13.2
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Má resolução de avarias em garantia

José Costa
José Costa apresentou a reclamação
17 de junho 2019

Boa tarde.
Sou proprietário de uma viatura de marca Kia Ceed 1400cc 90 cv do ano 2012 com 67000km
Em meados de Janeiro de 2019, dirigi-me á empresa JOP porque o meu carro começo a fazer muito ruido no volante em piso irregular. O responsável que testa os carros fui fazer um teste e marcaram para ser reparado em garantia.

Foi efetuada a reparação que demorou uma semema. Passados uns dias voltei de nove á JOP porque a batida percistia, e perguntei o que tinham feito na reparação. foi me dito que tinha levado caixa de direção . passados uns dias avisei que o barulho continuava. e voltaram a marcar nova reparação

Alertei também para o facto de o carro fazer muito fumo branco. Passados uns dias fui avisado que iria levar velas novas, bem como uns casquilhos da direção.
Tive de aguardar então mais uns dias.

Quando me ligaram para levantar o carro, mal sai da porta da oficina andei 50 metros e parei para fazer um telefonema. Desliguei o carro, e quendo voltei a dar á chave o motor do carro começou a trabalhar de forma incorreta, termia muito, toda a estrutuda do carro, e o motor estava inrregular.

Voltei novamente para a oficina. o responsável veio ter comigo e pode comprovar comigo que havia algo de inrregular no trabalhar do carro, repito, TREMIA POR TODO O LADO.
Levou novamente o carro para a oficia e passados menos de 10 minutos estava de volta.
Disse que tinha feito uma atualizacão de software.....Rápido demais acho eu..!!!
O meu carro a partir deste dia nunca mais foi o mesmo.

Vim novamente embora. Nessa viagem até casa reparei que para além do ruido de direção o carro não estava a responder corretamente e os valores de consumo subiam substancialmente.
No dia seguinte quando rodei a chave, o fumo branco continuava. Fiz 15km parei o carro e voltei a ligar passados 15 minutos e mais uma vez o motor começou todo a tremer tanto, que até a gaveta do porta luvas batia. Liguei para a JOP para saber o que fazer. Foi novamente agendada para reparação.
Antes de o lá deixar por curiosidade reparei que por baixo da tampa do motor
havia algo errado uma vez que estava tudo húmido. No dia ma marcação o responsável máximo da oficina foi dar uma volta comigo, mas como o carro nem sempre treme o motor, naquele dia nada aconteceu. disse me que estava tudo ótimo com o carro. Alertei para os consumos altos ( entre os 7 e 9 litros ).
Levaram o carro para testes no computador, e voltaram com a informação que estava tudo dentro da normalidade. Perguntei se aquela humidade debaixo da tampa era normal???
Fui informado que era condensação. ( Confesso que fiquei admirado com a resposta) mas tudo bem, eles é que são os técnicos.
Vim novamente para casa com o carro na mesma.

Passados uns dias recebo uma chamada da JOP para lá levar o carro para verem o tal fumo branco.
Alertei então MAIS UMA VEZ para o motor instável e o bater da direção.

Alertei e relembrei que o motor passou a ter estes comportamentos depois de terem trocado as velas.
Mais uma vez ( porque já o tinha feito das outras vezes) levei comigo fotos e vídeos a comprovar as minhas reclamações.
Passados 6 dias ligam a informar que o carro iria levar 3 injetores que estavam a perder gasóleo.

Fui então levantar o carro passados mais 4 dias.
Naquele dia pensei que já estaria tudo resolvido. Mal pisei paralelo, lá estava o volante a bater como habitual, os consumos continuavam muito elevados. mas o motor

não vibrava. No dia seguinte fiz 17km, parei e 20 minutos depois…….Lá estava o motor
todo a tremer. TUDO IGUAL
comecei a notar também que algo de errado estava com a parte elétrica ( que estava ok até um dia antes) O carro não abria com comando com nenhuma
das chaves. Quando aberto pela fechadura, passava a funcionar. Na auto estrada quando já eu ia com a 6* velocidade começava a aparecer a informação para engrenar a 4 e depois a 5 e voltava a 4 e depois a 6....
os vidros nem sempre respondiam, para além do relantin continuar inserto depois de algumas viagens.
Enviei email para a JOP. No dia seguinte um responsável foi tentar testar o carro, alertei para que o sintoma só acontece ás vezes.

Quando estávamos parados para testar o relantin o carro trancou se sozinho. O senhor ficou a olhar para mim…. eu alertei que desde a mudança da velas e carro tem tido comportamentos anómalos. Voltei a referir o ruído de direção o motor instável e agora os problemas elétricos.

Fio então que recebi a informação do seguinte, passo a citar.
" ouvi dizer que o senhor nem faz aqui as revisões"...
fiquei sem palavras. depois eu perguntei.

Não será um erro de Centralina ou de algo elétrico ?? resposta:
" estas Centralina não guardam em memoria os erros, logo é complicado detetar as avarias"

Perguntei o que iria ser feito. resposta
"nada"

..." o melhor é o senhor ir á oficina onde comprou o carro, não diga que já esteve aqui, pode ser que eles consigam resolver"...!!!!

A minha indignação leva me a pensar se será normal este tipo de ( PASSAR A BATATA PARA OUTRO)
..Relembro que todos estes problemas surgiram depois de serem trocadas as velas e os injetores.
na JOP Porto.

O carro tem garantia e pode ser reparado em qualquer oficina autorizada......pensava eu

Neste momento o carro continua com os mesmos sintomas de motor e elétricos.
É de lamentar esta falta de resposta a um problema de um carro com a garantia válida. Problemas que foram aparecendo a cada nova intervenção na JOP.

Tenho fotos e vídeos que confirmam esta minha reclamação.

Data de ocorrência: 17 de junho 2019