1.5

JobLeads - Anulação de valor a pagar e coima

Renata Baptista
Renata Baptista apresentou a reclamação
29 de janeiro 2022
Venho por este meio apresentar uma queixa do site de recrutamento chamado Jobleads GmbH, pode ser encontrado em www.jobleads.pt. Pelo que agora verifico existem inúmeras pessoas a reclamar desta empresa e da forma pouco correta como ela atua.
Contratei o serviço de 6 meses para testar a plataforma de recrutamento, que o que faz é integrar vagas/posições de outros sites e muitos deles já nem sequer estão válidos.
No dia 14/01/2022 recebi um mail de uma empresa de cobranças, subcontratada, a solicitar pagamento no valor de 171,05€ (EUR 131,94 + taxas). Após ter recebido este mail entrei em contacto com o suporte da empresa a solicitar esclarecimento. Após algumas trocas de email onde referem que a informação está toda no site, referem que como não respondi a nenhuma das notificações automáticas sobre este pagamento pendente, este processo foi encaminhado à agência de cobrança. Dizem-me para aguardar o contato deles e que infelizmente não podem tomar nenhuma providência neste caso.
Solicitei que me fizessem o reencaminhamento dos email que dizem terem enviado a avisar e até ao momento não recebi mais nenhuma informação.
Dizem-me para aguardar o contacto da empresa de cobrança, mas que contacto? Já fui contactada a solicitar o pagamento dentro de 14 dias. A empresa JobLeads é que deveria entrar em contacto com o seu fornecedor de serviço e tentar esclarecer o assunto. Como é que referem que neste caso já não podem tomar nenhuma providencia?

Exponho o seguinte:
1º A informação no email de Boas Vindas Adesão Premium não é devidamente clara, pois refere que o valor promocional é 3,99€ durante os 6 meses de adesão e que nos meses seguintes seria 21,99€ por mês. Não refere que a renovação é automática e que irei ficar a pagar este valor a seguir ao término dos 6 meses. A minha interpretação é de que este valor a pagar seria caso entendesse renovar o serviço.
2º Não era minha vontade renovar o contrato e como não recebi qualquer notificação de alerta/aviso de pagamento, por email, pensei que o serviço teria terminado.
3º Não entro na plataforma nem usufruo dos serviços há vários meses, como a JobLeads poderá comprovar pelos logons que tenho na plataforma, pois considerei que a plataforma não era uma mais-valia.
4º Não recebi email da JobLeads, a referir que o serviço de 6 meses estava a terminar e que iria ser renovado por um novo período. Esta informação permitir-me-ia aperceber de que o contrato estava a ser renovado.
5º Apesar da informação de renovação automática estar escrita no site, este tipo de serviço não satisfaz o cliente. Um serviço de adesão online deve gerar a máxima confiança e satisfazer o cliente, a informação deve ser exposta e enviada de forma clara ao cliente e não apenas estar escrita no site.

O que solicito é a anulação deste pagamento pois não fui notificada como referem. Relativamente a este assunto, o único email que recebi foi o de dia 14/01/2002 da empresa de cobrança.
Quando um cliente não efetua o pagamento dentro do prazo de pagamento previsto deve ser notificado por várias formas (email, carta escrita etc...), antes que se iniciei um processo de cobrança coerciva. Eu não fui notificada!
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2022
Renata Baptista
14 de março 2022
Após alguma trocas de emails, onde perguntei qual foi a via que utilizaram para me notificar e onde é que estão os dados/informação para que pudesse proceder ao novo pagamento, o suporte JobLeads refere terem sido enviados emails de notificação de pagamento, solicitei que me reencaminhassem (forward) os emails de notificação de pagamento mas nunca o fizeram.
Limitaram-se a referir que a informação estava toda na página.

A empresa JobLeads enviou o processo para a agencia de cobrança com que trabalham sem entrarem em contacto comigo, o que significa que além de exigirem o pagamento da renovação do serviço (que eu não pretendia) ainda acresce um conjunto de taxas a pagar, alegando a não resposta ás suas notificações automáticas sobre o pagamento pendente. Nunca recebi nenhuma notificação a solicitar pagamento, apenas recebi o da agencia para pagamento coercivo.
Sugiro não aderirem ao serviço JobLeads, até porque não acresce qualquer tipo de valor. Nunca tive nenhum processo recrutamento que tivesse vindo de alguma informação útil a que tivesse acedido. São um agregador de anúncios e muitas vezes nem atualizado está!
As campanhas promocionais que oferecem são um logro.