João Bernardino Construções Ecológicas

João Bernardino Construções Ecológicas - Defeitos de obra

Maria Dias
Maria Dias apresentou a reclamação
5 de setembro 2019

Tendo uma antiga casa de taipa a necessitar de obras profundas, contratei a empresa "João Bernardino Lda", considerada uma referência na área da construção em terra.
As obras foram iniciadas no final de abril de 2017 e prolongaram-se por sete meses. Com exceção da cozinha, a casa original manteve apenas as paredes, tudo o resto (pavimento, cobertura, rebocos, portas e janelas) foi refeito.
Um mês após o fim das obras, os rodapés começaram a descolar-se da parede, partindo o reboco, e surgiram fendas nas paredes interiores e exteriores. Reportei esses problemas à empresa, bem como o facto de os carpinteiros terem montado a porta da sala ao contrário, ou seja, a abrir sobre os degraus que dão acesso à cozinha e deixando visível uma faixa de pavimento de outra cor dentro da sala (fotos em anexo).
Garantiram-me que as reparações seriam feitas até 15 de janeiro de 2018. Não apareceram nem se justificaram. Telefonei ao sr. João Bernardino, que me disse para combinar com o pedreiro responsável pela equipa uma data para se deslocarem ao local. Obviamente, este respondeu que não podia tomar essa decisão sem ordem do patrão.
A partir daí, o sr. João Bernardino nunca mais me atendeu o telefone, nem respondeu às mensagens que lhe enviei. Em outubro de 2018, desloquei-me à sede da empresa para tentar resolver a situação. Foi-me dito que era uma altura muito má para realizarem as reparações, pois estavam com muito trabalho, pelo que teria de esperar mais um tempo. Alguns meses depois, tentei de novo entrar em contacto com o responsável pela empresa, mas sem sucesso. Enviei um último email no início de julho, solicitando o estabelecimento de um prazo para a realização das reparações, mas até hoje não obtive qualquer resposta.
Esta situação arrasta-se há quase dois anos, o que não me parece nem normal nem aceitável.

Data de ocorrência: 5 de setembro 2019