Joom
Joom Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Porquê o reembolso demora?

Para entender porque o reembolso demora tanto enquanto o pagamento é feito de forma quase instantânea, é preciso em primeiro lugar entender como funciona um pagamento por cartão.

Quando você efetua um pagamento com o seu cartão, o dinheiro não está a ser retirado de sua conta instantaneamente, isso é uma ilusão. O que na verdade acontece é uma série de promessas entre as várias instituições financeiras, onde uma diz à outra “As informações deste cartão parecem corretas, então prometo que pagarei esse dinheiro em breve”.

A transferência real do dinheiro é um processo muito mais complicado que demora vários dias e envolve pelo menos 3 instituições financeiras diferentes: o seu banco, a operadora do cartão e o banco de aquisição do vendedor. Essas transferências geralmente são feitas em lotes, passam por diversas verificações de segurança e têm taxas a serem pagas à próxima instituição na sequência.

Quando o reembolso é feito, o caminho é o mesmo: o vendedor inicia o reembolso, o banco de aquisição recebe a solicitação e faz a transferência de volta para a operadora do cartão e essa por sua vez faz a transferência para o banco do comprador.

Se o caminho é o mesmo, porquê demora tanto para o reembolso aparecer no seu cartão?

Porque quando se trata de reembolso, essas instituições não fazem apenas promessas umas às outras nem se cria a ilusão de velocidade para o comprador. A maioria dessas instituições financeiras espera até que os fundos sejam recebidos para então transferi-los de volta para a próxima na fila. Além disso, os reembolsos são verificados com mais cuidado pois podem ser usados para fins ilegais.

Surpreendentemente, o banco de aquisição e a rede de cartão de crédito costumam ser os mais rápidos para processar essas operações, uma vez que já processam dezenas de milhares de operações similares diariamente. A entidade mais frequentemente responsável por atrasos no reembolso são os bancos emissores dos cartões.

E como sabemos disso?

Porque na maioria dos casos nós recebemos o ARN poucos dias após o reembolso ter sido iniciado em nosso sistema. O ARN, ”Acquirer Reference Number”, é o número que identifica a operação desde o vendedor até o emissor do cartão. Quando o ARN é emitido pelo banco de aquisição com um status “bem-sucedido”, significa que o valor já foi transferido para o banco emissor do cartão. Esse é o código que enviamos quando os clientes solicitam mais informações de reembolsos atrasados.

Isso mesmo, normalmente o principal responsável pelo reembolso não aparecer na sua conta é o seu próprio banco. Os bancos muitas vezes recebem os reembolsos em lotes e processam as operações com baixa prioridade, levando muitos dias até o valor aparecer em sua conta. Por isso, se você ainda não recebeu seu reembolso, entre em contacto connosco e enviaremos o ARN para que você possa reclamar em seu banco e receber seu reembolso o quanto antes.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Joom.