54.4
  • info@jjactivos.com

JJActivos - Alegada dívida meo

João Marques apresentou a reclamação
6 de maio 2021
Exmos senhores, venho por este meio reclamar um alegada dívida na Meo.

Fui cliente Meo (antiga tmn) durante mais de 10 anos, pelo que, até ao dia de hoje nunca tive qualquer razão de descontentamento. No entanto, por volta de Outubro do ano passado tudo mudou.
À data, era cliente do tarifário com fatura da Moche no valor de 12,9/mês. Este tarifário , ao qual já seria cliente há bastante tempo, não só me permitia ter 3 GB de internet, 5G para youtube e netflix mas também internet "ilimitada" para outras aplicações (instagram, messenger, etc).

A partir de Outubro, essa internet ilimitada começou a ser descontada não nos dados móveis "ilimitados", mas sim nos 3 GB de internet destinada a outras aplicações. Ou seja, eu como jovem de 24 anos, no uso recorrente de dados móveis para aplicações como Instagram, chegava ao fim da primeira semana do mês sem internet disponível, porque lá está, estava a ser descontada internet não nos dados móveis ""ilimitados" mas sim nos 3GB de outras aplicações.
Esta situação não ocorreu só nesse mês, mas também em Novembro, Dezembro e Janeiro!!

Em Novembro, depois de constatar que o problema se mantinha decidi ir ao Fórum da Moche no qual me deparo com inúmeras pessoas com os mesmos problemas. Deixo alguns links com vários exemplos de relatos de vários clientes no fórum da Moche (https://forum.moche.pt/cenas-mobile-3/dados-moveis-netflix-youtube-1673 https://forum.moche.pt/a-tua-cena-2/consumos-1668
https://forum.moche.pt/cenas-mobile-3/gasto-de-internet-por-apps-com-dados-gratis-1669). De salientar os inúmeros comentários de outros clientes nas reclamações...

Posto esta situação liguei várias vezes para o serviço da Meo. Não consigo dizer com precisão a data mas estará certamente tudo registado na Meo. A resposta foi sempre a mesma, que lamentavam muito mas que não sabiam o que seria.

Também em Novembro recebi a mensagem habitual do pagamento mensal dos 12,90, mas qual não é o meu espanto quando em vez desse valor, nesse mês teria de pagar 13,05! Dirige-me à Meo ao qual me responderam que tinha realizado uma chamada internacional. Ora, nunca realizei tal chamada, mas por serem apenas 15 cêntimos decidi não ligar muito ao assunto.

Em Dezembro a situação da internet mantinha-se... Liguei algumas vezes na qual a solução que me deram foi 15 GB grátis como "prenda de Natal" que serviram para aguentar até meados de janeiro.

Quando esses 15 GB acabaram, decidi ligar novamente para a Meo para resolver (uma vez mais) a situação do consumo de internet. Estive mais de 20 minutos à espera em chamada até que selecionei a opção de ser contactado nas 48 horas seguintes. Para minha desilusão ninguém me atendeu.

No final de Janeiro (dia 27/01) recebo a habitual mensagem de pagamento do tarifário, no qual em vez dos habitual 12,90, o valor a pagar seria de 14,89!! Ou seja, aumentaram-me o tarifário sem sequer me informarem. Foi então que decidi tomar uma decisão e desistir dos serviços da Meo ao fim de mais de uma década como cliente.

Em todas as mensagens mensais eu, como cliente, recebia a seguinte mensagem e passo a citar "A data limite para pagamento da sua fatura foi ultrapassada. Para evitar a penalização de 5 Eur por atraso, pague ainda hoje por MB WAY em https://mymeo.page.link/Pagar ou por MB/homebanking com Ent 21159, Ref 487011066 Valor 12,90. Se não recebermos o pagamento ate 03-03-2021, o seu serviço será suspenso e o contrato terminara automaticamente, 30 dias depois. Em alternativa pode realizar um acordo de pagamento."

Ou seja, caso eu não pagasse, o serviço terminaria automaticamente!! E como era isso que pretendia, foi isso que fiz. Na ingenuidade de querer terminar os meu contrato com a Meo decidi não pagar o mês de Janeiro com o intuito de me o cancelarem a seguir. Achei até, como estávamos em confinamento, uma vez que tudo estaria fechado, seria o procedimento mais rápido...
No dia 4/3, quando constato que as lojas de telecomunicações estariam abertas em pleno confinamento, dirigi-me a uma loja NOS ao qual pedi atenciosamente a portabilidade.

Posteriormente fui contactado pela Meo a perguntar o porquê de ter mudado, no qual compreenderam a situação e até me ofereceram inúmeras vantagens caso quisesse voltar. Assim não o quis por estar extremamente chateado e desapontado com a Meo e decidi seguir em frente, ao qual o operador muito atenciosamente disse que compreendia e pediu desculpas em nome da Meo por toda a situação causada.

Resumindo, até ao início de Janeiro andei a pagar por um serviço ao qual durante os 3 meses anteriores não pude usufruir por um erro da Meo. No entanto, o qual não é o meu espanto quando na semana passada recebo uma email e um SMS da JJActivos no qual alertavam que teria uma dívida na Meo de 66,81 euros...

Peço que esclareçam com a Meo este incómodo e que resolvam a situação o mais rapidamente possível.

Data de ocorrência: 6 de maio 2021
JJActivos
7 de maio 2021
Exmo. Sr. João Marques,

Agradecemos a exposição apresentada com o n.º #59530821, a qual mereceu a nossa melhor atenção e acolhimento.

Informamos que a JJActivos colabora com a MEO - Serviço de Comunicações e Multimédia, S.A. na área de gestão de activos, atuando sob indicações e instruções da mesma, pelo que a exposição foi encaminhada para o seu Credor para análise.

Para qualquer outro esclarecimento, deverá contar-nos através do endereço de e-mail dpo@jjactivos.com, ou demais contactos no site www.jjactivos.com.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Mendes
Compliance
7 de maio 2021
Ficarei a aguardar uma resposta.

João Marques

Estou numa situação bastante semelhante, será que me pode dizer o que aconteceu posteriormente? Obrigado