13.2
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Atendimento

Abel Vieira
Abel Vieira apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2017

Sou proprietário de um KIA RIO adquirido no concessionário da KIA (JOP no Porto) o carro é de 30-11-2016, no dia 02-02-2017 fui verificar os níveis de óleo e de água que estavam abaixo de meio, como o carro e novo pensei que era normal.
No dia 08-02-2017 pelas 17:10 ao ir buscar as minhas à escola andei cerca de 9km com o carro de casa à escola,ao estacionar reparei que saia um fumo branco do capo, o carro não deu nenhum aviso sonoro nem visual no computador de bordo bem como o manómetro da temperatura estava nos 90º, quando abri o capo o carro estava a fumegar por todo o lado com o nível da água do radiador abaixo do mínimo sendo que nem no chão nem à volta tinha qualquer marca de estar a perder água, após ter arrefecido a espera do reboque.
contactei de imediato a Europ Assistence e o carro foi levado para a oficina da JOP.
Hoje dia 09-02-2017 sou contactado pela JOP onde fui informado que o problema é no condensador e que deve ter sido uma pedra que furou (acham eles) o mesmo e que por isso é da minha responsabilidade a reparação sendo me imputado um custo de 690€, não concordo com esta situação mas como necessito do carro visto que trabalho no INEM e necessito de me deslocar para o meu posto de trabalho, bem como para transportar as minhas filhas para a escola.
A escola das minhas filhas dista de minha casa cerca de 9km.
Não posso estar sem veiculo e por isso concordei com a reparação, mas não concordo com esta situação
primeiro porque é um veiculo novo com 2 meses e que tem garantia de 7 anos, depois os percursos que faço são dentro da cidade e a baixa velocidade como poderão confirmar no computador de bordo, para uma pedra furar o condensador teria de ser grande e deslocar se a uma velocidade relativamente alta acho eu? Senão tenho de trocar de condensador de dois em dois meses???
O para choques e a grelha frontal não têm qualquer marca, confrontei também o responsável que falou comigo hoje na JOP com a situação dos nível do óleo e o mesmo disse que estava tudo bem e que não tinham mexido em nada mostrando me o nível do óleo quase no máximo, e respondendo-me que tive pouca sorte com o carro.
Eu não tenho de ser responsabilizado por algum defeito que a peça apresente e muito menos tenho de ser tratado da forma que fui hoje na JOP sou cliente pago não têm de fazer nenhum tipo de comentário menos próprio com esta situação, estou a ponderar mudar de concessionário porque
perdi toda a confiança que tinha na JOP e na KIA, antes de ter KIA tive mais de 15 anos carros PEUGEOT e nunca fui tratado
assim na GAMOBAR sempre assumiram as suas responsabilidades como eu as minhas.
Verifiquei o preço do condensador na página da kia peças na Internet e tem informação
que o mesmo custa 153.90€ + IVA como pode ser possível eu ir pagar 690€.
Agradeço resposta rápida pois estou a ser lesado de forma pessoal e profissional.

Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2017