras: 19 de Fevereiro de 2018. Prazo que V. Exª, uma vez mais não respeitou, tendo, porém, enviado o email que motiva esta minha resposta."

O sr. LO alega ainda que fui eu que pedi a alteração da data inicial, o que é falso, como descrito no mesmo email no antepenúltimo parágrafo:
"É falso que a iniciativa da mudança da data inicial tenha sido do meu lado; o pedido foi seu e eu aceitei, mas ainda estávamos no mês de Janeiro p. p. e antes de acertados os pormenores finais, tendo então sido mutuamente acordada a data inicial de 5 de Fevereiro para o início dos trabalhos."

Sobre as dúvidas do sr. LO na minha exigência de devolução do dobro do sinal, que já tinham sido manifestadas em email que me enviou em 7 de Março, respondo no último email que enviei ao senhor em 10 de Março, de onde transcrevo:
"Diz na sua mensagem que exigir o dobro do sinal é ilegal. Mas não, esta é prática corrente em qualquer tipo de contrato, está no art. 442º/2 do Código Civil e faz todo o sentido: se a parte que pagou desistir do contrato ou não cumprir é penalizado com a perda do sinal; se a parte que recebeu desistir ou não cumprir, deve também ser penalizado da mesma forma, com a perda do sinal, devolvendo também o sinal pago, caso contrário não existiria qualquer penalização.
Por isso a obrigação colocada por mim e pelo meu advogado de pagamento do sinal em dobro tem uma sustentação jurídica e, atendendo às provas que temos sobre o seu incumprimentos, não temos dúvidas que será aplicada em tribunal."

PARTE 3 - Anexos - E-mails relevantes e cronograma detalhado das ocorrências.
Anexo 1 - Meu email de 7 Fev - Faço referência aos vários atrasos, ao acordado em telefonema dessa manhã para que as obras se iniciem dia 12.
Anexo 2 - Meu email de 13 Fev - Contestei a alegada presença de alguém no dia 12 para iniciar as obras.
Anexo 3 - Meu email de 14 Fev - Email que deu origem ao email colocado por LO. Exijo o início rápido das obras sob pena de rescindir o contrato.
Anexo 4 - Meu email de 19 Fev - Email de resposta ao email colocado por LO. Exijo que as obras comecem no dia 27, sem o que será considerado incumprimento definitivo do contrato e existirá a obrigatoriedade de restituição do sinal em dobro. (redigido pelo meu advogado)
Anexo 5 - Meu email de 27 Fev - Email onde é dada uma nova oportunidade para iniciar a obra a 2 de Março. (redigido pelo meu advogado)
Anexo 6 - Meu email de 3 Mar - Email de rescisão com justa causa do contrato e menção da obrigatoriedade de pagamento em dobro do sinal. (redigido pelo meu advogado)
Anexo 7 - Cronograma de ocorrências.
Esta resposta tem um anexo privado
7 de julho 2018
Boa tarde Sr. Luis Marques caso o senhor se lembre desde o.inicio que o senhor fez ameaças a minha entidade J.F.SPL alegando que já não queria a obra executada pela minha empresa, motivo ao qual ate já tinha outra empresa para executar o seu serviço pretendido.
O senhor fez ameaças desde a primeira semana que iria estragar o.meu.nome de mercado nomeadamente na.plataforma habitissimo ao qual já não sou cliente e perdi vários trabalhos neste diretório por sua causa e tenho provas de que falei.com a gerente do portal habitissimo e a mesma disse para efetuar o.pagamento dos 500 euros do titulo.de sinal e nunca dos.1000 euros tendo em conta não ser legal. Você degrediu a minha imagem.e vai ter as suas consequências retirou e foi vasculhar o.meu nome pessoal e empresa e colocou tudo visivelmente online no habitissimo para eu.perder os meus clientes.
Também lhe informei diretamente que existia instâncias para resolver resolução de contratos e mesmo.assim continuou a manchar o meu nome caso nao lhe desse os mil euros e sabe uma coisa se depender de mim o tribunal vai averiguações factos e saber que você sim queria burlar-me . Pois eu disse que iria fazer a transferência dos 500 euros e você não aceitou ou era os mil euros ou então não havia acordo.
Quanto ao que o senhor descreve nesta plataforma para mim é secundário motivo ao qual.o sua estratégia não foi avante comigo e jamais irá em tribunal tendo.em.conta que irei pedir uma indenização por danos causados pela difamação que o senhor colocou sobre a minha empresa e você foi alertado por email.no teor das suas ameaças, caso você divulga-se algo sobre a minha empresa iria reportar uma queixa contra si nas entidades competentes.
Resumindo o senhor não teve boa fé de resolver o assunto e por fim o alertei que só pagaria os mil euros em tribunal caso o mesmo o decreta-se.
Não vale a pena mais comentários pois nas devidas instâncias iremos resolver as discrepâncias que existem entre ambas as partes para isso servem os tribunais.
Você expor a minha empresa e vai ter de responder pelos seus atos assim como eu responderei pelos meus e o motivo que levou-me a não entrar em acordo consigo em termos da devolução da entrada do seu título de sinal adjudicação de obra.
Sem mais assunto de momento .
Os clientes que tiverem alguma duvida disponham.
Mais informo aos meus estimados clientes, que não farei mais qualquer comentário relativamente a este cliente.
Duvidas e esclarecimentos favor contatar para o.meu numero estarei inteiramente ao seu dispor .
Obrigado.
Luis Oliveira
10 de julho 2018
Ex. mo Senhor Luós OLiveira,
Não corresponde à verdade que eu desde o início tenha feito ameaças sobre a entidade JF SPL, isso não faria qualquer sentido quando eu tinha acabado de lhe adjudicar uma obra e v.exa. não consegue apresentar qualquer prova disso.

Também não é verdadeiro que eu tenha feito ameaças na plataforma habitíssimo desde a primeira semana, o que é aliás comprovável consultando a plataforma e também não faria qualquer sentido.
A queixa que coloquei no habitíssimo tem um teor muito idêntico à que apresento neste portal, mas foi enviada apenas à data de 7 de Março de 2018, já depois de todas as oportunidades que lhe tinha dado para executar a obra, como pode consultar no cronograma de ocorrências que já aqui coloquei como anexo.

V.exa. acusa-me ainda de o difamar, quando eu simplesmente apresento fatos e provas que os sustentam.

Sobre as dúvidas e a oposição de v.exa. à minha exigência de devolução do dobro do sinal quando existe um incumprimento, eu já na última mensagem tinha deixado claro e sustentado juridicamente esta prática.
Doutra forma v.exa. poderia continuar impunemente a repetir o comportamento que teve comigo e a obter resultados, tendo apenas que devolver o sinal quando o cliente se lhe opusesse, o que não deixava de ser um bom negócio, v.exa. nunca ficava penalizado e talvez até considerasse a prática legítima.
Mas não, isso não poder ser um bom negócio, não é legítimo, é fraudulento, é uma burla, prejudica a outra parte e v.exa. devia ter a noção de que não pode ter esta prática impunemente.

Ao contrário do que v.exa. refere sobre o pagamento dos 500 euros, o acordo feito consigo era relativo ao pagamento do dobro do sinal como escreve no primeiro parágrafo do email que me enviou a 6 de Março, de onde permita-me transcrever apenas parte do primeiro parágrafo: "venho por este meio confirmar em comum acordo supra mencionado no respectivo e-mail que irei providenciar o pagamento nas datas acordadas entre ambas as partes".
Desta vez como de todas as outras, v.exa. não respeitou os seus compromissos.

Por esta razão e pelos prejuízos que v.exa. me causou, (considerando o sinal recebido, as deslocações para a obra, as horas de trabalho perdidas e pelo menos um mês de renda pelo atraso com o arrendamento do imóvel) que são muito superiores ao valor reclamado, eu não abdicarei da minha exigência e não marcarei esta reclamação como resolvida enquanto esse pagamento não for realizado.

Atentamente
Luís Marques.

Boa tarde. Já conseguiu resolver o problema? A obra prosseguiu ou o sinal foi devolvido?

Ver perfil de
20 de maio 2018

Boa tarde sou o proprietário da J.F.SPL e esclareço desde já todas as suas dúvidas. O título de sinal deste cliente de 500€ só será entregue em tribunal tendo em conta estar a ser vítima do mesmo em várias plataformas online . Este indivíduo quis extorquir dinheiro á minha empresa e jamais iria devolver dinheiro a este homem caso não tivesse uma prova de reconhecimento assinado pelo mesmo. Contudo tenho como fazer prova que estava a ser vítima desta pessoa. Posso fazer caso pretenda enviar para si os e-mails de ameaças agravantes deste Senhor. A J.F.SPl registo comercial nunca foi difamada em nenhum diretório e muito menos na internet. Está empresa autónoma existe á 10 anos no mercado e pode ser comprovada no INPI registo sobre consulta. Alguma dúvida disponha.

Este senhor fez o mesmo a minha habitação. Sempre com desculpas para o avanço da mesma. Carro avariava , ou tinha de estar no dentista ora trabalhador tinha problemas , mas na hora de pedir dinheiro estava tudo sem problemas. Pelo que vejo processa igual em todas as situações. Meu filho ja contactou várias pessoas na qual fez o mesmo e está juntar um processo , quem tiver interesse em contactar-me deixe o e-mail. A empresa não existe perante o estado apenas legaliza o logótipo como página . Este senhor tem de parar, chega de burlar.

Joao_santos40@hotmail.com
933060855
Este "senhor" fez me o mesmo, ja apresentei queixa nas autoridades.

Também tenho interesse em me juntar ao processo Sra. Maria Luísa
rmartins9@hotmail.com

Bom dia, eu já apresentei queixa na PJ por burla, deverão fazer o mesmo informando que já há queixa feita sobre o mesmo para serem juntas.

Eu peço que me contacte, pois também fui lesado por este burlão em 2017 e tenho outros contactos de outras pessoas na mesma situação