Auchan
  • info@auchan.pt

Auchan - Experiência surreal em suposto contrato

Fernanda Paula Gomes Marques
Fernanda Marques apresentou a reclamação
24 de setembro 2022 (editada a 12 de outubro 2022)
Loja de Alfragide: Após responder a um anúncio de emprego na Auchan para operadora de caixa, fui a duas entrevistas "relâmpago" feitas por elementos dos Recursos Humanos (pressionados para recrutar pessoas no mais curto prazo de tempo), e no dia 09.09.2022, sem ter assinado qualquer contrato, fui direcionada por apenas 3h para junto de uma das operadoras de caixa, a título de "formação", sob um calor insuportável e a ouvir o desfilar de queixas sobre a pressão a que são sujeitas as pessoas que ali trabalham, incluindo a impossibilidade prática de gozar as pausas necessárias para comer ou ir ao wc. Após essas 3h, percebi não ter perfil para realizar a função e contactei de imediato um dos RH a dar conta da minha decisão de não continuar e a agradecer o tempo disponibilizado. Pois foi em vão! Consideraram essas 3h como relação laboral efetiva, e consideraram "Denúncia do contrato de trabalho no período experimental" por iniciativa do trabalhador, expresso no MOD. RP5044 para a SS que me entregaram, cortando-me o acesso ao subsídio de desemprego ao qual eu tinha direito por via de anterior e recente despedimento coletivo (no meu emprego anterior). Entregaram-me também um Certificado de Trabalho de 09.09.2022 a 09.09.2022 (?!!), uma Cessação para Segurança Social, e no dia 22.09.2022 fizeram um "Pagamento de Vencimento" de 14,77€, ao qual eu tinha desde o primeiro dia renunciado em email que lhes enviei, montante esse que decidi devolver à Auchan. Em suma, uma situação do mais surreal que se possa imaginar, onde agiram de má-fé em todos os momentos do processo, só mesmo para me prejudicar! Trabalhar nesta empresa, só mesmo em último caso, e é de evitar a todo o custo! E ainda se autoproclamam como empresa com Responsabilidade Social! Deve ser anedota! Auchan nunca mais, nem mesmo como cliente!
Data de ocorrência: 9 de setembro 2022
Fernanda Marques
12 de outubro 2022
Para a situação ficar resolvida e eu ter acesso a subsídio de desemprego (por via de despedimento coletivo do meu ex-empregador com data de 05.09.2022) será necessário que a Auchan anule as comunicações que fez à Segurança Social, nos dias 09.09.2022 e 15.09.2022, as quais, por darem como motivo de cessação de contrato "Denúncia de contrato de trabalho em período experimental por iniciativa do trabalhador", me cortam o acesso não só ao subsídio de desemprego, como a qualquer apoio social. E tudo isto quando estive apenas cerca de 3h30m na Auchan no dia 9 de Setembro! É surreal e só não é resolvido se existir má vontade e intrasigência injustificadas nesse sentido!
Fernanda Paula Gomes Marques
Fernanda Marques avaliou a marca
12 de setembro 2023

Péssima. Não aconselho a ninguém lá trabalhar!