Auchan

Bruno J M Carvalho
Bruno Carvalho apresentou a reclamação
25 de agosto 2019

Exmos sr.s,
No passado dia 21/5/2019 comprei um portátil com a factura FT J0809001/27811 e no dia 30/5/2019 fui reclamar ao balcão pós-venda anomalias com a placa gráfica, teclado e touchpad, descritas na ordem de reparação nº 11566038. Informaram-me ser má configuração ou ajustes no sistema e nesse mesmo dia e no local um funcionário vosso fez esses ajustes e configurações. "melhorou" temporariamente e 2 semanas após, as anomalias voltaram e foram agravando até que no dia 7/8/2019 fui novamente reclamar na ordem de reparação nº 12137038 pois algumas teclas já não funcionavam literalmente, o Bluetooth desinstalava automáticamente, o touchpad funcionava mal, alguns videos não eram reproduzidos, imagens sobrepunham-se e o ecrân desligava-se por segundos na reprodução de vídeos. No dia 19/8/2019 fui reclamar a má resolução da situação do dia 30/5/2019 e solicitei o livro de reclamações, preenchendo a página 23085086. No dia 23/8/2019 o Jumbo entrou em contacto comigo a dizer que o produto já estava disponível para levantamento. Fui buscar o portátil que esteve em reparação na empresa CPC Companhia Portuguesa de Computadores, com a referência SRMA20190802861. Foi-me dito que o portátil fora formatado e ter sido instalado o sistema operativo original conforme descrito no relatório da reparação. Nesse momento e na presença da funcionária do Jumbo (*), reparei que o portátil estava riscado significativamente na tampa inferior e no interior deste. Danos causados durante a reparação. Solicitei o livro de reclamações e preenchi a página 23085090. A funcionária registou em fotografia os danos visíveis e enviou e-mail à CPC. Ainda assim trouxe o portátil comigo e quando cheguei a casa e comecei a configurar o portátil reparei que o meu ambiente de trabalho tinha a minha imagem pessoal e a fotografia do administrador era a minha embora todos os meus documentos e pastas já não estavam no disco duro. Se tivesse sido formatado e instalado o sistema operativo original, como descrito no documento da CPC, tudo teria sido apagado. O disco também tinha 33.6G de memória ocupada e quando o comprei inicialmente nem metade disto estava ocupado. Nos primeiros momentos que começo a utilizar o portátil após as configurações mínimas, a imagem (placa gráfica) apresentou novamente erro e o portátil bloqueou. Tenho fotos e cópias de documentos que comprovam toda esta situação.
O portátil não está capaz de ser utilizado bem como foi danificado durante a vossa responsabilidade o que representa uma significativa desvalorização deste, pelo que exijo a substituição do mesmo.
Sinto-me extremamente lesado e prejudicado praticamente desde o início da compra.
Refiro por fim que esta é a minha 3ª reclamação neste portal.
A 1ª com o nº 28620019 e a 2ª com o nº 30679719
Esta situação arrasta-se há meses e está ainda por resolver...

Data de ocorrência: 25 de agosto 2019
Auchan
26 de agosto 2019
Tomámos conhecimento da sua questão e informamos que com a maior brevidade, será contactado pelos nossos serviços.
Obrigado
Jumbo
26 de agosto 2019
Já apresentei a minha reclamação à DECO pelo que aguardo instruções.
Reclamei também no site do JUMBO, preenchendo o livro de reclamações virtual.
Irei também apresentar esta situação à LENOVO diretamente no site.
Atentamente,

13 de outubro 2019
O tempo foi passando e como não surgiam soluções, decidi aceitar a proposta de nova reparação, sendo a menos viável a meu ver, considerando que tinha direito à substituição. Como o portátil é de extrema necessidade pessoal e profissional diário, optei pela reclamação. Quando o entreguei para reparar, salientei que o problema deveria ser a motherboard, mas não sendo técnico nem conhecedor por experiência, apenas salientei.
Efectivamente, o problema residia na motherboard e esta foi substituida.
Tenho o portátil à 24h e funciona maravilhosamente.
Quero salientar o facto da DECO, num primeiro esclarecimento, informou-me que eu tinha direito à substituição, 15 dias depois, o fornecedor tinha direito a reparar quantas vezes as necessárias, e quando comunico à DECO que entreguei para reparar face ao exposta acima, responderam com um email a dizer que voltasse com problemas que exigisse a substituição... Em que ficamos???
Bem, está resolvido, embora não tivesse sido atempadamente e da maneira mais viável e prática para mim, um consumidor.
15 de outubro 2019
No passado dia 11 de Outubro fui levantar novamente o equipamento. Foi substituída a motherboard e os plásticos.
Aparentemente tudo funcionava bem, até que no dia 13 de Outubro, numa fracção de segundo a imagem do computador ficou aos quadrados, tal como ficava antes, embora que antes permanecesse assim, sendo ainda anomalia da placa gráfica. Várias vezes a ver vídeos aparece um rectângulo preto no canto inferior esquerdo do ecrã. Não consigo fazer registo de video ou fotográfico pois é muito rápido que isto acontece.
Nesse mesmo dia o Bluetooth deixou de funcionar, embora no gestor de dispositivos ele aparecesse, verifiquei não estar instalado conforme afirmou o gestor de problemas. Tive de desinstalar (curioso...!) e instalar para funcionar novamente após reiniciar o computador. Horas depois aconteceu outra vez e novamente fiz todo o processo. Fiz registo fotográfico de todos os passos
Ontem, dia 14 de Outubro, o touch pad deixou de funcionar e apenas funcionava o rato. Tive de reiniciar o computador para funcionar novamente. Fiz registo de vídeo.
Hoje dia 15 de Outubro, não funciona o rato e funciona o touch pad. Tive de reiniciar o computador. Fiz registo de vídeo.
Falei ontem novamente com a DECO que me sugeriu ir novamente ao Jumbo de Mem Martins e exigir a substituição. Obviamente que eles irão propor nova reparação que não irei aceitar. Deixo também que no mês de Setembro quando falei com o responsável de loja sr Marco Oliveira, aquando a última avaria, ele afirmou que o acordo que têm com a Lenovo é que podem fazer até 3 reparações antes de uma substituição. Embora essa conversa não tivesse sido gravada por mim, ... já foram feitas 3 reparações!
Cada vez que me desloco ao Jumbo de Mem Martins, perco 3 horas em transportes público. Não ter o computador para meu uso pessoal e profissional, significa não ganhar dinheiro pois sou 100% comissionista na minha profissão. Tenho despesas, encargos e responsabilidades.
Assim, não farei mais compras no Jumbo pois surgindo um problema, os prejuízos podem ser significativos, como verifico, constato e vivo essa realidade.
6 de novembro 2019
Dia 14 fui contactado para levantar o computador e tentaram que ficasse com o mesmo, não tendo sido nem substituído nem reparado.
Consultei a DECO e não levantei o equipamento. Continuo a exigir a substituição e sinto que a Auchan me está a empatar na tentativa que eu desista e me resigne a aceitar o computador com as anomalias existentes desde a aquisição, sendo continuamente as mesmas, que, mesmo não sendo técnico ou tendo conhecimentos profissionais, deduzo que os problemas vêm de raiz, de fábrica e só serão ultrapassados com uma substituição do equipamento.
É inadmissível a atitude da Auchan, que apesar dos meus direitos dentro da lei, apesar dos esforços da DECO e da Direcção dos direitos do Consumidor em persuadir a Auchan a proceder à substituição, esta teima em que eu aceite o computador nas condições que se encontra.
Irei levar este assunto aos tribunais, irei continuar mais activamente a reclamar este assunto e de forma mais diversificada.
Espero que este assunto se torne público e que o mesmo tenha conhecimento da atitude vergonhosa da Auchan.
As justificações e explicações são sempre variadas, absurdas e incoerentes.
Não me tomem por otário!!!
Não compro o vosso "peixe estragado"!!!
Vendam a vocês próprios e digam-me se compram!!!