13.2
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Cancelamento encomenda veículo

Francisco
Francisco apresentou a reclamação
17 de outubro 2022
Em dezembro de 2021, celebrei um contrato para a compra de um Kia ev6 gt-line, no concessionário JOP Porto, com entrega prevista para Maio de 2022.

Prazo não foi comprido, após eu contactar vendedor, fiquei a saber que tinham problemas nas entregas (apesar de uma colega ter recebido o dela dentro do prazo - foram comprados na mesma altura).
Em junho de 2022, agendou uma reunião com responsável pelo concessionário e um representante da Kia Portugal, por não terem previsão entrega. Sugeriram a troca por um versão intermédia entre o Air e Gt-line, a qual não aceitei por não estar de acordo com as características pretendidas - Teto abrir... Algo que já tinha sido proposto anteriormente. Ou continuava a aguardar, a encomenda original mantinha-se, era a que estava resistada na Kia, que o preço de aquisição de mantinha, frisando que a Kia era a única marca a fazê-lo (dando exemplos de marcas do grupo JOP que tal não acontecia).
Passados mais 4 meses sem ter qualquer contacto resolvo contactar o vendedor. Sou confrontado novamente com a ausência de previsão de entrega, e que tinham recebido instruções Kia Portugal que não poderiam manter o preço de aquisição! Dizendo que a encomenda estava cancelada para passar pelo concessionário para levantar o sinal do mesmo, se quisesse poderia fazer uma nova encomenda com o novo preço!
Questionei: isso é o oposto do que sempre disseram, estão a dizer isso quase 1 ano após a encomenda... Refere que sou o caso pioneiro! Pergunto então se posso ir buscar o meu sinal em dobro já que não compriram o contrato? Diz-me que para o dobro não sabia, tinha que falar com os seus superiores.... Passaram 10 dias desde último contacto (da minha parte - como sempre)!
Estamos neste ponto
Data de ocorrência: 17 de outubro 2022