10.3
  • junis@junis.pt

JUNIS - Assistência técnica

Paulo Ricardo Miranda Oliveira
Paulo Oliveira apresentou a reclamação
5 de janeiro 2022 (editada a 6 de janeiro 2022)
No dia 22 de dezembro de 2021 entrei em contacto telefónico com a Junis (na qual se encontra gravada) a solicitar apoio técnico do meu exaustor CATA, no qual a empresa me informou que o técnico iria se deslocar à minha residência com um custo associado, no qual compreendi e aceitei pois queria ver a avaria resolvida.
Ainda nesta chamada e como a possível avaria centrava-se no motor (o que se veio a comprovar), solicitei previamente o valor do motor, no qual o assistente indicou que para orçamentos, haveria o custo da vinda do técnico, mais o valor do orçamento e só após aceitação é que o serviço seria realizado.
Para evitar custos associados e querendo o assunto resolvido, solicitei a possibilidade de enumerar um valor indicativo, sabendo que poderia haver pequenas diferenças, no qual o assistente indicou que o valor do motor rondaria os 70€ a 80€. Achando um valor razoável e contando até que o mesmo poderia ter uma oscilação superior, aceitei a vinda do técnico para realizar a respetiva reparação.

No dia 05 de janeiro de 2022, data acordada para a reparação, o técnico chegou desmontou o equipamento, onde auxiliei o técnico sem qualquer problema e claro não querendo aumentar os custos associados, pois para tal seria cobrada a deslocação do dia 5 de janeiro, nova data, cobrada nova deslocação à nova data e provável aumento de mão de obra pois era necessário a vinda de um colega para auxiliar na desmontagem do equipamento. Contudo, até aqui tudo bem, pois o técnico foi competente, prestável, realizou a substituição e o equipamento ficou a funcionar.

O problema surge na altura do pagamento, onde consta um valor para o motor de 183,20€ + IVA, ou seja + de 2VEZES superior ao indicado por telefone no dia 22 de dezembro de 2021. Agravando o aspeto, surge a arrogância do assistência, pois o técnico com todos os cuidados realizou uma chamada telefónica para esclarecer a situação. Passando-me o telemóvel e falando com o assistente, o mesmo disse-me que eu tinha percebido tudo errado, contudo eu ao enumerar o evidenciado anteriormente, o mesmo confirma que tinha percebido corretamente, mas sempre com a ressalva que os valores podiam alterar e na qual eu até estava à espera, mas nunca por valor superior ao dobro do indicado inicialmente.

Querendo resolver o problema, procurando uma solução para baixar os custos associados do preço do motor, o assistente continuou arrogante, indicando que as únicas soluções que tinha eram as seguintes pagar ou retirar o equipamento pagando a mão de obra ao assistente inicial mais a de remoção. O mesmo nunca procurou uma solução de desconto, realizar uma atenção, nem nada associado.

Como é óbvio, não querendo pagar cerca de 100€ para reparar um equipamento e desmontar o mesmo ficando ainda com a avaria, PAGUEI o valor. No entanto, reclamo e escrevo para que futuros clientes tenham em atenção ao modo de operação da empresa, que só se preocupa em cobrar serviços e informar valores errados para conseguir realizar reparações com indicação que não é caro e no final após reparação apresentam valores muito longe dos indicados inicialmente.
Data de ocorrência: 5 de janeiro 2022
Paulo Oliveira
3 de fevereiro 2022
Para além do sucedido e da má informação enviada, a empresa não se dignou a responder e nem a um pedido desculpas pela má informação e mau atendimento a um cliente.