13.2
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Serviços (mal) prestados

Pedro Monteiro
Pedro Monteiro apresentou a reclamação
24 de julho 2017

No passado dia 18 de Julho levei o meu carro, um Kia Sportage, á revisão, no concessionário JOP Porto, na Rua Delfim Ferreira (zona Industrial do Porto), que tinha previamente marcada na semana anterior. Supostamente, seria a revisão dos 5 anos ou 75.000 Kms. No final do dia, ligaram-se a informar que a viatura estava pronta para ser entregue. Dirigi-me então ao referido concessionário, deparando-me com os seguintes pontos, que me levam a fazer a presente exposição:
1º Após o pagamento, a factura tinha um item Outros. O valor era algo elevado pelo que solicitei esclarecimentos. Explicaram que tinha a ver com peças não sólidas (óleo, liquido dos vidros, etc.). Não entendo como e porquê não pode estar discriminado e estar numa rubrica Outros;
2º Quando me levam ao carro, dei uma volta ao mesmo, deparando-me com vários riscos e falhas de tinta, na porta dianteira do lado direito. Questionei o funcionário que me estava a atender, tendo sido o próprio a verificar e até a tirar um pouco de tinta que estava no fim de um risco, evidenciando que teria sido recente.
Vendo que realmente algo não estava bem, chamou o responsável do concessionário. Quando chegou ao local, e após uma breve observação, de imediato disse que aquilo não era recente. Não foi feito ali. De certeza absoluta. Após vários minutos a dizer o mesmo, a rir da situação, a conversa só terminou quando questionei se não acreditava na palavra do funcionário que viu e até tirou um pouco de tinta. No final, disse que assumia e que pintaria a porta, caso eu estivesse interessado.
3º A factura. Para além do já mencionado, estranhei o valor. Chegado a casa, e com mais tempo, verifiquei que procederam á revisão dos 4 anos ou 60.000 Kms, quando o carro tem 5 anos (e neste caso tem apenas 56.000 Kms). Ou seja, voltaram a fazer a revisão que haviam feito em 2016, exactamente igual. Comparei as facturas de 2016 e a de agora (2017) e eram exactamente iguais. As mesmas peças, os mesmos serviços. Apenas os valores mudaram. Normal, mais um ano, um pouco mais caros.
Não foram sequer verificar o histórico do carro, o tempo do carro. Apenas fizeram a revisão que acharam e cobraram ao cliente.
Convém referir que assumiram o erro, e que me ressarciram dos valores cobrados.
Faço esta exposição para que erros deste não voltem a ser cometidos. O facto é que fiquei com o carro com riscos e falta de tinta e os valores pagos pela revisão, ainda que tenha já devolvido o valor pago a mais, estiveram por alguns dias na conta do concessionário.

Melhores cumprimentos
Pedro Monteiro