Terramoto de Ideias, Unipessoal Lda

Jogo Digital - Publicidade enganosa

Luís Filipe Lopes do Nascimento
Luís Nascimento apresentou a reclamação
25 de setembro 2017

No dia 14/9, efectuei a pré-compra do jogo FIFA 18, no site jogodigital.com, em que na altura da compra tinha para além da opção de receber o jogo só no dia do lançamento, mais duas opções. Uma em que se podia contar com o mesmo um dia antes (tinha um valor associado que não me lembro, nem quero estar a inventar) e a outra em que o mesmo viria três dias antes (novamente com outro valor um pouco maior, mas que não tenho a certeza de qual em concreto). No dia 21/9, recebo um e-mail com o titulo "A SUA ENCOMENDA CHEGOU MAIS CEDO" referente aos dados do jogo.

Chego a casa e faço prontamente o download do jogo. Quando me deparo com o primeiro problema, aquilo eram só os dados de download, para o jogo teria de esperar de qualquer maneira. Fiquei um pouco desiludido, pois o titulo do e-mail parecia que eu poderia jogar o jogo no imediato.

No entanto o que me chama a atenção é o facto de la ter um "countdown" para o jogo estar disponível com a indicação de 7 dias, ou seja, dia 29/9. Quando eu tinha pago para ter 3 dias antes, 25/9.

No meu primeiro contacto com eles, é me dito que não tinha acesso ao jogo pois não tinha sido lançado ainda. Chega dia 25/9 e jogo ainda nada, e com a indicação que só estaria disponível dentro de 3 dias. É aí que volto a contactar com eles e dão a mesma resposta. Quando menciono então que tinha pago para ter o jogo dias antes, é me dito o seguinte "Os dados estão disponíveis. mas digitalmente o jogo não foi lançado, logo espero que compreenda que ainda ninguém tem acesso ao mesmo." Ou seja, nunca houve jogo antes do tempo, mas simplesmente os DADOS do mesmo. Só mesmo para nós ficarmos a olhar para eles. Quando menciono agora, que qual seria a vantagem de ter os DADOS, sem o JOGO, é me dito o seguinte. "Prometemos enviar antes de todos os outros (até 5 dias ) aos que pagaram a taxa e cumprimos.
Quem não pagou, vai receber muito provavelmente depois do lançamento.

O lançamento é dia 29." Resposta de uma ignorância intelectual sem limites. Noto alguns pontos:
1º "Prometemos enviar antes de todos os outros" que todos os outros, pois existe muitos sítios que se poderia fazer a pré-reserva e com a garantia que no dia do lançamento entregariam o jogo, inclusive em lojas físicas.
2º "Quem não pagou, vai receber muito provavelmente depois do lançamento.
Não podemos garantir que se joga antes, porque não somos os fabricantes do jogo." Mas se o assim é, então porque é que existiam duas opções? Porque pela lógica destes senhores (as), se eu tivesse comprado a opção de um dia antes, teria os DADOS um dia antes do jogo, que seria antes do lançamento e jogaria exactamente no mesmo dia que a pessoa que comprou 3 dias antes, mas que pagou mais.

Por isso, a todos que lerem esta reclamação, isto tem um nome PUBLICIDADE ENGANOSA. Alias, vários nomes, FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL. Por mais desculpas e com a aquela resposta feita e ignorante de, mas nós mandámos os DADOS, ou não decidimos, porque não somos os fabricantes, isto é PUBLICIDADE ENGANOSA, porque em nenhum lado me disseram que seriam apenas os dados do jogo. E como ja lhes disse num e-mail que lhes mandei é que sempre fui com "vendedor" desta empresa e neste momento acabou, nem bom "vendedor", nem comprador.

Data de ocorrência: 25 de setembro 2017
Jogo Digital
Olá Luís,

Entendemos a frustração.
Não somos mentirosos nem enganadores.

Prometemos enviar os dados mais cedo, e foi o que fizemos.

São enganadores, sim!

Porque só agora vocês se referem a DADOS e nunca antes tinham dito que era só isso que iriam mandar.

"Ninguém pode dar acesso antecipado aos jogos, para além das próprias editoras, como é óbvio. Senão em vez de 5 dias mais cedo teríamos dado acesso 1 mês mais cedo, e toda a gente nos comprava porque éramos especiais." Mais uma resposta sem qualquer sentido. Eu sei lá se vocês não teriam algum acordo, não seriam os primeiros, nem os únicos. E porque estávamos a falar de três dias e não de um mês. Com uma diferença de três dias, não seria assim algo tão estranho. E sim são enganadores, porque tal como referi em cima, vocês tinham duas opções, uma para um dia antes e outra para três dias. E como disse pela vossa lógica é completamente igual comprar com três ou um dia de antecedência, visto que só poderemos jogar no dia do lançamento.

Jogo Digital
5 de outubro 2017
Olá Luís,

Podemos ajudar em algo mais?

Caso contrário solicitamos que dÊ um encerramento a este caso.
5 de outubro 2017
Sim, Podem devolver o dinheiro que paguei para "ter" o jogo três dias antes.

Luís Filipe Lopes do Nascimento
Luís Nascimento avaliou a marca
1 de maio 2020

Não foram correctos e continuo sem concordar