43.8
  • geral@jcs.pt

Joaquim Chaves Saúde - Recusa de colheita de sangue para análises urgentes

Paulo apresentou a reclamação
5 de junho 2020
Apresentei-me na clínica Joaquim Chaves Saúde, sita na rua Luís de Camões, lote 526 - Loja B em Fernão Ferro, no dia 05/06/2020, a fim de ser submetido a colheita de sangue e urina, para realização de análises urgentes, prescritas pela Médica de Família (SNS). Depois de efetuar a inscrição, solicitaram-me o pagamento de 6,80€. Tendo eu pedido o respetivo recibo para o IRS, informaram-me que não emitiriam o recibo, visto que teria de ser a Segurança Social a passar, dado a prescrição dos exames ser eletrónica (sem papel).
Em face do sucedido, decidi não efetuar o pagamento e por conseguinte, recusaram-se a efetuar a recolha de sangue, com o consequente impedimento de realizar as análises. Não obstante eu ter alertado que as análises tinham carácter de urgência.
Tentei chamar a GNR de Fernão Ferro para tomar conta da ocorrência, mas o número de telefone reportou sempre um sinal de erro e nunca atenderam. Acabei por efetuar uma reclamação no livro de reclamações e vir-me embora. Amanhã terei de ir fazer as análises a noutra clínica, fora da minha localidade.
Data de ocorrência: 5 de junho 2020
7 de junho 2020
Tomámos conhecimento, através do Portal da Queixa de uma manifestação de desagrado de sua parte. Informamos que a Joaquim Chaves Saúde responde a reclamações que lhe sejam diretamente apresentadas, ou através dos canais legais existentes para o fazer, nomeadamente os disponibilizados pela Entidade Reguladora da Saúde.

Para o efeito poderá utilizar o nosso endereço de email geral: geral@jcs.pt

Como os melhores cumprimentos

Fausto Águia
Diretor Qualidade
10 de junho 2020
A resposta da Joaquim Chaves Saúde é, no mínimo, estranha. Pois a minha Esposa há cerca de 3(três) semanas que enviou um pedido de esclarecimento (abaixo transcrito) para o contacto que é indicado pela Joaquim Chaves Saúde e até à presente data, não obteve nenhuma resposta!!
Todavia, pode a Joaquim Chaves Saúde ficar ciente que farei chegar esta reclamação a todas as entidades competentes, de modo a que seja obrigada a cumprir a Lei de Portugal e da Europa, mormente no que concerne ao dever de ser emitido comprovativo de pagamento pela entidade recebedora. Como aliás, acontece com todas as outras clínicas e demais instituições similares.

"Fwd: recibo de pagamento

Lurdes Sm
29/05/2020, 19:21 (há 12 dias)
para geral, resultados, mim

Exmos Srs.

No seguimento do meu e-mail enviado no passado dia 22 de Maio, e para o qual não obtive qualquer resposta, reitero o meu pedido mais uma vez.

Sem outro assunto de momento, apresento

Melhores Cumprimentos
Maria de Lurdes...

Início da mensagem reencaminhada:

De: Lurdes Sm
Data: 22 de maio de 2020, 20:24:55 WEST
Para: "Dr. Joaquim Chaves, Laboratorio Analises Clinicas" <resultados@jcs.pt>
Assunto: Re: Envio de Resultados/recibo

Exmos Srs.

No seguimento das análises efectuadas no passado dia 11/5/2020 , venho por este meio solicitar o envio do recibo no valor pago de €4,05 (quatro euros e cinco cêntimos) que não me foi dado no dia em que foi feita a colheita.
Hoje dia 22/5/2020 desloquei-me ao posto de Fernão Ferro, propositadamente para solicitar o recibo e a funcionária da recepção, disse que não tinha como emitir o recibo, porque as análises tinham sido pedidas pela via sem papel.
Algo não está bem nesta informação, porque o meu pagamento foi feito ao prestador de serviços Dr. Joaquim Chaves, em Fernão Ferro e não ao SNS, como a funcionária me transmitiu.

Antecipadamente grata pela resolução dada ao assunto

Melhores Cumprimentos "
13 de novembro 2020
A Justificação dada pela Joaquim Chaves Saúde não colhe e não vale o argumento com um eventual apego à legalidade. Tanto mais que fui a outra instituição, onde efetuei as análises, que não teve nenhum problema em emitir a fatura e recibo da importância que paguei, como podem verificar pela cópia da fatura que junto.

Por tudo isto, continuo convicto que a Joaquim Chaves Saúde, neste contexto, presta um mau serviço à comunidade.
Mais do que ter razão é importante ter critério
15 de dezembro 2020
Convinha saber se a Joaquim Chaves pondera alterar o seu comportamento, mormente, na emissão de faturas/recibos dos valores que recebe dos utentes?
Paulo avaliou a marca
28 de março 2022

a situação não foi resolvida. Tive que me deslocar a outra instituição, nomeadamente a Clinica CUF Almada